PARA USAR COM OS ALUNOS

1º e 2º ano: Aprendizagens prioritárias em Língua Portuguesa com A Bruxa Chatuxa Tinha Medo da Chuva

A partir do livro, disponível para download, é possível desenvolver uma sequência de atividades que contemplam habilidades importantes do componente curricular e avaliar o desenvolvimento dos alunos no retorno

Ilustração de aluna anotando informações nos cadernos sobre fundo rosa.
Ilustração: Juliana da Costa/NOVA ESCOLA

Para que o professor possa avaliar como está o desenvolvimento dos alunos de 1º e 2º ano no retorno, a formadora de professores e consultora Kátia Chiaradia, com o apoio das educadoras Priscila Chiaradia e Jéssica Baima, elaborou para NOVA ESCOLA seis propostas de atividades que você, professor, pode desenvolver durante uma semana com os alunos, de modo a observar as aprendizagens da turma de forma multidimensional.  

Para isso, elas elencaram algumas das habilidades relacionadas a aprendizagens que consideram prioritárias em Língua Portuguesa para os dois primeiros anos do Fundamental 1. Todas as propostas baseiam-se  na leitura do livro A Bruxa Chatuxa Tinha Medo da Chuva (Editora Carrocinha, 32 págs.), escrito por Donaldo Buchweitz e ilustrado por Vanessa Prezoto. A editora e o autor cederam a NOVA ESCOLA uma versão em PDF do livro para você, professor, baixar.

BAIXE O LIVRO

“A obra A Bruxa Chatuxa Tinha Medo da Chuva tem três características marcantes: a estrutura lírica, que permite um bom trabalho com o gênero textual; a ênfase ortográfica, que destaca especificamente o emprego de CH e X; e o apelo temático, que se refere ao universo infantil (a magia e a presença da bruxa), o que aproxima o leitor dos textos, favorecendo o despertar de interesse e a interpretação, insumos para a formação de um leitor literário”, explica Kátia. 

As propostas, ressaltam as autoras da atividade, são sugestões que podem ser adaptadas ou recriadas de acordo com o olhar e a necessidade de cada professor, inclusive a partir de textos de outros campos de atuação.

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SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: A BRUXA CHATUXA TINHA MEDO DA CHUVA

Trabalhe a estrutura lírica e a ortografia com uma história de forte apelo temático para as crianças


 

Indicado para: Turmas de 1º e 2º ano

Materiais: Livro A Bruxa Chatuxa Tinha Medo da Chuva (baixe aqui)

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PROPOSTA 1: LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES


Habilidades da BNCC

EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF12LP07 - Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Reconhecer poemas enquanto gênero textual.

- Reconhecer a(s) forma(s) do gênero poema.

- A partir do título e da capa, levantar hipóteses sobre a temática do que será lido.

- Identificar, durante a leitura, rimas, aliterações e assonâncias.

- Construir sentidos nesse texto relacionando-os aos aspectos da sonoridade.

Como trabalhar com os alunos em sala

1. Sondando sobre narrativas. Comece conversando com as crianças, de maneira leve e sem perder a intencionalidade pedagógica, se os estudantes sabem do que alguém precisa para escrever uma narrativa (ou história). Você pode fazer algumas perguntas como:

- Quem conhece uma narrativa?

- Qual é seu poema predileto?

2. Apresentando a “Bruxa Chatuxa”. Em seguida, apresente a capa do livro (faça o download abaixo) e peça que atentem à ilustração.

BAIXE A CAPA

Convide-os a ler o título do livro e questione-os se há algo de familiar no nome. É possível que alguns alunos relacionem o nome “Chatuxa” a uma provável característica negativa da personagem principal. Convide-os a refletir:

- Será que o autor se equivocou ao dar o nome “Chatuxa” à bruxa?

- O que teria acontecido para ela receber esse nome?

Algumas crianças podem destacar o trecho “tinha medo da chuva”. Você pode convidá-los a refletir também:

- Por que será que a bruxa tem esse medo?

- Alguém também tem medo da chuva? Por quê?

Peça que observem a ilustração e levantem hipóteses sobre as reflexões. Acolha as contribuições e siga estimulando-os. 

PONTO DE ATENÇÃO: É importante, nesse momento, acolher todas as leituras e mediar as falas em busca da inclusão das experiências pessoais. Questione os alunos: Baseados no título e nas imagens da capa, sobre o que vocês pensam que será o livro?

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PROPOSTA 2: LEITURA DO LIVRO


Habilidades da BNCC

EF15LP15 - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

EF15LP19 - Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.

EF12LP07 - Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.

EF01LP16 - Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, quadras, quadrinhas, parlendas e trava-línguas, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

EF02LP12 - Ler e compreender com certa autonomia cantigas e letras de canção, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Reconhecer a dimensão lúdica e de encantamento de textos literários, valorizando a produção de diversas culturas, como patrimônio artístico da humanidade.

- Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, poemas lidos na roda de leitura.

- Identificar, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias.

- Relacionar o ritmo de fala desses textos ao ritmo e à melodia das músicas.

- Construir sentidos nesses textos relacionando-os aos aspectos da sonoridade.

- Participar de situações de leitura do livro.

- Reconhecer a situação comunicativa e o tema/assunto desse texto e relacioná-la  à forma de organização e finalidade desse texto.

- Experimentar a leitura autônoma de cantigas, letras de canções, entre outros gêneros do campo da vida cotidiana.

Como trabalhar com os alunos em sala

1. Leitura individual. Sugira aos alunos uma primeira leitura individual, da maneira como souberem: só imagens, pedaços de frases ou de palavras. A leitura tem muitos aspectos, e é importante ter isso em mente. Pergunte-lhes, ao final dessa leitura, se gostaram do livro e o que puderam compreender da história. 

2. Leitura compartilhada. Proponha, em seguida, uma leitura compartilhada entre os alunos e o(a) professor(a): aqueles que conseguem ler palavras ou frases podem ler para os demais. Durante ela, peça que os alunos destaquem quais palavras são desconhecidas para eles. Instigue a percepção sonora e a entonação na leitura, principalmente pela presença de rimas, e olhar para a forma como o texto é construído, conforme sugere a habilidade EF12LP07.

3. Debatendo o livro. Finalizada essa etapa, convide os alunos a falarem livremente sobre a obra, especialmente no sentido de se identificarem ou não com o que o narrador relata. Incentive-os a falarem e estabelecerem relações com suas leituras, com seu repertório cultural, com sua vida, de modo a se fomentar uma leitura mais significativa.

4. Roda de leitura. Ao final, organize a turma em roda e realize a leitura do livro, dando destaque à entonação e à sonoridade.

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PROPOSTA 3: LEITURA E ANÁLISE


Habilidades da BNCC

EF15LP15 - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

EF15LP18 - Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

EF01LP11 - Conhecer, diferenciar e relacionar letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Reconhecer a dimensão lúdica e de encantamento de textos literários, valorizando a produção de diversas culturas, como patrimônio artístico da humanidade.

- Relacionar texto com ilustrações.

- Reconhecer letras em formato imprensa e cursiva, maiúsculas e minúsculas.

- Comparar e diferenciar letras nos formatos imprensa e cursiva e estabelecer relação entre eles, sobretudo na leitura de textos.

Como trabalhar com os alunos em sala 

1. Lendo com o apoio das ilustrações. Trabalhe a leitura do texto sempre ao lado da leitura das ilustrações. A referência à chuva que aparece na capa e no título, por exemplo, fica subentendida pela presença de nuvens e gotas. Outro exemplo: logo na primeira página, o texto explicita que a casa da bruxa não tem chaminé e isso fica evidenciado na ilustração.

2. Destaque um trecho com sílabas iniciadas com CH. Durante a leitura, chame atenção dos alunos para o trecho em que, para espantar a chatice, Chatuxa cantava Cha che chi cho chu, cha che chi cho chu! e, conforme cantava, alguns eventos aconteciam. 

PONTO DE ATENÇÃO: Nesse ponto do livro, nas ilustrações, as sílabas da música da bruxa aparecem em letra cursiva, sendo possível chamar a atenção dos alunos para esse elemento gráfico, permitindo que eles compartilhem sua proximidade com esse tipo de escrita. Além disso, seria interessante que os alunos reconhecessem as letras maiúsculas e minúsculas, analisando quando cada tipo é utilizado.

Para apoiar a condução dos trabalhos e a organização das evidências de aprendizagem dos seus alunos, sugerimos a você um checklist (lista de controle).

BAIXE O  CHECKLIST

Checklist para proposta de leitura e análise para o 1º e 2º ano do ensino fundamental.

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PROPOSTA 4: ORALIDADE


Habilidades da BNCC

EF15LP09 - Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e em usar tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado. 

- Escutar com atenção as falas de professores e colegas. 

- Formular perguntas pertinentes ao tema da assembleia em questão e solicitar esclarecimentos sempre que necessário. 

Como trabalhar com os alunos em sala:

1. Exposição oral para a turma. Nessa proposta, professor, observe a prática da oralidade do aluno. Peça que os estudantes exponham as análises feitas na atividade anterior para os colegas. Outro ponto que pode ser trabalhado junto aos alunos é a fruição despertada pela experiência de leitura.

Baixe uma checklist para acompanhar as aprendizagens dos alunos nessa proposta.

BAIXE O  CHECKLIST

Checklist para proposta de oralidade para o 1º e 2º ano do ensino fundamental.

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PROPOSTA 5: PALAVRAS COM SOM DE CH E X


Habilidades da BNCC

EF01LP02 - Escrever, espontaneamente ou por ditado, palavras e frases de forma alfabética – usando letras/grafemas que representem fonemas.

EF01LP20 - Identificar e reproduzir em listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações (digitais ou impressos), a formatação e a diagramação específica de cada um desses gêneros.

EF12LP01 - Ler palavras novas com precisão na decodificação, no caso de palavras de uso frequente, ler globalmente, por memorização.

EF12LP08 - Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para público infantil, dentre outros gêneros do campo jornalístico, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

EF02LP07 - Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Escrever palavras e frases espontaneamente ou quando ditadas pelo professor, respeitando as regularidades do sistema de escrita convencional (de forma alfabética), empregando noções básicas de segmentação.

- Ler listas, agendas, calendários, regras, avisos, convites, receitas, instruções de montagem e legendas para álbuns, fotos ou ilustrações para perceber aspectos comuns na formatação e na diagramação de cada um desses gêneros em meios impressos e digitais.

- Reproduzir, na produção de textos desses gêneros, a formatação e a diagramação específicas de cada um deles em meios impressos e digitais.

- Ler palavras novas decodificando-as.

- Participar de situações de leitura, propostas pelo professor, de fotolegendas em notícias, manchetes e lides em notícias, álbum de fotos digital noticioso e notícias curtas para o público infantil.

- Reconhecer a situação comunicativa e o tema/assunto desses textos.

- Identificar e escrever as formas imprensa e cursiva.

Como trabalhar com os alunos em sala

1. Foco nas palavras desconhecidas. Proponha novamente a leitura do livro, pedindo, desta vez, que os alunos destaquem palavras desconhecidas. Conforme citadas, anote-as e, em seguida, sugira que os estudantes as procurem no dicionário (físico ou on-line). Dessa forma, eles poderão ampliar seu vocabulário.

2. Som de ch e x. Peça também para os alunos destacarem palavras que tenham esse som característico. Você pode anotá-las para realizar um ditado compartilhado, no qual cada estudante escreve uma palavra na lousa, com letra imprensa ou cursiva. Ao final, é importante convidar a turma para uma revisão das palavras, assim todos podem corrigi-las conjuntamente. 

Sugestões de palavras: Bruxa – chuva – Chalé – Chaminé – Chão – Chique – Chapéu – Bochechas – Chá – Bolachas – Bucha – Chulé.

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PROPOSTA 6: PRODUÇÃO ESCRITA


Habilidades da BNCC

EF15LP01 - Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. 

EF15LP05 - Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

EF01LP25 - Produzir, tendo o professor como escriba, recontagens de histórias lidas pelo professor, histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens, observando a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

EF02LP17 - Identificar e reproduzir, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos, utilizando expressões que marquem a passagem do tempo (“antes”, “depois”,  “ontem”, “hoje”, “amanhã”, “outro dia”, “antigamente”, “há muito tempo” etc.), e o nível de informatividade necessário.

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Identificar a função social de poemas e demais textos poéticos. Reconhecer a função de poemas, enquanto gênero do campo de atuação artístico-literário, e os contextos de produção e circulação desse gênero.

- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido. 

- Identificar a situação comunicativa do texto a ser produzido, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve), a finalidade ou o propósito (escrever para quê), a circulação (onde o texto vai circular) e o suporte (qual é o portador do texto) do texto a ser produzido. 

- Identificar a linguagem, organização e forma do texto e seu tema do texto a ser produzido. 

- Realizar pesquisa buscando informações necessárias à produção do texto. 

- Organizar os dados e as fontes pesquisadas em tópicos.

- Criar histórias imaginadas ou baseadas em livros de imagens e ditá-las ao professor escriba.

- Observar, no registro das histórias feito pelo professor, a forma de composição de textos narrativos (personagens, enredo, tempo e espaço).

- Identificar, em relatos de experiências pessoais, a sequência dos fatos.

- Reconhecer palavras e expressões que marcam a passagem do tempo nesses textos.

- Produzir relatos de experiências pessoais respeitando a sequência dos fatos e empregando palavras e expressões para marcar a passagem do tempo e garantir a progressão temática nesses textos.

Como trabalhar com os alunos em sala

Nessa proposta, há três sugestões que podem fomentar a produção contextualizada de evidências de aprendizagem por parte dos alunos. 

A escolha por uma ou outra sugestão, professor, deve ser norteada por suas hipóteses sobre o momento de aprendizagem em que seus alunos, na média, se encontram. É importante observar que há um crescente de complexidade, o que tornaria, em princípio, a proposta 1 mais propensa ao 1º ano e a proposta 3 mais propensa ao 2º ano.

1. Perfil de personagem. A fim de ampliar a história e dialogar com ela, convide os alunos a criarem, em duplas, uma personagem que possa ajudar a bruxa com seu medo ou com seu problema de alagamento. Essa personagem deve ser criada e caracterizada a partir de uma única letra do alfabeto escolhida pela dupla (do nome de um dos alunos, por exemplo). A proposta é que a produção seja feita de maneira semelhante a como ocorre no livro: utilizando palavras iniciadas pela letra escolhida. Por exemplo, a personagem pode ser “Amanda Alves, amorosa analista de acidentes com água”. As duplas devem ilustrar seus personagens e descrevê-los.

Confira abaixo uma proposta de rubricas para avaliar essa produção.

BAIXE O MODELO

Modelo de respostas de perfil de personagem para proposta 6.

2. Narrativa. Após a criação do perfil do personagem, os alunos podem dar continuidade à história e trabalhar suas hipóteses de escrita ortográfica. Nas mesmas duplas, elas devem incluir na história a personagem criada, explicando como ela ajudaria a bruxa Chatuxa. Caso necessário, em determinados momentos a turma pode ter o(a) professor(a) como escriba. Isso não compromete a coleta de evidências.

Confira abaixo uma proposta de rubricas para avaliar essa produção.

BAIXE O MODELO

Modelo de respostas de narrativa para proposta 6: produção escrita.

3. Relato de experiência. Durante a leitura de A Bruxa Chatuxa Tinha Medo da Chuva, fica evidenciado que a bruxa tem esse temor por conta das enchentes e alagamentos. Por isso, seria interessante convidar os alunos a compartilharem suas experiências relacionadas a dias chuvosos. Em seguida, esses relatos podem ser reproduzidos por meio de escrita. É importante relembrar que é preciso respeitar a sequência e a ordem dos fatos durante um relato. Ao final da proposta, peça que os alunos pausem as produções e troquem a atividade com os colegas, para que todos possam realizar uma avaliação e uma revisão colaborativas.

Confira abaixo uma proposta de rubricas para avaliar essa produção.

BAIXE O MODELO

Modelo de relato de experiência para proposta 6: produção escrita.

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