PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade: calculando porcentagens com base em dados de vacinação

Com o uso de matérias jornalísticas para estimular a compreensão dos alunos, pense em cidades fictícias para explorar situações-problema relacionadas a frações e porcentuais que sejam apropriadas para turmas de 5º ano

Ilustração abstrata de pessoa com celular em mãos se misturando com os gráficos de linha sobre vacinação.
Ilustração: Rafaela Pascotto/NOVA ESCOLA

A primeira pessoa a ser vacinada no Brasil foi a enfermeira Mônica Calazans, que mora na cidade de São Paulo. Ela recebeu a primeira dose da Coronacac em 17 de janeiro de 2021, logo após a Anvisa aprovar o uso emergencial desse imunizante. Nos dias e meses seguintes, vacinas de diferentes fabricantes também chegaram ao país.

Depois de Mônica, milhões de pessoas foram total ou parcialmente imunizadas e aparecem diariamente na mídia representadas por um número total e uma porcentagem de vacinados. É interessante que os professores de Matemática trabalhem porcentagem com os alunos do 5º ano, mas é preciso cuidado ao escolher os números que serão usados nos cálculos.

Até o 5º ano os estudantes já estarão trabalhando com centena de milhar. Com milhões fica muito difícil de calcular, mas podemos pensar em números mais restritos, como os das cidades pequenas. O professor precisa entender como pode abordar isso com a sua turma, e a partir daí ajustar a pesquisa da análise de dados”, diz Fernando Barnabé, professor, formador de professores, autor e editor de livros didáticos de Matemática.

Outro ponto de atenção é que, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), espera-se que alunos do 5º ano saibam representar frações e calcular porcentagens redondas, como 10%, 25%, 50%, 75% e 100%. “No 4º ano, dá para estudar as frações, como metade e um quarto. Não é preciso trabalhar com cálculos, mas desenvolver a percepção de qual fração corresponde a qual porcentagem e quantidade”, explica Fernando.

Com base nisso, a sugestão de atividade a seguir propõe que algumas reportagens sejam utilizadas para introduzir um olhar para os números reais da vacinação. Já no momento de propor situações-problema, recomenda-se usar exemplos fictícios que resultem em porcentagens e frações como as indicadas acima.

divisória de atividade

ATIVIDADE: CÁLCULO DE PORCENTAGEM COM A VACINAÇÃO

Utilize materiais jornalísticos e exemplos de cidades fictícias para que os alunos relacionem valores absolutos, fracionários e porcentuais

Indicado para: Turmas de 5º ano

Na BNCC: EF05MA06 - Associar as representações 10%, 25%, 50%, 75% e 100% respectivamente à décima parte, quarta parte, metade, três quartos e um inteiro para calcular porcentagens, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora e em contextos de educação financeira, entre outros.

1. Mostre reportagens sobre a vacinação. Escolha matérias jornalísticas de fontes confiáveis que falem sobre o número e a porcentagem de vacinados e apresentem de forma visual gráficos sobre o assunto. Pause o vídeo ou apresente capturas de tela para que a turma tenha mais tempo para ler os dados e anallisar os gráficos. A partir dos exemplos converse com a turma sobre o que eles já sabem sobre o conceito de porcentagem.

Algumas Sugestões:

Dados da vacinação exibidos no Jornal Hoje em 31 de agosto de 2021

Vacina da AstraZeneca torna-se a mais utilizada no Brasil - dados exibidos na CNN em 2 de julho de 2021.

PONTO DE ATENÇÃO: Os cálculos com milhões não precisam ser realizados por alunos de Anos Iniciais, mas ao ver uma reportagem espera-se que eles consigam compreender que alguns números são maiores do que outros e que algumas porcentagens são maiores e outras menores e se isso é negativo ou positivo. Lembre-se de dizer que os dados sobre a vacinação mudam diariamente.

2. Retome o conceito de fração. No início de agosto de 2021, metade da população brasileira já havia tomado ao menos uma dose da vacina (como descrito nesta reportagem do UOL). Use esse e outros exemplos para relembrar com os alunos como é possível expressar numericamente uma metade e outras frações unitárias. Qual fração representa 75% da população? Qual fração representa 25% dos habitantes de um município? Qual fração representa 10% dos moradores de um bairro? Como posso representar essa fração em forma de porcentagem? No caso do exemplo da matéria sugerida: metade= ½ = 50%.

3. Apresente uma situação-problema. Desenvolva uma situação em que os alunos precisem realizar o cálculo da porcentagem de uma quantia, utilizando estratégias pessoais, cálculo mental e calculadora. Lembre-se de que os números devem ser naturais e até a ordem das centenas de milhar. Além disso, precisam resultar em porcentagens redondas.

Exemplo: O posto de saúde central da cidade de Campinho Alegre (fictícia) recebeu 500 mil doses de vacinas. Destas, 250 mil são da Fiocruz, 25% são do Butantan, 125 mil da Pfizer e nenhuma dose da Janssen.

- Quantas vacinas do Butantan esse posto de saúde recebeu?

- Escreva a quantidade de cada vacina, sua fração e sua porcentagem.

- Considerando que é preciso tomar duas doses de vacina do mesmo fabricante para a imunização completa, quantas pessoas a cidade conseguirá imunizar totalmente? Sobrará alguma dose, a depender do tamanho da população da cidade fictícia?

4. Solicite um gráfico. Após conversar com os alunos sobre quais estratégias eles utilizaram para solucionar os problemas de porcentagem, peça que eles criem um gráfico de colunas sobre uma das situações, como, por exemplo, a porcentagem de doses de cada fabricante disponível no posto de saúde central de Campinho Alegre. Todos devem estar atentos para que dados como título do gráfico, números, legendas e a proporcionalidade de cada barra sejam precisos.

divisória de fechamento