PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade de Matemática: calculando a variação de temperatura no inverno

Nesta proposta, aproveite a chegada da estação para trabalhar com a turma de 4º ano os conceitos de máxima e mínima e a interpretação e criação de gráficos

Ilustração de mãos sobre mesa fazendo trabalho com mapa mostrando o clima e temperatura em diferentes regiões.
Ilustração: Ana Carolina Oda/NOVA ESCOLA

Nas aulas de Matemática, o inverno pode ser um bom momento para comparar temperaturas em diferentes regiões do país, a partir da apresentação da medida em grau Celsius, da introdução dos conceitos de máxima e mínima e da possibilidade de trabalhar as variações de temperatura por meio de gráficos com os alunos. 

Com o apoio de Fernando Barnabé, integrante do Time de Autores e do Time de Formadores de NOVA ESCOLA, construímos uma proposta para duas aulas de Matemática. Na primeira, os alunos devem familiarizar-se com os principais conceitos relacionados à previsão do tempo. Na segunda, serão convidados a criar gráficos a partir do registros das temperaturas mínimas de sua cidade em um intervalo de cinco a sete dias.

Confira o passo a passo a seguir.

divisória de atividade

ATIVIDADE: A MATEMÁTICA NO INVERNO

Trabalhe com os alunos a escala Celsius, os conceitos de máxima e mínima e a interpretação e construção de gráficos


Indicado para: Turmas de 4º ano

Materiais: Trechos de telejornal ou imagens de aplicativos de celular e de sites especializados com a previsão do tempo de sua cidade; tabela para registrar temperaturas (confira abaixo); gráficos feitos à mão ou no computador com os dados coletados pelos estudantes; lápis e régua para que os alunos desenhem gráficos. 

Na BNCC: EF04MA23 - Reconhecer temperatura como grandeza e o grau Celsius como unidade de medida a ela associada e utilizá-lo em comparações de temperaturas em diferentes regiões do Brasil ou no exterior ou, ainda, em discussões que envolvam problemas relacionados ao aquecimento global

EF04MA24 - Registrar as temperaturas máxima e mínima diárias, em locais do seu cotidiano, e elaborar gráficos de colunas com as variações diárias da temperatura, utilizando, inclusive, planilhas eletrônicas.

EF04MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

EF05MA19 - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas, tais como comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.


PASSO A PASSO - AULA 1

1. Converse com a turma sobre o inverno. Inicie a conversa com os alunos perguntando se eles sabem qual a data do início do inverno neste ano. Pergunte quais são as mudanças mais comuns que acompanham a chegada da estação. Os estudantes podem tanto pensar em mudanças nos hábitos diários como na paisagem natural.

2. Exemplo de previsão do tempo. Após a conversa inicial sobre as mudanças que ocorrem com o inverno, apresente a previsão do tempo aos estudantes, de preferência da sua região. No contexto remoto, o professor pode enviar um link do trecho do telejornal em que se fala da previsão no tempo ou mesmo utilizar imagens de aplicativos de meteorologia comuns em celulares ou de jornais ou sites especializados (confira um exemplo abaixo).  Se utilizar algum vídeo, fique atento se, no trecho escolhido, os jornalistas utilizam os termos temperatura máxima e mínima (veja um exemplo aqui).

Captura de tela de aplicativo de acompanhamento da temperatura.
Foto: Reprodução/Aplicativo de Clima do Windows

3. Conceitos de mínima e máxima. Após apresentar o vídeo e/ou a imagem, pergunte aos alunos o que significam temperatura máxima e temperatura mínima. Trabalhe também com a interpretação dos símbolos presentes no mapa que consta no vídeo ou em imagens de aplicativos e sites especializados: nuvens, raios, chuva e sol. Pergunte o que essas figuras querem comunicar. Em seguida, explique que a temperatura máxima é a temperatura mais alta que pode chegar no dia, e a mínima é a mais baixa. Verifique se eles conseguem identificar as temperaturas máximas e mínimas do material  anteriormente apresentado, ensine-os a calcular a variação, encontrando a diferença entre elas. Tire as dúvidas que surjam em relação ao tema.

4. Registrando a variação na temperatura. Peça para as crianças pesquisarem na internet ou no aplicativo do celular e anotarem quais são as temperaturas máximas, mínimas e a variação em cinco diferentes cidades brasileiras. Você pode sugerir que eles apresentem a resposta em uma tabela, caso ache adequado (baixe um modelo aqui). 

Tabela de variação de temperatura


PASSO A PASSO - AULA 2

1. Pesquisando a previsão para os próximos dias. Na segunda atividade, a proposta é trabalhar com a previsão do tempo nos próximos dias. Para isso, peça que os alunos verifiquem quais as máximas e mínimas previstas para a sua cidade nos próximos cinco a sete dias.

2. Registrando as mínimas em uma tabela. Aproveitando que o tema da aula é o inverno, peça que eles registrem em uma tabela a previsão da temperatura mínima em uma tabela. Se for necessário, relembre os conceitos de máxima e mínima tratados na atividade anterior. A tabela pode ser feita no caderno ou em uma planilha eletrônica. Feito isso, você pode perguntar se a temperatura mínima deve variar muito nos próximos dias. Dê tempo para eles refletirem e poderem se expressar.

3. Apresente gráficos com os dados coletados. Em seguida, explique que você apresentará três gráficos sobre os dados coletados e registrados na tabela, em relação aos dados de temperatura máxima e mínima. Caso os alunos tenham feito a tabela no papel, passe os dados para a planilha eletrônica e crie três gráficos distintos a partir deles: o de linhas, o de barras e o de colunas. 

PONTO DE ATENÇÃO: As planilhas eletrônicas têm a vantagem de criar os gráficos automaticamente, cabendo a você, professor, selecionar a tabela e escolher o tipo de gráfico que deseja.

4. Comparando os gráficos. Em seguida, mostre os três gráficos, um do lado do outro, aos alunos e peça para comparem cada um. Pergunte qual eles acham que funciona melhor para acompanhar o histórico de temperatura. Reserve alguns minutos para que eles possam refletir e chegar às próprias conclusões. Você pode auxiliá-los fazendo perguntas. A proposta da atividade é auxiliá-los na compreensão de que nem todos os tipos de gráfico funcionam para a observação da temperatura. No caso em questão, o gráfico de linhas é o mais adequado.

5. Produzindo o próprio gráfico. Após a demonstração e o debate, peça que os alunos produzam seus próprios gráficos com os dados que coletaram no caderno. Uma régua e atenção na escala é fundamental nessa parte da atividade.

PONTO DE ATENÇÃO: A depender da cidade onde a escola estiver localizada, pode haver a presença de temperaturas negativas. Nesse caso, o professor poderá introduzir o conceito de números inteiros, que incluem os negativos, e mostrar como trabalhar com esse tipo de número dentro de um gráfico, apesar de esse conjunto numérico ser introduzido pela BNCC somente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. A construção de algo significativo e que seja da realidade e do interesse da turma possibilita esse tipo de alteração na organização dos assuntos estudados, mesmo porque é somente uma introdução aos Números Inteiros e não um estudo aprofundado.

divisório

Mais sobre esse tema