PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade de Ciências: O que ocorre com a Terra no inverno?

Convide os alunos de 3º ano a realizarem um experimento em casa que simula a inclinação e a translação de nosso planeta com materiais simples e adaptáveis

Ilustração de aluno fazendo experimento com lâmpada para simular o sol e um globo terrestre para entender como o dia e a noite funcionam.
Ilustração: Ana Carolina Oda/NOVA ESCOLA

Em Ciências, o ensino do inverno pode ser tratado ao abordar com as crianças as diferenças entre as estações do ano, os movimentos de translação da Terra e a observação da passagem do tempo.

Porém, antes de tudo, é importante lembrar que o inverno no Brasil é bem diferente daquele que aparece no imaginário de muitas crianças, geralmente impactadas por filmes, séries, livros, músicas e obras de arte estrangeiras. Por exemplo: a neve, tão marcante para outros povos, é raríssima por aqui. 

Você, professor, pode preparar os estudantes para a próxima atividade fazendo perguntas de maneira a ajudá-los a desconstruírem o imaginário que têm dessa estação. Pergunte como é o inverno na cidade deles, escolha uma região distinta da sua e pergunte como acham que é a estação naquele local. Depois, você pode apresentar imagens de distintos lugares e mostrar como o inverno pode ser, dependendo da localização da cidade.

A professora de Ciências Elisa Vilalta, professora autora e mentora do Time de Autores de NOVA ESCOLA, explica que, “mesmo algumas cidades não tendo as estações tão fortemente definidas, é possível trabalhar a passagem do tempo a partir do calendário e explicar que as estações estão relacionadas ao movimento do nosso planeta, não apenas à sua rotação em torno do Sol, mas, também, à inclinação de seu eixo”.

Abaixo, apresentamos uma proposta para você, professor, tratar do estudo da translação da Terra, relacioná-lo com as estações do ano e, especialmente, com o inverno.

divisória de atividade

ATIVIDADE: A TERRA AO REDOR DO SOL

Trabalhe as quatro estações com base na inclinação e translação de nosso planeta


Indicado para: Turmas de 3º ano

Materiais: Bolinha de isopor ou papel; lâmpada, vela ou lanterna de celular; palitos ou canudos.

Na BNCC: EF03CI08 - Observar, identificar e registrar os períodos diários (dia e/ou noite) em que o Sol, demais estrelas, Lua e planetas estão visíveis no céu.


PASSO A PASSO

1. Sonde os alunos sobre as estações. Para começar, estimule a turma a refletir sobre o tema, perguntando por que o tempo atmosférico muda, por que há estações mais quentes e mais frias, qual é a estação em estamos neste momento e quais são suas características. Abra espaço para eles se expressarem e levantarem as hipóteses. A partir dessa introdução, você pode começar explicando a diferença entre tempo e clima, o primeiro relacionado a previsões de curto prazo, o segundo aos padrões que podemos observar em um período mais longo.

2. Apresente o experimento. Em seguida, explique que a próxima atividade será a realização de um experimento. Conte para eles que você fez o experimento na sua casa e espera que eles repitam na casa deles. No contexto remoto, o professor poderá gravar um vídeo mostrando como ele realizou a atividade, explicando quais os materiais necessários e, depois, o experimento em si. Siga a orientação no próximo passo para produzir o vídeo. Caso prefira, apresente um vídeo já pronto sobre a temática, como o sugerido abaixo:

3. Criando um modelo de translação da Terra. Para a confecção do material, explique a eles que a proposta é que uma bolinha de isopor seja atravessada por um palito (representando o eixo da Terra) e que os alunos precisarão fazer a movimentação de rotação e translação ao mesmo tempo ao redor de um foco de luz (representando o Sol), como mostra a imagem a seguir:

Vamos experimentar? Ilustração de lâmpada simulando o sol próxima a globos terrestres.
Ilustração: Ana Carolina Oda/NOVA ESCOLA

4. Oriente os alunos para o experimento. Lembre-os de que é necessário apagar as luzes do local. Peça que se posicionem diante da lâmpada (lanterna) e que comecem a circular posicionando a bolinha da forma em que está na imagem mais abaixo. Oriente os estudantes a fazerem a atividade com o auxílio de um familiar, se possível. Em seguida, peça que marquem com um pouquinho de tinta onde a luz está batendo de forma mais direta (a parte mais iluminada). Peça a eles para darem alguns passos para a esquerda, inclinarem o palito para o outro lado e marcar novamente.  E assim sucessivamente, até a bolinha ter quatro marcações diferentes e o aluno completar uma volta ao redor da fonte de luz. 

PONTO DE ATENÇÃO: Sistematize a explicação em um texto para passar aos alunos, de modo que eles possam consultar as orientações a qualquer momento.

5. Adaptação dos materiais. Feito o vídeo, são apresentadas as explicações de como repetir em suas casas, explique às crianças que não é necessário ter os materiais que você utilizou no vídeo: bolinha de isopor, lâmpada e palito de churrasco. Estimule-os a acharem opções para construírem o experimento, perguntando com o que eles podem substituir esses materiais. Algumas sugestões: a bolinha de isopor pode ser adaptada para uma bolinha feita com papel. A lâmpada, por sua vez, pode ser substituída pela lanterna do celular ou uma vela – sempre sob a supervisão de um adulto. Já os palitos podem ser os de churrasco ou qualquer outro tipo de palito. Pode-se, inclusive, usar canudos. Eles são importantes para que a inclinação da Terra fique evidente para o aluno.

6. O que ocorre com o planeta? Oriente-os a observar o que acontece com as diferentes partes do planeta, conforme a bolinha vai se movendo. Caso as aulas aconteçam com o apoio do WhatsApp, estimule que eles gravem um áudio explicando o que observaram. Algumas perguntas podem ser feitas:

- O que aconteceu, terminado o experimento?

- O que representam os pontos pintados na bolinha?

- O calor e a luz do sol são distribuídos de maneiras iguais em todo o planeta?

- O que pode ser concluído sobre a distribuição da luz e do calor do Sol nas diferentes partes do Planeta?

7. Registrando o experimento. Você pode pedir para eles gravarem um vídeo curto, com o apoio de um familiar, demonstrando o experimento feito em casa. Caso possível, peça que tirem uma foto pelo celular dos pais ou responsáveis juntamente com um áudio falando como foi o processo de confecção do material e as observações feitas a partir da atividade em casa.

8. Sistematização. Depois de todas essas etapas, você pode começar a explicar o movimento de translação e o eixo inclinado da Terra, e como isso interfere nas mudanças das estações do ano. Para auxiliar a explicação, prepare uma apresentação de slides com a devolutiva dos alunos, mostrando as conclusões que eles chegaram, sistematizando tudo que foi descoberto pela turma e acrescentando os conceitos que sejam necessários.

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