PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade: trabalhando a crítica oral com podcasts

Com o apoio de ferramentas de áudio, trabalhe a argumentação oral e o poder de síntese dos alunos com base em suas impressões sobre um filme, livro ou obra

Ilustração de dois alunos conversando através de ferramentas de áudio.
Ilustração: Julia Coppa/NOVA ESCOLA

A produção de podcasts pelos alunos e o uso de áudio em atividades são ótimos para potencializar o trabalho de docentes de Língua Portuguesa, que passam a ter novos recursos para explorar habilidades como produção de texto, argumentação, crítica e o desenvolvimento de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

O formato contribui para o contato das crianças com novas formas de aprender e conhecer novos conteúdos. “Uma atividade com apoio de áudio e podcast contribui para que o estudante seja mais autoral, dando mais dinamismo e interação na sala de aula. Além disso, o áudio é fácil de ser compartilhado, por ser trabalhado de diversas formas. Os estudantes trabalham a escrita, o pensamento crítico e a oralidade”, comenta Débora Garofalo, assessora Especial de Tecnologias da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo e professora da rede pública na capital paulista.

Quer um exemplo de como é possível utilizar ferramentas de áudio em suas aulas de Língua Portuguesa? Preparamos o passo a passo de uma atividade que orienta os alunos a produzirem uma resenha crítica oral em formato de podcast. Confira!

divisória de atividade

ATIVIDADE: RESENHA CRÍTICA EM PODCAST

Incorpore ferramentas de áudio na hora de trabalhar a oralidade e a argumentação dos alunos sobre um filme, livro ou obra

Indicado para: Turmas de 5º ano do Ensino Fundamental

Materiais/recursos: WhatsApp, gravador de voz, aplicativos ou software de edição de áudio

Na BNCC: EF05LP19 - Argumentar oralmente sobre acontecimentos de interesse social, com base em conhecimentos sobre fatos divulgados em tevê, rádio, mídia impressa e digital, respeitando pontos de vista diferentes.

PASSO A PASSO

1. Definindo um tema. Envie um vídeo aos alunos  explicando a atividade de planejamento e produção de uma resenha crítica que será apresentada em formato de podcast. Você pode pedir para eles escolherem um produto para resenhar. Pode ser um filme infantil, um livro, um programa de televisão, histórias em quadrinhos ou outro conteúdo destinado a crianças. Dê também orientações sobre o que pode ser observado na obra e faça provocações para que os alunos sejam criativos. Peça também que anotem tudo, pois eles podem usar essas percepções na produção dos áudios.

2. Explique como gravar um podcast. Oriente os alunos sobre a forma de gravar o áudio e peça ajuda das famílias para auxiliarem as crianças. O microfone do celular fica localizado na parte inferior do aparelho, é importante manter distância da boca para evitar aqueles barulhos de “puff”, quando o ar bate no microfone. No contexto do isolamento social, com muita gente em casa, pode ser difícil garantir a qualidade da gravação, mas peça que esta seja feita em local mais silencioso possível. Apoiar o celular numa superfície também pode ajudar, já que evita manuseios e, consequentemente, ruídos.

3. Criando um roteiro. O roteiro do podcast precisa ter começo, meio e fim, sempre orientado pela proposta pedagógica. Sugira que o roteiro tenha elementos que ajudem a prender a atenção. Por exemplo: se a obra escolhida for um filme, é possível usar trechos de áudio da obra que provoquem e gerem curiosidade no ouvinte. A proposta do roteiro é mostrar em texto a sequência dos áudios que serão apresentados. Na conclusão é possível dar indicações de novos livros ou filmes.

4. Recomende textos curtos e apoie os alunos. Enquanto estiverem elaborando o roteiro, oriente os alunos sobre a produção de frases curtas para facilitar a gravação e a compreensão do programa quando estiver pronto. Esse é o momento em que eles podem fazer alguns testes e treinar suas capacidades de argumentação e síntese. Após a entrega dos roteiros, dê devolutivas e faça os ajustes necessários com os estudantes.

5. Hora da gravação. Agora que o roteiro já está pronto, peça que os alunos gravem suas falas de acordo com o texto que escreveram. Ajude-os a editarem o conteúdo em formato de podcast (conheça algumas ferramentas aqui). Sugira a inclusão de trilhas, vinhetas e efeitos sonoros gratuitos. Esses elementos deixam o podcast mais interessante, além tornar a resenha mais envolvente. Os alunos podem ajudar na escolha das músicas e trilha, mas oriente-os sobre o alinhamento desses conteúdos à proposta da atividade.

divisória de fechamento