PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade: criando e analisando gráficos sobre a vacinação de pessoas próximas

Inspirados pelos dados sobre a vacinação no Brasil, os alunos podem criar gráficos com base na realidade da comunidade escolar ou familiar

Ilustração abstrata de pessoa mostrando o curativo relativo a vacinação sobre gráficos de linha.
Ilustração: Rafaela Pascotto/NOVA ESCOLA

Muitas pessoas descrevem a sensação de tomar a vacina como um grande alívio, um momento de muita felicidade. Talvez seja difícil, ou mesmo impossível, medir matematicamente o sentimento de se vacinar, mas é possível expressar em gráficos a quantidade de pessoas que já tomaram uma ou duas doses – ou dose única – da vacina.

Dados como esses estão presentes diariamente nos veículos de informação, mas como o número de pessoas vacinadas no Brasil já está na casa dos milhões, não é indicado trabalhar matematicamente com ele nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para aproximar o conteúdo da realidade dos alunos, o mais indicado é partir de uma realidade com números menores, como a cidade (no caso de municípios pequenos), o bairro ou a própria família.

“Para falar de vacinação, a informação essencial é o número de vacinados. A partir disso, pode-se analisar a diferença de um município vizinho para outro, qual faixa etária está com a imunização mais completa ou qual vacina é mais aplicada”, comenta Cristiano Santos Domingues, professor de Matemática e integrante do Time de Autores.

Segundo ele, muitos alunos dos Anos Finais do Ensino Fundamental têm dificuldade na observação e interpretação dos dados em gráficos e tabelas. Por isso, a recomendação de Cristiano é que os professores de Anos Iniciais incentivem bastante o contato com essas representações visuais, mesmo que com dados aparentemente simples e números pequenos.

Confira abaixo uma sugestão de atividade proposta por Cristiano para trabalhar gráficos sobre a vacinação no 4º e no 5º ano.

divisória de atividade

ATIVIDADE: CRIANDO GRÁFICOS SOBRE A VACINAÇÃO

Através de pesquisas com familiares, as crianças poderão construir gráficos sobre a quantidade de pessoas vacinadas e não vacinadas

Indicado para: Turmas de 4º e 5º ano

Na BNCC: EF04MA28 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas e organizar dados coletados por meio de tabelas e gráficos de colunas simples ou agrupadas, com e sem uso de tecnologias digitais.

EF05MA25 - Realizar pesquisa envolvendo variáveis categóricas e numéricas, organizar dados coletados por meio de tabelas, gráficos de colunas, pictóricos e de linhas, com e sem uso de tecnologias digitais, e apresentar texto escrito sobre a finalidade da pesquisa e a síntese dos resultados.

1. Peça que os alunos realizem uma pesquisa sobre o número de pessoas vacinadas. Para que eles não tenham de lidar com números tão grandes, restrinja a coleta de dados para a família de cada um (adultos, adolescentes e crianças). Cada um deverá anotar quem tomou apenas a primeira dose e quem tomou as duas ou uma dose única.

PONTO DE ATENÇÃO: Para preservar a privacidade das famílias, o professor pode sugerir que o aluno não anote o nome das pessoas, mas use marcadores como “pessoa 1” ou “pessoa A”.

2. Orienta para que os dados sejam organizados em tabelas. Com os dados em mãos, explique para a turma que é mais fácil visualizar as informações quando elas estão organizadas em uma tabela. Solicite que desenhem no caderno ou forneçam uma tabela impressa em que as linhas correspondam aos membros da família e as colunas a uma dose e duas doses/dose única. Cada um deverá transportar os dados da sua pesquisa para a sua tabela comparativa individual.

3. Observação dos dados. Com as tabelas já preenchidas, peça que os alunos observem os dados que coletaram. Quantas pessoas cada um entrevistou? A família tem mais pessoas que tomaram apenas a primeira dose ou as duas doses da vacina? Existem outras formas de representar essas informações, além da tabela e do texto escrito?

4. Dê um exemplo. Apresente uma tabela fictícia, ou da sua própria família, e diga para a turma que deseja transformá-la em um gráfico de barras. Comece a desenhar o quadro na lousa (ou, no caso de aulas remotas, compartilhe as imagens de alguns passos de sua elaboração on-line) e peça ajuda da turma para completá-lo.

5. Elaboração individual. Como cada estudante realizou uma pesquisa com a sua família, os dados de cada um serão diferentes. Estabeleça um tempo para que, com base no exemplo feito coletivamente no quadro, cada um faça o seu gráfico. Fique disponível para tirar dúvidas individuais e, caso haja questões em comum, retorne ao exemplo feito no quadro para se dirigir a todos.

6. Acrescente dados. Caso queira aprofundar o trabalho na elaboração dos gráficos, lembre-se de solicitar na primeira etapa que os alunos coletem mais informações sobre a vacinação, como, por exemplo, a fabricante da vacina ou a idade dos vacinados. Assim, eles poderão elaborar gráficos que relacionem outras informações, tais como quantidade de pessoas que tomaram apenas a primeira ou as duas doses/dose única de cada fabricante de vacina.

7. Compartilhando os dados. Peça que os alunos troquem os trabalhos entre si e que transportem os dados observados no gráfico do outro para uma tabela. É possível compreender as informações do gráfico? Os dados da tabela elaborada pelo colega são compatíveis com os da preenchida pelo autor da pesquisa?

divisória de fechamento