Para sua formação

Livros e textos para te ajudar a ser um professor melhor em 2020

Quer se inspirar em escolas do mundo ou prefere um livro do Cortella? Confira aqui as dicas de Isabel Cossalter e Camila Zentner Tesche

Ilustração de Pedro Hamdan
Ilustração: Pedro Hamdan

Você precisa fazer o processo de autoavaliação, mas ainda não sabe por onde começar? Se é o seu caso, ou se ficou curiosa para saber mais, confira abaixo as dicas de Camila Zentner Tesche, coordenadora de Programas Educacionais da Secretaria de Educação de Guarulhos, e de Isabel Cossalter, pedagoga, professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I e integrante do Time de Autores da NOVA ESCOLA.

Dicas de Camila Zentner Tesche

Para baixar gratuitamente: Volta ao mundo em 13 Escolas - de Andre Gravatá, Camila Piza, Carla Mayumi, Eduardo Shimahara. Coletivo Educ-ação (PDF para baixar).

“Na escola, um dos livros que nos inspiraram a realizar este trabalho, entre outros que pudessem dar mais voz e vez às crianças, foi A Volta ao Mundo em 13 Escolas, de André Gravatá (um dos organizadores) e os documentários "Quando sinto que já sei" e "Educação.doc". Também nos inspiraram visitas às escolas Projeto Âncora e EMEF Campos Salles (em São Paulo).”

Capa do livro Educação Não ViolentaEducação não violenta: Como estimular autoestima, autonomia, autodisciplina e resiliência em você e nas crianças - de Elisama Santos. Editora Paz e Terra.

“Pessoalmente, um livro que me marcou muito, mas que não trata do assunto específico da autoavaliação, porém que me proporcionou um novo olhar para as relações com as crianças foi o livro Educação Não Violenta, de Elisama Santos. É uma obra mais voltada para mães e pais, porém traz várias ideias e princípios que cabem na escola.

Dicas de Isabel Cossalter

Desenvolvimento cultural do professor de Elvira Souza Lima - Editora Interalia

“É uma pequena coletânea de textos que abordam a relação da pedagogia com o desenvolvimento humano e o papel do professor nesse processo.”

Dez Novas competências para ensinar de Philippe Perrenoud - Artmed Editora

“Traz um panorama das mudanças ocorridas na sociedade e as exigências que acarretam na formação do professor.”

Base Docente: conheça os 10 princípios para formação de professores

“Este texto de NOVA ESCOLA aborda as competências da BNCC que dependem da formação do professor para que possam ser trabalhadas com os alunos.

Para baixar gratuitamente: Contribuições da neurociência para a concepção de currículo de Elvira Souza Lima

“O texto aborda o processo de aprendizagem sob a perspectiva da neurociência  e propõe uma reflexão a respeito das ações do professor que direcionam a relação do aluno com o conhecimento.”

Em busca de sentido: um psicólogo no campo de concentração de Victor Frankl - Editora Vozes

“Este livro é uma escolha muito pessoal. Foi uma leitura que me impactou e  ajudou a refletir profundamente a respeito do papel que assumimos na vida e como educadores.”

Capa de livro

Educação, convivência e ética: audácia e esperança! de Mário Sérgio Cortella. Cortez Editora

“Ótima conversa sobre  critérios e valores que norteiam as nossas ações.”

Ética para meu filho de Fernando Savater -  Editora Martins Fontes

“É  uma deliciosa reflexão sobre questões éticas.”