Para se inspirar

Museus para conhecer nestas férias

Do Rio Grande do Sul ao Ceará, saiba o que está em cartaz em diferentes centros culturais

Que tal aproveitar as férias para explorar museus pelo Brasil afora? Conheça abaixo algumas sugestões. Foto: Caronte Desing 

Ceará

O Museu da Fotografia Fortaleza é um dos mais novos espaços culturais de Fortaleza, dedicado à fotografia. Com intensa programação, o museu inaugura, dia 12 de janeiro, a exposição Orixás, com 65 fotos do fotógrafo francês radicado no Brasil Pierre Verger. 

Pernambuco

A Fundação Joaquim Nabuco, com espaço para exposições, palestras e oficinas, é um dos centros culturais mais tradicionais do Recife. A programação do Cinema da Fundação é imperdível.

Bahia

O Museu de Arte Moderna (MAM), no Solar da Unhão, em Salvador, acaba de ser reinaugurado depois de longa reforma. Com cinema, auditório e espaço para exposições, o MAM ainda recebe a famosa Jam No Mam – show de jazz ao ar livre.

Minas Gerais

A Casa Fiat de Cultura, em Belo Horizonte, tem programação cultural gratuita variada mês a mês, além de abrigar permanentemente o mural Civilização Mineira, com 2 x 8 metros, de Candido Portinari, que retrata o desenvolvimento da capital mineira.

Rio de Janeiro

O Instituto Moreira Salles é um dos espaços culturais mais tradicionais da capital fluminense, com ampla programação cultural, além de um cinema. Em cartaz até fevereiro, a exposição Maureen Bisilliat: Escrever com a imagem e ver com a palavra apresenta um trabalho fotográfico que se relaciona com obras de escritores, como Guimarães Rosa, Carlos Drummond de Andrade e Adélia Prado.

São Paulo

Inaugurada em 2018, a Fábrica de Arte Marcos Amaro (Fama) é um amplo espaço aberto e de visitação gratuita dedicado à arte contemporânea, onde antes era uma indústria têxtil. Localizada em Itu, a cerca de 100 quilômetros da capital paulista, a Fama tem em cartaz exposições de Arthur Bispo do Rosário e Louise Bourgeois.

Paraná

Uma das construções mais simbólicas da capital paranaense, o Museu Oscar Niemeyer abriga, até março de 2020, a 14ª Bienal Internacional de Arte Contemporânea de Curitiba, com obras de artistas de países como Argentina, Brasil, Suíça, Rússia, África do Sul e China.

Rio Grande do Sul

Desde 2017, a Fundação Iberê Camargo, em Porto Alegre, passou por grande processo de mudança para diversificar sua programação, incluindo cinema, literatura e música, entre outras. Por isso, vale ficar de olho na agenda cultural como um todo e também visitar a exposição Os Quatro - Grupo de Bagé.

Mais sobre esse tema