Para usar na autoavaliação

Modelos para examinar seu trabalho e para seus alunos se analisarem

É de PDF que você precisa? Então confira os documentos para baixar que vão ajudar na sua autoavaliação e na dos seus alunos

Ilustração de Pedro Hamdan
Ilustração: Pedro Hamdan

Quando uma professora para tudo o que está fazendo para pensar em avaliar seu próprio desempenho, é preciso pensar em todos os aspectos que envolvem esse trabalho. É o que defende a pedagoga, professora e coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental I e integrante do Time de Autores da NOVA ESCOLA, Isabel Cossalter: “São muitas as questões que precisamos abordar: desde a forma como você planejou, há momentos nos quais é muito importante que a equipe possa sentar para rever se as atividades foram adequadas, se o projeto funcionou, se o tipo de material está atendendo ao tipo de grupo, até as questões básicas do dia a dia, como a organização. Não é só a questão atitudinal, tem de pensar na estratégia, se o conteúdo estava adequado”, explica.

Mas como fazer isso na prática? Você não precisa começar do zero: para te ajudar, preparamos um PDF com um modelo de avaliação proposto por Isabel. Clique no link abaixo para baixar ou ler no seu celular ou computador.

BAIXE O PDF

E quando é o aluno que precisa fazer a autoavaliação? Todos sabem que existem erros que não podem ser cometidos nesse momento, como deixar o aluno dar a sua própria nota, fazer perguntas genéricas ou deixar tudo acumulado para o fim do bimestre.

“Especificamente sobre a autoavaliação, gosto bastante de um texto de Nova Escola”, diz Camila Zentner Tesche, coordenadora de Programas Educacionais da Secretaria de Educação de Guarulhos, indicando o texto abaixo.

Autoavaliação: como ajudar seus alunos nesse processo

Ótimo texto de Bianca Bibiano. Dicas que favorecem a reflexão a respeito do papel do professor no processo de autoavaliação do aluno”, acrescenta Isabel.

Para Érica de Faria Dutra, formadora de professores, gestores escolares e educacionais pela CE CEDAC e Instituto Avisa Lá, é preciso lembrar que é possível propor modelos para analisar um foco, mas não podemos pensar que “existe um único jeito para tudo ou que só se faz uma autoavaliação com este recorte de conteúdo”.

Interessou-se pelo modelo apresentado no texto? Então clique aqui para baixar e usar com seus alunos.

BAIXE O PDF