PARA JOGAR COM OS ALUNOS

Jogo das 4 estações: baixe o tabuleiro, conheça as regras e compartilhe com a turma

Confira uma maneira divertida de trabalhar os meses de chegada do inverno, do verão, da primavera e do outono nos hemisférios Sul e Norte

Ilustração de criança cadeirante olhando para as folhas que caem do céu.
Ilustração: Ana Carolina Oda/NOVA ESCOLA

Criado pela professora Barbara Ribeiro Silva, integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA, o Jogo das Estações é uma excelente opção para promover as reflexões sobre a chegada do inverno com os alunos do 1º ano do Ensino Fundamental e como a estação se apresenta em cada período e em cada região no mundo, inclusive na cidade dos alunos.

Antes de apresentar o Jogo das Estações para as crianças (baixe as regras e o tabuleiro aqui ou ao fim da matéria), é importante que o docente trate da temática com uma abordagem mais geral. Uma ideia é apresentar às crianças quatro fotos de um mesmo lugar, tiradas em períodos distintos: uma foto para cada estação do ano. As fotos podem, inclusive, ser de um local da cidade em que a escola está situada, por exemplo. Feito isso, pergunte as diferenças presentes em cada imagem, destacando a foto que representa o inverno.

Outra opção é apresentar duas fotos tiradas no mês de julho/agosto de lugares distintos: um localizado no Hemisfério Sul e outro, no Norte. Pergunte por que as paisagens são tão diferentes em um mesmo período do ano. Deixe os alunos levantarem hipóteses. Questione-os se o inverno acontece sempre nos mesmos meses em todos os lugares. Pergunte se alguma das duas imagens tem aspectos semelhantes com a cidade em que estão naquele momento (os meses de inverno). Caso não haja semelhanças, peça para eles descreverem como é o inverno na cidade deles.

Após a contextualização, você pode apresentar o jogo aos alunos. As orientações no PDF estão voltadas para o ensino no contexto remoto. A proposta é de que, após explicar como funciona e simular uma jogada através de vídeo ou videochamada, as crianças consigam jogar com seus familiares em suas casas.

Essa atividade pode ser realizada presencialmente com as crianças em sala de aula, se for o caso da sua escola. Você pode encontrar orientações específicas para o formato presencial aqui.

No formato remoto, é possível gravar um vídeo curto, mostrando quais são os materiais para a realização do jogo e fazendo uma breve explicação de como ele funciona. Para facilitar a compreensão, você pode fazer um segundo vídeo, simulando uma ou duas rodadas do jogo, de modo que eles consigam compreender a dinâmica. Você pode ainda preparar uma explicação detalhada, por escrito, para que eles possam consultar quando quiserem.

Baixe o tabuleiro e as regras do jogo no botão abaixo e compartilhe com os alunos:

BAIXE O JOGO