PARA BAIXAR

Compartilhe com a turma um mapa e curiosidades de 6 países africanos que têm o português como língua oficial

Leve à turma a diversidade de Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e de outras nações africanas com um material que introduz a história de cada uma delas e elenca pratos típicos, brincadeiras e estilos musicais

Ilustração de mapa da África com identificação dos países que falam português.
Ilustração: Karlson Gracie/NOVA ESCOLA

As fronteiras entre Brasil e África são marítimas. Foi nas correntes do Atlântico Sul que negros escravizados foram forçados a deixar suas terras rumo às lavouras de açúcar e café, às minas de ouro e às cidades da colônia e do Império para serem explorados como força de trabalho em terras americanas. Mas os horrores da escravidão não resumem esse contato: muitos produtos e cultura também foram trocados nessa relação construída sob o peso da colonização portuguesa. Conhecer mais de perto países da África lusófona, tais como Angola, Moçambique e Guiné-Bissau, é encontrar pontos de semelhança e de diferença que vão muito além da língua oficial.

Para você, professor, valorizar desde os Anos Iniciais do Ensino Fundamental a riqueza cultural do continente africano, preparamos um material com um mapa e curiosidades sobre os seis países que adotam o português como língua oficial, sem esquecer os outros idiomas falados nessas nações africanas. É uma chance para os alunos conhecerem pratos típicos, brincadeiras, estilos musicais e os reinos que havia nesses territórios.

Baixe o PDF a seguir, compartilhe com os colegas e alunos e ajude a construir uma Educação antirracista nas suas aulas.

Mapa da África apresentando os países lusófonos.

BAIXE O PDF