PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade: criando propagandas em áudio para incentivar a vacinação contra a covid-19

Oriente os alunos a escrever um roteiro, narrar e editar uma peça publicitária que conscientize a comunidade escolar sobre o calendário de aplicação dos imunizantes e sua importância para a saúde pública

Ilustração de seringas e ampolas de vacina ao lado de fones de ouvido.
Ilustração: Julia Coppa/NOVA ESCOLA

Ferramentas de gravação e edição de áudio funcionam muito bem para podcasts, mas também, trazem outras possibilidades de aplicação nas salas de aula. Fáceis de ser compartilhados, os áudios podem ajudar a desenvolver habilidades da BNCC de Língua Portuguesa relacionadas a campanhas publicitárias e slogans, por exemplo.

Num momento em que a vacinação contra a covid-19 avança, mas também encontra resistência por uma parte da sociedade, que tal trabalhar as bases do texto publicitário com os alunos por meio da roteirização e gravação de propaganda em áudio sobre a importância dos imunizantes para o combate à pandemia?

Confira abaixo o passo a passo.

divisória de atividade

ATIVIDADE: CAMPANHA PELA VACINAÇÃO EM ÁUDIO

Oriente os alunos a criarem suas próprias peças publicitárias para se conscientizar a comunidade escolar sobre a vacinação contra a covid-19

Indicado para: Turmas de Ensino Fundamental 1

Recursos indicados: WhatsApp, gravador de voz, aplicativos ou software de edição de áudio

Na BNCC: EF12LP12 - Escrever, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans, anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil, dentre outros gêneros do campo publicitário, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

EF12LP13 - Planejar, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, slogans e peça de campanha de conscientização destinada ao público infantil que possam ser repassados oralmente por meio de ferramentas digitais, em áudio ou vídeo, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.

1. Explique o que é uma campanha publicitária e dê exemplos. Comece explicando o que é uma campanha publicitária, sua importância, características do texto. Faça questionamentos sobre o que é uma campanha, se os alunos já viram alguma e como imaginam que seja. Você pode apresentar exemplos de diferentes campanhas publicitárias, inclusive aquelas feitas pelos governos estaduais para incentivar a vacinação contra a covid-19 (confira um exemplo aqui).

2. Planeje a propaganda em áudio. Converse com as crianças sobre alguns aspectos que deverão estar presentes no áudio. Quais músicas serão utilizadas, quais as trilhas ou efeitos podem ser colocados para chamar atenção de quem ouve? Os aplicativos gratuitos para edição já possuem bibliotecas com sons, trilhas de apoio e recursos para inclusão e edição desses elementos de áudio (confira algumas opções de ferramentas de edição de áudio aqui). Escolha com os alunos os elementos que comporão o áudio. É importante, ainda, definir a duração e o tamanho do texto/roteiro que servirá de apoio para gravação da propaganda.

PONTO DE ATENÇÃO: Por se tratar de uma campanha publicitária, preveja textos que, ao serem narrados, não ultrapassem 1 minuto de duração.

3. Organize a turma em grupos. Mesmo em um contexto remoto, organize a turma em duplas ou trios. Explique que nessa aula eles vão começar a produzir uma campanha de conscientização sobre vacinas contra a covid-19. Sugira que os grupos se dividam entre a escrita do roteiro da campanha, a narração e a edição da campanha em áudio, deixando claro que todos podem contribuir em todas as etapas.

4. Escrevendo o roteiro. Para a escrita do texto que servirá de apoio para a narração, sugira materiais de apoio para ajudar os grupos: datas de vacinação em sua cidade, dados que mostram o atual momento da campanha de imunização no País e argumentos para convencer a população da eficácia das vacinas. Tente antecipar no roteiro também o tipo de trilha sonora e de efeitos sonoros que podem vir a ser utilizados na gravação.

5. Hora de gravar. Caso a atividade seja desenvolvida em contexto remoto, peça ajuda das famílias para acompanharem as crianças nos momentos de gravação, o que pode ser feito por celular ou por gravador digital. Dê sugestões para cuidarem da qualidade do som: não deixar o microfone muito próximo da boca ou próximo a banheiros e locais com eco e usar algum tipo de suporte para fixar o celular e limitar possíveis ruídos. Peça que o aluno – ou os alunos – responsável pela narração faça diferentes gravações, para que haja diferentes opções para edição da propaganda. Confira os testes de gravação feitos por cada grupo e oriente-os como for necessário.

6. Hora da edição. Após gravarem diferentes versões da narração, os alunos agora podem escolher os registros ou trechos dos registros de que mais gostaram, além de aplicar uma trilha sonora e possíveis efeitos para finalizar a campanha. Você pode ajudá-los a usarem ferramentas como o Spreaker Studio, que permite inserir trilhas e deixar a modulação automática – com isso, durante a gravação, a música diminui quando o apresentador estiver falando e aumenta quando ele para de falar. Outro software que pode ser utilizado é o Audacity, que também conta com recursos fáceis para edição, inserção de áudio e cortes (saiba mais sobre esses aplicativos aqui).

7. Divulgue as produções. Você pode compartilhar os áudios publicitários feitos por cada grupo pelas ferramentas que já vem utilizando para troca de informações, como os grupos de WhatsApp ou por meio de outros aplicativos de comunicação e redes sociais. Se sua escola tiver uma rádio ou estiver planejando ter uma (saiba mais aqui), também é possível incluir as propagandas feitas pelos alunos na programação.

divisória de fechamento