PARA APOIAR SUAS AULAS

Gráficos e sites para trabalhar a vacinação com os alunos de Anos Iniciais

Estimule a familiarização dos estudantes com diferentes tipos de representações visuais de dados relacionados ao combate à covid-19, como total de imunizados, eficácia das vacinas e queda na média móvel de mortes

Ilustração abstrata de professora se mesclando com gráficos de linha.
Ilustração: Rafaela Pascotto/NOVA ESCOLA

São muitos os dados e as informações sobre a vacinação contra a covid-19 no Brasil e no mundo. Para apresentá-los para a população é comum que veículos de comunicação reúnam os dados em gráficos e infográficos. Para iniciar um trabalho matemático sobre o tema, é interessante perguntar para os alunos se eles já viram algum tipo, solicitar que observem como os jornais representam os dados diários sobre a vacinação e levem exemplos para aula.

“É fundamental esse trabalho com diferentes tipos de gráficos já nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, porque assim o aluno já sai com uma visão do que eles são”, comenta Cristiano Santos Domingues, professor de Matemática e integrante do Time de Autores de NOVA ESCOLA. Segundo Cristiano, que também atua nos Anos Finais do Ensino Fundamental, alguns estudantes chegam ao 6º ano sem conseguir entender esse tipo de representação visual dos dados. “Há alunos que não sabem o que é um gráfico de linhas, por exemplo, porque alguns professores já se esquivam por ele ser um pouco mais complexo em comparação com os demais. Mas isso não precisa ser um impeditivo para apresentá-lo.”

Abaixo, apresentamos alguns modelos de gráficos e sites em que é possível observar dados sobre a vacinação. Lembre-se de comentar com os alunos que os dados podem mudar muito rapidamente, até mesmo de um dia para o outro, porque a vacinação e as pesquisas sobre o coronavírus são eventos em andamento.

GRÁFICOS

Gráfico de colunas

Disponível em: Mais de 50% do grupo prioritário da vacinação contra a covid-19 foi imunizado nesta 1ª fase em MT. Texto publicado no dia 8 de fevereiro de 2021.

Crédito: G1, com dados do Ministério da Saúde

Por que é interessante trabalhar: Os números nacionais e mundiais da vacinação já são da ordem dos milhões, o que não é interessante trabalhar matematicamente com estudantes do Ensino Fundamental 1. Os dados do gráfico acima, do início do ano e de um estado específico, mostram dados na ordem das dezenas de milhares, o que facilita alguns cálculos para as crianças. Nos anos iniciais os gráficos mais utilizados, por serem de leitura mais simples, são o de barras e o de colunas.

Gráfico de barras

Disponível em: Coronavírus: a eficácia da Coronavac e demais vacinas explicada em 4 gráficos. Conteúdo publicado em 14 de janeiro de 2021.

Crédito: BBC Brasil, com dados da Sociedade Brasileira de Imunizações e Anvisa

Por que é interessante trabalhar: Além de ser um tipo bastante utilizado por ser de leitura mais fácil, esse gráfico de barras trabalha apenas com porcentagens, não com valores totais. É um bom modo de conversar com os alunos sobre as porcentagens e sobre quando elas podem significar algo positivo ou negativo. Por exemplo: uma taxa de 10% de juros é ruim para quem precisa pagar, mas um investimento que rende 10% ao mês é bom.

Gráfico de linhas

Disponível em: Queda das mortes por Covid aponta indício do efeito da vacinação no Brasil; veja o que se sabe e os alertas. Conteúdo publicado em 2 de julho de 2021.

Crédito: G1, com dados do Consórcio de veículos de Imprensa

Por que é interessante trabalhar: O gráfico de linhas é de leitura mais difícil, sendo mais trabalhado nos Anos Finais do Ensino Fundamental. Entretanto, é interessante que nos anos anteriores os professores já apresentem o modelo para os alunos para que possam se familiarizar com ele.

Gráfico de setores

Disponível em: Coronavac, AstraZeneca ou Pfizer: qual é a vacina mais usada no Brasil contra a covid-19. Conteúdo publicado no dia 30 de junho de 2021.

Crédito: Gazeta do Povo, com dados do Ministério da Saúde

Por que é interessante: É bom que os alunos conheçam e saibam interpretar o gráfico de setores, pois o modelo é um dos mais populares. Entretanto, apesar de aparentemente simples, ele é um dos que mais sofrem distorção (principalmente quando não são feitos eletronicamente e quando o intuito é disseminar informações falsas). Para trabalhar cálculos a partir desse tipo de gráfico, é preciso conhecimento sobre círculos e ângulos, o que só é feito nos Ensinos Fundamental 2 e Médio.

Infográfico

Crédito: BBC, com dados do Instituto Butantan

Por que é interessante trabalhar: A infografia associa textos escritos com elementos não verbais, como imagens, sons, gráficos e hiperlinks, para elaborar toda a mensagem. O modelo é bastante utilizado por revistas e sites e pode ser bastante atrativo. Ler um infográfico é boa oportunidade de associar diversas informações, o que exige atenção e boa interpretação textual e matemática.

SITES COM DADOS SOBRE VACINAÇÃO

Mapa da vacinação contra covid-19 no Brasil (G1)

Nesse portal, elaborado especialmente para a vacinação, é possível ver números, gráficos e infográficos sobre a vacinação no Brasil e por estados.

Dados gerais sobre a vacinação no Brasil (Ministério da Saúde)

Na página, é possível escolher ou descobrir a quantidade de doses que foram distribuídas e aplicadas para cada Unidade da Federação.