PARA USAR COM OS ALUNOS

3º ao 5º ano: Aprendizagens prioritárias de Língua Portuguesa com literatura de cordel

Trabalhe a estrutura poética e avalie o desenvolvimento dos alunos no retorno com a obra Casamento do Bode com a Raposa

Ilustração abstrata de livros e folhas flutuando. Nas páginas é possível ver personagens da literatura.
Ilustração: Juliana da Costa/NOVA ESCOLA

Para avaliar como está o desenvolvimento dos alunos do 3º ao 5º ano do Fundamental na volta às escolas, a formadora de professores e consultora deste Box Kátia Chiaradia, com o apoio das educadoras Priscila Chiaradia e Jéssica Baima, elaborou para NOVA ESCOLA seis propostas de atividades que você, professor, poderá desenvolver durante uma semana com os alunos, de modo a observar as aprendizagens da turma de forma multidimensional. 

Para isso, foram selecionadas algumas habilidades com aprendizagens que elas consideram prioritárias para esses anos em Língua Portuguesa. Todas as propostas baseiam-se no trabalho de leitura e análise do livro Casamento do Bode com a Raposa, escrito por Firmino Teixeira do Amaral e ilustrado por Antônio Avelino da Costa. A obra está disponível neste link.

“A obra Casamento do Bode com a Raposa tem duas características marcantes pensando na perspectiva escolar: a estrutura poética do cordel, o que permite um bom trabalho com o gênero textual; e a utilização de figura de linguagem, no caso, a personificação, que ocorre mais frequentemente em narrativas, quando personagens animais assumem comportamentos e condutas próprias de seres humanos. Isso aproxima de maneira especial o leitor infantil dos textos, favorecendo o interesse e a interpretação, insumos para a formação de um leitor literário”, afirma Kátia.

As propostas, ressaltam as autoras da atividade, podem ser adaptadas ou recriadas de acordo com o olhar e a necessidade de cada professor.

divisória de atividade

SEQUÊNCIA DE ATIVIDADES: CASAMENTO DO BODE COM A RAPOSA

Avalie as aprendizagens dos alunos com base na linguagem poética do cordel e na personificação


Indicado para: Turmas do 3º ao 5º ano

Materiais: Livro Casamento do Bode com a Raposa (disponível aqui)

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PROPOSTA 1: LEVANTAMENTO DE HIPÓTESES


Habilidades da BNCC

EF15LP02 - Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

EF35LP23 - Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.   

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Reconhecer poemas enquanto gênero textual e reconhecer a(s) forma(s) do gênero poema.

 - Reconhecer as condições de produção, recepção e circulação de textos versificados, como poema, cordel, canção (autor, suporte, função social).

- A partir do título e da capa, levantar hipóteses sobre a temática do que será lido.

- Reconhecer a forma composicional dos textos versificados.

- Relacionar a estrutura do texto ao efeito de sentido.

Como trabalhar com os alunos em sala

1. Sondando sobre cordel. Comece conversando com as crianças, de maneira leve e com intencionalidade pedagógica, se os estudantes conhecem o gênero cordel. Faça perguntas como:

- O que é cordel?

- Quem conhece um cordel?

- Qual é seu cordel predileto?

2. Apresente a capa do cordel. Peça que atentem à ilustração. Convide-os a ler o título do livro e faça os seguintes questionamentos:

- Há algo familiar no título do livro?

- Há algo que lhes cause estranheza a partir do título do livro?

É possível que alguns estranhem ser um casamento entre um bode e uma raposa, não só por serem animais se casando, mas, também, por serem de espécies diferentes. Convide-os a refletirem:

- É possível animais se casarem?

- Como animais de diferentes espécies podem se relacionar harmonicamente?

3. Foco na ilustração. Peça para que observem a ilustração da capa atentamente. Seria interessante refletir a partir das perguntas a seguir:

- Parece haver outros animais presentes no casamento? Quais?

- De qual maneira o bode e a raposa estão andando? Por qual motivo será que o ilustrador representou a caminhada dos noivos dessa maneira?

PONTO DE ATENÇÃO: Acolha as contribuições e siga estimulando-os. É importante, nesse momento, acolher todas as leituras e mediar as falas em busca da inclusão das experiências pessoais. Pergunte aos alunos:

- Baseados no título e nas imagens da capa, sobre o que vocês pensam que será o cordel?

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PROPOSTA 2: LEITURA


Habilidades da BNCC

EF15LP15 - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.   

EF15LP19 - Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, textos literários lidos pelo professor.   

EF35LP23 - Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.   

EF03LP27 - Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas obedecendo ao ritmo e à melodia.   

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Reconhecer a dimensão lúdica e de encantamento de textos literários e valorizá-los em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

- Reconhecer as condições de produção, recepção e circulação de textos versificados, como poema, cordel, canção (autor, suporte, função social).

- Reconhecer a forma composicional dos textos versificados e os recursos rítmicos em cordel, repentes e emboladas.

- Relacionar a estrutura do texto ao efeito de sentido.

- Recitar cordel com expressividade e ritmo.

- Cantar repentes e emboladas com expressividade e ritmo.

- Recontar oralmente, com e sem apoio de imagem, poemas lidos na roda de leitura.

Como trabalhar com os alunos em sala

1. Leitura individual. Sugira aos alunos uma primeira leitura individual. Pergunte-lhes, ao final dessa leitura, se gostaram do livro e o que puderam compreender. 

2. Leitura compartilhada. Proponha, em seguida, uma leitura compartilhada. Instigue a percepção sonora e a entonação na leitura, principalmente pela presença de rimas e musicalidade. Convide-os a olharem para a forma como o texto é construído, conforme sugere a EF35LP23.

3. Debatendo o livro. Ao final, convide os alunos a falarem livremente sobre o livro, especialmente se eles se identificaram ou não com o que o eu-lírico (a voz do poema) relata. Incentive-os a falar e estabelecer relações com suas leituras, com seu repertório cultural, com sua vida, de modo a fomentar uma leitura mais significativa.

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PROPOSTA 3: LEITURA E ANÁLISE


Habilidades da BNCC

EF15LP15 - Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.

EF35LP05 - Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.   

EF35LP27 - Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.   

EF35LP31 - Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Reconhecer a dimensão lúdica e de encantamento de textos literários e valorizá-los a partir de suas diversas culturas, como patrimônio artístico da humanidade.

- Inferir o sentido de palavras e expressões desconhecidas em textos lidos.

- Reconhecer as condições de produção do texto (autor, suporte, função social), a estrutura dos textos e os recursos poéticos utilizados (rimas, sons, jogos de palavras e recursos visuais).

- Identificar a ideia central do texto.

- Reconhecer as características dos textos versificados e identificar os recursos rítmicos (rimas, jogos de palavras) e seu efeito de sentido.

- Reconhecer as metáforas no texto, identificando seu efeito de sentido.

Como trabalhar com os alunos em sala:

1. Atenção à estrutura do cordel e à figura de linguagem. É sempre importante que a leitura de cordel aconteça respeitando a métrica e a musicalidade, seu diferencial estético, o que acontece por conta da estrutura e das rimas. Além disso, é importante observar que o texto usa constantemente da personificação, atribuindo características e comportamentos humanos aos animais. Logo na primeira estrofe, o autor explicita que, antigamente, os bichos “tinham civilidade”. Após a leitura, seria interessante perguntar aos alunos o que isso quer dizer, dando oportunidade a todos de levantarem suas hipóteses.

PONTO DE ATENÇÃO: Durante a leitura, convide os estudantes a destacarem as profissões de cada animal. Algumas delas (como engomadeira) não existem mais, outras sofreram alterações quanto ao termo utilizado (hoje se fala mais em doulas do que em parteiras). Algumas também podem ser desconhecidas aos alunos (como caiador). Por isso, sugira que eles levantem hipóteses e depois investiguem quais são essas profissões.

2. Questionando sobre versos e estrofes. Pensando na estrutura do cordel, você pode perguntar aos alunos:

- O que é verso?

- O que é estrofe?

- Por que a musicalidade é importante?

Caso não se recordem ou não saibam, proponha a realização de uma pesquisa.

3. Métrica do cordel. Outro ponto importante que você pode trabalhar com os alunos é a observação da métrica do cordel (a organização dos versos e das estrofes). Para isso, você pode convidá-los a observarem a estrutura e a organização do texto e, depois, perguntar que semelhanças podem notar entre o cordel e os poemas, quadrinhas ou parlendas que eles conhecem. É provável que notem a organização de versos e estrofes, além da presença de rimas e musicalidade. Em seguida, pergunte se eles percebem algum padrão em relação à estrutura. A ideia é que eles percebam que cada estrofe tem seis versos, caracterizando sextilhas, mesmo que não saibam esse nome.

4. Conversando sobre o tema do cordel. Ao final, pergunte a eles se querem compartilhar suas opiniões sobre o tema central do cordel: por que casamento é uma boa história?

Para apoiar a condução dos trabalhos e a organização das evidências de aprendizagem dos seus alunos, sugerimos a você um checklist. Baixe a seguir:

BAIXE O  CHECKLIST

Checklist para proposta de leitura e análise para o 3º ao 5º ano do ensino fundamental.

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PROPOSTA 4: ORALIDADE


Habilidades da BNCC

EF15LP09 - Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

EF15LP10 - Escutar, com atenção, falas de professores e colegas, formulando perguntas pertinentes ao tema e solicitando esclarecimentos sempre que necessário.

EF03LP27 - Recitar cordel e cantar repentes e emboladas, observando as rimas obedecendo ao ritmo e à melodia.

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Expressar-se em situações de intercâmbio oral com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor, usar tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado.

- Escutar, com atenção, falas de professores e colegas. 

- Formular perguntas pertinentes ao tema da assembleia em questão e solicitar esclarecimentos sempre que necessário. 

- Reconhecer os recursos rítmicos em cordel, repentes e emboladas.

- Recitar cordel com expressividade e ritmo.

- Cantar repentes e emboladas com expressividade e ritmo.

Como trabalhar com os alunos em sala

Nessa proposta, professor, observe a prática da oralidade do aluno. Peça que os estudantes exponham as análises feitas na atividade anterior para a turma. Outro ponto que pode ser trabalhado junto aos alunos é a fruição despertada pela experiência de leitura.

BAIXE O  CHECKLIST

Tabela para proposta de oralidade para o 3º ao 5º ano do ensino fundamental.

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PROPOSTA 5: NOVA LEITURA E ANÁLISE


Habilidades da BNCC:

EF35LP05 - Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos, com base no contexto da frase ou do texto.   

EF35LP22 - Perceber diálogos em textos narrativos, observando o efeito de sentido de verbos de enunciação e, se for o caso, o uso de variedades linguísticas no discurso direto   

EF35LP27 - Ler e compreender, com certa autonomia, textos em versos, explorando rimas, sons e jogos de palavras, imagens poéticas (sentidos figurados) e recursos visuais e sonoros.   

EF35LP31 - Identificar, em textos versificados, efeitos de sentido decorrentes do uso de recursos rítmicos e sonoros e de metáforas.   

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Inferir o sentido de palavras e expressões desconhecidas em textos lidos.

- Reconhecer o diálogo em textos narrativos, os verbos de enunciação e analisar seu efeito de sentido e a variação linguística no discurso direto e seu efeito de sentido no texto.

- Reconhecer as condições de produção (autor, suporte, função social) e estrutura do texto. 

- Reconhecer os recursos poéticos utilizados (rimas, sons, jogos de palavras e recursos visuais).

- Identificar a ideia central do texto.

- Reconhecer as características dos textos versificados.

- Identificar os recursos rítmicos (rimas, jogos de palavras) e seu efeito de sentido.

- Reconhecer as metáforas no texto, identificando seu efeito de sentido.

Como trabalhar com os alunos em sala

1. Leitura com ênfase nas rimas. Proponha novamente a leitura do livro, mas, desta vez, convide os alunos que gostam de ler em voz alta a ler com você, pedindo que eles deem ênfase às rimas e sonoridade. Peça que identifiquem e anotem as palavras que rimam, destacando as sílabas com o mesmo fonema. Convide-os a pensar sobre que efeito as rimas conferem ao cordel. 

A proposta é de que, com a sua mediação e por meio de conversas, os alunos cheguem à conclusão de que as rimas garantem musicalidade e ritmo ao texto, o que é um diferencial estético e faz do cordel um gênero artístico literário.

2. Palavras desconhecidas. Você também pode pedir para os alunos anotarem palavras desconhecidas e, logo em seguida, pesquisarem cada uma delas utilizando dicionário (físico ou on-line), compreendendo o sentido de cada uma delas.

3. Identificação dos diálogos. Proponha que os estudantes identifiquem os diálogos presentes no texto e destaquem os verbos de enunciação presentes nos versos. Depois, convide-os a compartilhar quais recursos os fizeram perceber as falas.

4. Interpretação. Ao final da leitura, como finalidade interpretativa, pergunte aos alunos:

- Qual estrofe destaca um compromisso do bode com a raposa?

- Qual o desfecho do cordel? Por qual motivo terminou dessa maneira?

Para a primeira pergunta, espera-se que respondam que é a segunda estrofe da página 4. Já para a segunda e a terceira, é importante compreenderem que o casamento do bode com a raposa terminou em divórcio após a grande discussão e confusão entre os animais.

5. Profissões dos animais. Se quiser complementar a atividade, convide os alunos a interpretarem as profissões de cada animal, dando suas opiniões sobre por qual motivo acreditam que elas foram escolhidas para cada bicho e compartilhando se concordam com a escolha.

Baixe a seguir um checklist para acompanhar o desenvolvimento desta atividade. 

BAIXE O  CHECKLIST

Checklist para proposta de nova leitura e análise para o 3º ao 5º ano do ensino fundamental.

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PROPOSTA 6: PRODUÇÃO ESCRITA


Habilidades da BNCC

EF15LP01 - Identificar a função social de textos que circulam em campos da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa, de massa e digital, reconhecendo para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam. 

EF15LP05 - Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.   

EF35LP16 - Identificar e reproduzir em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.   

EF03LP13 - Planejar e produzir cartas pessoais e diários, com expressão de sentimentos e opiniões, dentre outros gêneros do campo da vida cotidiana, de acordo com as convenções dos gêneros carta e diário e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.   

O que se espera dos alunos com essas habilidades?

- Identificar a função social de poemas e demais textos poéticos. Reconhecer a função de poemas, enquanto gênero do campo de atuação artístico-literário, e os contextos de produção e circulação desse gênero.

- Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido. 

- Identificar a situação comunicativa do texto a ser produzido, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve), a finalidade ou o propósito (escrever para quê), a circulação (onde o texto vai circular) e o suporte (qual é o portador do texto) do texto a ser produzido. 

- Identificar a linguagem, a organização e a forma do texto e seu tema do texto a ser produzido. 

- Realizar pesquisa buscando informações necessárias à produção do texto. 

- Organizar os dados e as fontes pesquisadas em tópicos.

- Identificar, em textos jornalísticos escritos e orais, a formatação e a diagramação específicas de cada um desses gêneros e conseguir reproduzi-los em produções próprias.

- Planejar o texto (carta pessoal e diário, entre outros), levando em consideração a identificação de sua função social e a ideia central.

- Produzir o texto, utilizando a estrutura do gênero e respeitando sua progressão temática.

Como trabalhar com os alunos em sala

Nessa atividade há três sugestões de produções que podem fomentar a produção contextualizada de evidências de aprendizagem por parte dos alunos. 

A escolha por uma ou outra sugestão, professor, deve ser norteada por suas hipóteses sobre o momento de aprendizagem em que seus alunos, na média, se encontram. É importante observar que as duas primeiras produções trabalham gêneros previstos do 3º ao 5º ano. A terceira produção é sobre um gênero previsto pela BNCC para ser trabalhado no 3º ano, o cordel, mas pode ser realizada em todos os anos propostos, desde que levadas em consideração as diferentes habilidades e objetivos de cada um.

1. Produção de carta. Na terceira estrofe da página 6, fica evidenciado que o bode produz uma carta destinada ao pai da raposa pedindo a mão dela em casamento. Pode-se propor que os alunos, em duplas, escrevam a carta como se fossem o personagem, expressando o que sentem pela raposa.

2. Produção de notícia. pensando na confusão ocorrida no casamento, sugerir que os alunos, em grupos, façam uma notícia, criando uma manchete chamativa e relatando os fatos.

3. Produção de cordel. Após conhecerem esse gênero, convidar os alunos a produzirem, em pequenos grupos, seus próprios cordéis. Ao final, seria interessante realizar um sarau para que todos recitem suas produções.

Ao final da proposta, peça que os alunos pausem as produções e troquem a atividade com os colegas, para que todos possam realizar uma primeira avaliação e revisão.

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