Para usar com seus alunos

Passo a passo para desenvolver o ditado interativo com sua turma

Diante da dificuldade dos alunos para diferenciar o S do SS, a educadora Graziella Giovanna Rocco decidiu trabalhar a ortografia regular com os alunos do 2º ano no ditado da fábula A Rosa e a Borboleta, do livro Fábulas de Esopo

Foto: Raoni Maddalena/Nova Escola

1. Escolha um texto que já tenha sido usado em sala de aula e que seja, portanto, conhecido pelos alunos. Pode ser um poema, conto ou fábula, o importante é que já tenha sido apresentado em aulas anteriores.

2. Antes de iniciar o ditado, leia o texto na versão integral para que eles relembrem o conteúdo.

3. Explique como será feito o ditado e organize os alunos em duplas, um deles no papel de escriba e o outro contribuindo com a escrita.

4. Ao iniciar o ditado, deixe os alunos à vontade para trocar ideias e discutir sobre a escrita. Assim eles poderão comentar em voz alta sobre suas dificuldades ortográficas. “Como se escreve passarinho? É com SS ou Ç?”

Foto: Raoni Maddalena/Nova Escola

5. Enquanto você vai ditando o texto, aproveite para caminhar pela sala e mediar os debates, sempre com o cuidado de não fazer correções.

6. Deixe que os alunos interrompam o ditado para fazer perguntas, sempre que tiverem dúvidas. Em vez de dar a resposta correta, questione os alunos sobre como eles acham que a palavra deve ser escrita e anote no quadro.

7. Ao final da atividade, convide a turma a fazer uma reflexão coletiva para apontar que palavras geraram mais dúvida. No caso de Graziella, as dúvidas de grafia surgiram em "rosa"e "desenho". "Como vocês escreveram?"

8. Anote: na semana seguinte, repita o ditado, abordando um aspecto diferente do que já foi feito para acompanhar os avanços dos alunos.

9. Repita a atividade do ditado interativo várias vezes durante o ano, com outros textos. Lembre-se de que essa interação visa possibilitar a tomada de consciência sobre a grafia das palavras.