PARA REPENSAR A PRÁTICA

Podcasts e áudios: alinhados à BNCC e à cultura digital, eles podem agregar muito nas aulas

O uso de programas e ferramentas digitais pode potencializar as aprendizagens nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Conheça três ferramentas para incluí-los em suas atividades

Ilustração de menino com megafone. De forma abstrata, ondas de som podem ser vistas saindo do aparelho.
Ilustração: Julia Coppa/NOVA ESCOLA

A popularidade dos podcasts, programas on-line de áudio semelhantes às tradicionais estações de rádio, tem aumentado em todo o mundo. A cada dia surgem novas ferramentas e aplicativos com diferentes abordagens e temas. Essa versatilidade do formato pode ser uma ajuda e tanto para o Ensino Fundamental I.

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) contempla uma série de habilidades relacionadas ao uso de áudios como recursos para potencializar o processo de ensino-aprendizagem das crianças.

“A BNCC valoriza muito o desenvolvimento das competências necessárias para este século, sendo fundamental promover a alfabetização e o letramento digital, tornando acessíveis diferentes tecnologias e a grande gama de informações que circulam nos meios digitais”, comenta Katia Ethiénne Esteves dos Santos, pós-doutora em Educação e coordenadora de Educação a Distância da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).

O podcast possui recursos que facilitam a produção e reprodução dos conteúdos, além de ter grande potencial de engajar os alunos. Segundo Débora Garofalo, assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e professora da rede pública na capital paulista, essa característica faz com que o formato seja uma opção interessante para os alunos.

“Na escola, o uso de podcast é uma grande oportunidade porque ajuda a dar mais sentido às aulas. Com suporte de áudio ou gravações, os docentes dão voz às crianças e permitem que elas desenvolvam seu protagonismo, experimentando uma aprendizagem mais efetiva”, comenta Débora.

O contexto remoto também pode abrir possibilidades de explorar a produção de conteúdos de áudio. Como muitas aulas ainda ocorrem via plataformas síncronas, esses encontros a distância podem ser aproveitados. Os professores podem planejar as aulas já com a previsão de gravação e aproveitamento do conteúdo. “Essa é uma oportunidade de trabalho que apoia o resgate da oralidade, que pode ampliar a criatividade, além de desenvolver habilidades de produção e até mesmo de consumo de novos conteúdos, o que é muito valioso nestes tempos em que estamos vivendo", reflete Katia.

Veja a seguir algumas opções de plataformas gratuitas que podem te auxiliar na produção de podcasts, acompanhadas de tutoriais em vídeo disponíveis no YouTube que ensinam a utilizar essas ferramentas.

divisória

Anchor

Essa é uma ferramenta gratuita que permite a distribuição e produção de programas de áudios. Anchor possui uma série de ferramentas integradas que permitem o upload de arquivos já editados, a gravação do áudio pelo telefone, tablet ou computador e a edição dos programas de forma simples e descomplicada. Na plataforma, é possível organizar os podcasts por nome, turmas ou temas e publicar o programa diretamente em plataformas de streaming como Spotify.

Spreaker Studio

Também gratuito, o Spreaker Studio conta com recursos similares para gravação e edição de podcast. A ferramenta permite inserir trilhas, áudios e permite a modulação automática. Durante uma gravação, por exemplo, a música diminui quando o apresentador está falando e aumenta quando ele para de falar. Para o ensino remoto a plataforma é uma boa opção, já que permite a gravação também via plataforma como Skype.

Audacity

Esse é um programa de uso livre e gratuito que também conta com recursos para edição de áudio. São mais simples, porém muito úteis. No Audacity, é possível importar e exportar arquivos nos formatos mais comuns existentes, como WAV e MP3, realizar cortes e eliminar ruídos que comprometem a qualidade do áudio.

divisória