Sugestão de atividade: como levar a nova modalidade olímpica escalada para as aulas
Mesmo sem ter a estrutura adequada na escola ou em casa (no caso do ensino remoto), é possível vivenciar estratégias e movimentos da escalada
Logo que aprendem a ficar de pé e dar os primeiros passos, os bebês já começam a tentar subir nos móveis de casa e alcançar objetos distantes, esticando todo o corpinho. Esse interesse aumenta ainda mais à medida que eles crescem. Por essa razão, não dá para ignorar que movimentos das práticas corporais de aventura, como é a escalada, já existam entre as crianças pequenas. Planejar estratégias para resolver desafios e aumentar o repertório corporal da garotada, além de propiciar a experimentação de práticas de aventura, valorizando o protagonismo do estudante, fazem parte das competências e habilidades específicas para o Ensino Fundamental de Educação Física na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). E mesmo que o documento preveja o trabalho com esse tipo de esporte apenas nos anos finais, ele pode ser levado para a aula bem antes disso.
Cybele Câmara da Silva, assessora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Natal (RN) e mestre pelo programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (Proef/UFRN), já usava o tema com seus alunos do 4º ano da Escola João Paulo II, mas foi quando estava cursando o mestrado profissional, em 2019, que aproveitou para aperfeiçoar ainda mais seu planejamento. O esporte havia acabado de ser anunciado como uma nova modalidade incluída nos Jogos Olímpicos do Japão. Por isso, NOVA ESCOLA conversou com a educadora sobre como aproveitar os espaços disponíveis, tanto na instituição de ensino quanto na casa das crianças para desenvolver aprendizagens relacionadas à escalada. A proposta é com base na sequência didática elaborada por Cybele, com adaptações para o contexto remoto (leia o material original aqui).
Escalada em ambiente adaptado
Proponha às crianças que experimentem os movimentos desse esporte de aventura no espaço e com os objetos disponíveis em casa
Indicado para: Todas as etapas de ensino, respeitando o desenvolvimento corporal de cada uma delas.
Material: Lápis, papel, giz de lousa ou fita adesiva, estruturas que possibilitem escalar.
Espaço: O que tiver disponível.
Na BNCC: Competências e habilidades específicas para o Ensino Fundamental de Educação Física números 1, 2, 8, 9 e 10.
PASSO A PASSO
1. Apresente à turma as práticas corporais de aventura: Em roda de conversa (presencial ou virtual), levante os conhecimentos prévios dos alunos sobre as modalidades esportivas de aventura: o que eles já viram a respeito? Que práticas vivenciaram? Podem surgir respostas, tais como andar de bicicleta em trilhas, subir e pendurar-se em árvores ou escalar e pular muros. Em seguida, exiba um vídeo sobre o assunto. Explique às crianças que as atividades vistas por elas foram organizadas de acordo com o ambiente físico em que são realizadas (ar, água e terra). Peça que façam um registro, em forma de desenho, de algumas das modalidades que eles conheceram com o vídeo.
2. Proponha experimentações por meio de brincadeira: Diga aos estudantes que eles conhecerão mais a fundo a escalada, prática de aventura que pode se dar de diferentes maneiras. Proponha uma brincadeira para que eles vivenciem alguns movimentos típicos desse esporte: quando o professor falar “o chão é lava”, as crianças devem subir em algum local, tirando os pés do chão. Na escola, vale escalar as estruturas presentes, como na grade da quadra, ir para cima de bancos, do muro ou de uma escada. Já em contexto remoto, cada aluno pode encontrar um local seguro para subir em casa, como em uma cadeira, na mesa de refeições, no sofá e na cama. Finalize a dinâmica com uma conversa em que a turma possa compartilhar as dificuldades que tiveram, os medos e as superações.
3. Apresente diferentes modalidades de escalada, entre elas, a incluída na Olimpíada deste ano, que é a indoor (de parede): Compartilhe com a turma o objetivo do praticante da escalada (chegar ao cume, no deslocamento vertical, porém, em muitos trajetos há trechos de travessia, em que é necessário um deslocamento horizontal), os riscos envolvidos, os planos em que pode ser realizada (baixo, médio e alto, dependendo da altura do obstáculo a ser escalado). Exiba um vídeo sobre os principais tipos (big wall, esportiva, boulder, indoor, gelo e psicobloco), entre eles, a modalidade que é novidade na Olimpíada do Japão 2020: a indoor. Mostre fotos de todas essas variantes do esporte e peça que os estudantes identifiquem cada uma delas. Em seguida, compartilhe com a turma as ilustrações da artista Jisoo Kim (disponíveis em seu perfil no Instagram @jisookimcat), que faz desenhos de mulheres escaladoras, e instigue as crianças a observarem a posição de cada um dos corpos. Também apresente o pictograma olímpico da escalada.
4. Proponha que a turma simule os movimentos da escalada: Para que os alunos possam refletir sobre os movimentos desta modalidade olímpica, proponha algumas atividades:
Atividade 1: Com quatro apoios
Para que as crianças desenvolvam o uso dos quatro apoios, solicitar que elas andem com os pés e as mãos no chão, como um macaquinho.
Atividade 2: Trilha com marcadores
Com pedaços de fita adesiva ou com um giz de lousa, coloque marcações no chão – no caso do ensino remoto, peça que os alunos façam isso em suas residências –, representando as agarras de uma parede de escalada. Sugira que eles simulem a subida, deslocando um membro por vez. Para aumentar o desafio, mude a posição das marcações, aumentando o espaço entre elas. Também solicite que os estudantes criem os próprios percursos com base em situações reais, como desenhar uma silhueta de montanha no piso e traçar estratégias para chegar até o topo.
5. Desafie as crianças a vivenciarem o esporte em pequenas e médias alturas: Peça aos alunos para observarem na escola ou em casa locais possíveis para praticar a escalada, como portões de garagem ou da escola, escadas e bancos de diferentes alturas, entre outras coisas. Eles também devem identificar as situações de riscos presentes e diferenciar os planos altos, médios e baixos. Proponha a reflexão sobre a importância de medidas de segurança e o que é possível fazer em relação a isso. Apresente os equipamentos utilizados por praticantes da modalidade, como capacetes e cordas, por meio de imagens. Peça que os alunos façam um registro, em uma folha de papel ou no computador, do local identificado, relate que plano estaria envolvido na escalada e quais os riscos possíveis. Em seguida, solicite que pratiquem o esporte nos locais identificados por eles. Antes de dar início à subida, é sempre importante discutir sobre o peso que cada local que será escalado suporta. Peça que eles tentem alternar momentos de deslocamento vertical e horizontal. Se houver estruturas adequadas, é possível também experimentar outras sensações do esporte, como se pendurar (na trave do gol ou em um galho de árvore, por exemplo) e ficar segurando com as mãos por um período de tempo.
PONTO DE ATENÇÃO: Para as turmas que continuam no ensino remoto, uma opção é explicar para as famílias a proposta e sugerir que um adulto acompanhe os alunos no momento de colocarem em prática o esporte apresentado.
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