PARA USAR COM OS ALUNOS

Atividade de História: Do Reino do Ndongo ao deslocamento forçado de angolanos ao Brasil

Proposta contextualiza e explica a formação histórica de Angola, cujo território foi o principal fornecedor de africanos escravizados para terras brasileiras a partir do século 17

Ilustração de mapa geográfico com personagens importantes africanos identificados.
Ilustração: Karlson Gracie/NOVA ESCOLA

Da costa atlântica africana foram despachados milhares de navios envolvidos no deslocamento forçado de pessoas a partir do século 16. Nesse contexto histórico, destaca-se a participação do Reino do Ndongo, império africano existente antes da colonização portuguesa, no atual território de Angola, e que despontou no comércio mundial de escravizados para exportação.

Para explorar o tema em sala de aula com turmas do 4º ano, adaptamos o plano de aula Dos poderosos reinos africanos ao deslocamento forçado para o Brasil, de autoria da professora Ana Paula Afonso de Borborema, para contextualizar a atuação do Reino do Ndongo nesse comércio mundial do século 16 e destacar a influência dos angolanos que desembarcaram aqui para a formação da população e da cultura brasileiras.

divisória de atividade

ATIVIDADE:  A RELAÇÃO ENTRE O REINO DO NDONGO E A VINDA DE ESCRAVOS PARA O BRASIL

Alunos terão contato com a formação histórica do território que foi responsável por enviar grandes contingentes de escravizados ao Brasil


Indicado para: Turmas de 4º ano

Na BNCC: EF04HI11 - Analisar, na sociedade em que vive, a existência ou não de mudanças associadas à migração (interna e internacional)


PASSO A PASSO

1. Antes de apresentar o tema, proponha uma reflexão. Faça as perguntas abaixo e outras que achar interessantes para ajudar na percepção inicial da turma sobre a África e sua relação com o Brasil.

- Quem são os africanos?
- Vocês sabem quando eles vieram para o Brasil?
- Vocês sabem o que quer dizer afro-brasileiro?
- Vocês conhecem alguma tradição, objeto, música ou brincadeira africana?

2. Apresente os reinos africanos. Questione os estudantes se já ouviram algo sobre os reinos africanos. Acolha as respostas e, na sequência, exiba o vídeo Reinos Africanos, da série Tempo de Estudar - História, da Multirio (assista abaixo). Depois, pergunte à turma quais características chamaram mais atenção sobre os reinos mencionados. Enfatize as habilidades comerciais e geração de riquezas. Retome trecho do vídeo em que o professor menciona o fato de que o rei do Congo estabeleceu relações amigáveis com os portugueses para ter seus interesses atendidos. Pergunte à turma sobre que interesses seriam esses.

3. Contextualize o Reino do Ndongo. Apesar da proximidade com o Reino do Congo, Ndongo trata-se de outro reino que teve influência importante na história da escravidão brasileira e africana. Apresente o texto de apoio abaixo e destaque essa relação com o comércio de negros escravizados.

Na região do antigo reino do Congo e no norte de Angola atual ficava o reino do Ndongo (Dongo) também mencionado em documentos antigos como Reino de Angola. Essa sociedade era reconhecida pela tradição com metalurgia, que é o trabalho com ferro. Com o tempo, também teve a história marcada pela venda de escravos para portugueses.

Já nas primeiras décadas do século 16 os europeus intensificaram as buscas por escravos naquela região. Os portugueses passaram a explorar as rivalidades entre os chefes regionais que reivindicavam domínio da região costeira a leste do Ndongo. Interessados em expandir seus territórios, os líderes guerreiros de Ndongo passaram a enviar um enorme contingente de pessoas para as Américas.

No início do século 17, Ndongo era o principal fornecedor de escravizados para exportação a partir de Luanda – quando o número de embarcados oficialmente deste porto podia chegar a 12 mil ou 13 mil escravos por ano.


Fonte: artigo “O Ndongo e o desenvolvimento no tráfico atlântico de escravizados (século XVI)”

4. Aponte o momento histórico brasileiro a partir do século 16. Após a leitura do texto, vale uma contextualização, com destaque para os aspectos sociais e econômicos do Brasil enquanto colônia portuguesa. Importante dar ênfase sobre a necessidade determinada pelos portugueses com relação ao uso de mão de obra escrava.

5. Exiba imagens sobre o comércio de negros escravizados. Peça para que os alunos observem as duas imagens abaixo:

Traficantes de escravos trazendo cativos em um navio na costa ocidental da África.
Traficantes de escravos trazendo cativos em um navio na costa ocidental da África. Ilustração: Autor Desconhecido. Reprodução: Wikimedia Commons
Mercado de negros escravizados da rua do Valongo, no Rio de Janeiro. Obra de Jean Baptiste Debret
Mercado de negros escravizados da rua do Valongo, no Rio de Janeiro. Obra de Jean-Baptiste Debret. Reprodução: Wikimedia Commons

Depois, oriente-os a interpretá-las com perguntas como:

- Em que condições os africanos vinham para o Brasil?
- Como eram tratados os africanos ao chegar no Brasil? Peça para que descrevam a forma como os africanos eram trazidos no navio negreiro.
- Indique o mercado de escravos onde eram vendidos (na segunda imagem, é o mercado no Cais do Valongo) e pergunte sobre como se sentiriam nessa situação.

6. Contextualize os castigos corporais sofridos por negros escravizados. Faça alusão aos trabalhos forçados e castigos corporais e mostre a imagem a seguir.

Negro escravizado sofrendo castigo de açoite. Obra de Jean Baptiste Debret
Negro escravizado sofrendo castigo de açoite. Obra de Jean-Baptiste Debret. Reprodução: IstoÉ

Traga as seguintes perguntas aos alunos:

- Para que serviria essa punição da imagem?
- O que essa pessoa pode ter feito de tão ruim para receber esse castigo?
- Alguém pode merecer esses tratamentos?

7. Estimule a empatia. Peça aos estudantes que reflitam sobre como reagiriam a tantas agressões e violências se fossem escravizados. Acolha as respostas e relacione as falas de fuga com a formação de quilombos e as falas de resistência com as ocorrências de revoltas, por exemplo.

8. Sistematização. Para amarrar os assuntos abordados, rememore as informações do início da aula – Reino do Ndongo, participação no comércio de escravos, vinda de muitos africanos escravizados daquela região para o Brasil. Peça que os estudantes realizem pesquisa para localizar ao menos três contribuições dos africanos angolanos, ou seja, oriundos do território do Reino de Ndongo, para a cultura brasileira. A pesquisa pode relacionar comidas, palavras, figuras angolanas importantes, por exemplo. Estimule as buscas na biblioteca da escola ou na internet. A lista deverá ser mostrada na aula seguinte. 


Para saber mais
Fontes para sua aula ou para compartilhar com os alunos:

A Cultura Africana
Artigo do Portal da Cultura Africana

Evolução histórica - Cultura afro-brasileira
Artigo do Portal da Cultura Africana

Negros não eram escravos, eram escravizados
Texto de Rizemberg Felipe

30 Lugares Essenciais de cultura negra no Brasil
Artigo de Guilherme Soares Dias que remete a lugares importantes da história afro-brasileira com vários links que indicam passeios virtuais.

História dos quilombos
Artigo de Só História

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