Para usar com os alunos

Atividade de Ciências: Descubra marcadores de tempo do passado e construa um relógio de areia com a turma

Neste passo a passo, estudantes serão convidados a recriar com materiais simples uma das invenções mais antigas e relevantes da História

Ilustração de objetos para criação de relógios de sol, areia e água, dispostos sobre uma mesa.
Ilustração: Tayna Marques/NOVA ESCOLA

A passagem do tempo instiga as civilizações desde a Antiguidade. A observação da Natureza foi crucial para que diversos relógios fossem inventados. Os marcadores de sol, de areia e de água foram as criações que impulsionaram o conhecimento que, posteriormente, permitiu que outras engrenagens de marcação do tempo fossem criadas, como os relógios de ponteiros e os digitais.

Nesta sugestão de atividade, adaptamos o plano de aula de Ciências Construindo marcadores de tempo do passado: relógios de Sol, água e areia, de autoria da professora Andresa Prata Cirino Cuginotti, para um formato mais enxuto, de passo a passo. Nele, além de conhecer os três primeiros tipos de relógios inventados, os estudantes vão construir juntos uma ampulheta e analisar seu funcionamento.

divisória de atividade

ATIVIDADE: COMO CONSTRUIR UM RELÓGIO DE AREIA

Após conhecer os sistemas criados para os marcadores de tempo da Antiguidade, os estudantes criarão uma ampulheta com materiais recicláveis


Indicado para: Turmas de 4º ano

Materiais: Duas garrafas plásticas transparentes, de mesmo tamanho; areia seca; cola resistente; fita adesiva (ou outra fita forte)

Na BNCC: EF04CI11 - Associar os movimentos cíclicos da Lua e da Terra a períodos de tempo regulares e ao uso desse conhecimento para a construção de calendários em diferentes culturas.


PASSO A PASSO

1. Preparação. Disponibilize aos alunos os materiais necessários para a atividade, ou peça que eles tragam alguns deles de casa, como as garrafas plásticas. 

2. Instigue a turma a pensar sobre a marcação do tempo. Apresente imagens de relógios variados contemporâneos e que podem estar presentes no cotidiano dos estudantes: como os de ponteiros, digitais, de pulso, de parede, de pêndulo. Questione a turma sobre a serventia dos objetos mostrados. Pontue que esses relógios são usados hoje em dia. Porém, e na Antiguidade? Como o tempo era medido antes dos relógios mostrados? Estimule os estudantes a pensarem em quais elementos da Natureza eram usados para a observação da passagem do tempo. Registre as ideias na lousa.

3. Apresente três invenções precursoras dos relógios modernos. Explique a origem e o funcionamento dos relógios de sol, de areia e de água. Abaixo, sugerimos informações, imagens e vídeos para apoiar as explanações:

Relógio de sol
Os egípcios foram os primeiros a usar os relógios de sol, por volta de 3500 a.C. Pelo seu mecanismo, é possível acompanhar a passagem do tempo a partir da movimentação da sombra que um bastão fincado no solo produz ao longo de um dia.
Imagens de relógios de sol antigos: Na Espanha e na Croácia

Vídeo com demonstração de funcionamento do relógio de sol:

Para saber mais: Artigo da Britannica Escola sobre o relógio de sol
Relógio de água ou clepsidra
Muitos modelos de relógios foram criados desde a Antiguidade usando a água como recurso. Os formatos das engrenagens variam: alguns lembram ampulhetas, outros medem o tempo com a transferência de água entre dois recipientes, outros possuem mecanismo com ponteiros que se movimentam de acordo com o nível da água.
Imagens de relógios de água antigos: antigo relógio egípcio e desenho de engrenagem de um relógio egípcio
Vídeos sobre o funcionamento do relógio de água: Veja vários exemplos aqui
Para saber mais: Artigo sobre vários tipos de relógios históricos do site Segredos do Mundo
Relógio de areia
A ampulheta, ou relógio de areia, também é considerada uma das primeiras formas de se medir o tempo. O sistema funciona a partir da movimentação dos grãos de areia de um cone de vidro para o outro, ambos conectados por uma das pontas. Esse relógio indica a passagem de um período, mas não horários do dia.
Imagens de ampulhetas: Ampulheta com base de madeira e Registro das etapas da passagem da areia
Vídeo do funcionamento: Confira aqui
Para saber mais: Artigo do site Ciência Hoje das Crianças

4. Hora de colocar a mão na massa. Divida a turma em duplas ou trios. Explique que é o momento de construir um dos relógios estudados: o de areia ou ampulheta. Ofereça os materiais aos alunos e projete as instruções abaixo. Também é possível imprimi-las e distribuí-las entre os grupos. Apoie os alunos caso surjam dúvidas durante a atividade. Também é possível compartilhar com eles este link que ilustra as etapas para a confecção do relógio de areia. 

a. Lave bem e retire os rótulos das duas garrafas plásticas com tampas de rosca (ou de plástico). 

b. Cole as duas tampinhas uma na outra com a cola resistente. Deixe secar bem.

c. Faça um furo no meio das tampinhas com prego e martelo. 

d. Rosqueie as tampinhas em uma das garrafas.

e. Encha a outra garrafinha com areia. É preciso que a areia esteja bem seca, assim como o interior da garrafa. Use um funil ou uma folha de papel para colocar a areia dentro da garrafa.

f. Agora rosqueie a outra garrafa na outra tampinha. Passe uma fita adesiva para garantir que as tampinhas ficarão bem unidas.

g. Teste a sua ampulheta: a areia de uma garrafa deve passar pelas tampinhas e encher a outra garrafa. Se a areia não estiver saindo, retire a fita e aumente o furo das tampinhas. Depois, una novamente as garrafas.

5. Acompanhem o funcionamento dos relógios criados. Construídas as ampulhetas, questione os estudantes sobre o funcionamento delas. Para isso, anote as respostas para as questões abaixo na lousa: 

- Quais as vantagens e desvantagens desse tipo de relógio?
- Em que situações é um equipamento útil?
- A quantidade de areia determina algo? O quê? 

Por fim, calculem juntos os tempos de passagem da areia de cada uma das ampulhetas produzidas pela turma. Use o cronômetro do celular para apoiar essas marcações.

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