Para se inspirar

O que pensar na hora de fazer uma sondagem na Alfabetização

A professora alfabetizadora Mara Mansani lista cinco pontos importantes para pensar na hora de fazer a sondagem na Alfabetização

A professora Mara Mansani em sala de aula: os alunos precisam entender como será feita a sondagem de Alfabetização    Crédito: Mariana Pekin

1. Crie um ambiente agradável para desenvolver a sondagem, explicando aos alunos o que será feito.

2. Crie um contexto para o ditado. Mara cita como exemplo os ingredientes de um lanche: “Eu digo que a professora Lúcia vai fazer um piquenique com os alunos. Vamos escrever a lista dos ingredientes que eles precisam comprar para preparar os lanches”.

3. Não deixe de colocar palavras que você julga “difíceis”: os desafios colaboram com a reflexão sobre o sistema de escrita.

4. Se a turma é de Alfabetização inicial, procure não usar palavras que tenham vogais repetidas nas sílabas, como batata, por exemplo. Se o aluno estiver na fase silábica com valor sonoro, pode ser que ele faça uso somente de vogais para escrever e não vai aceitar uma palavra que pode ser escrita assim: AAA.

5. Na sondagem, o ideal é deixar que os alunos escrevam sem interferências, para que você saiba realmente em que fase está o que eles pensam sobre as escritas.

6. Nas turmas de Alfabetização inicial, faça o ditado para um aluno por vez ou, no máximo, para três alunos. Ao acompanhar o aluno de perto, você pode fazer perguntas e entender o que o levou a fazer determinadas escolhas na escrita.

7. Preste atenção a informações importantes sobre como a criança pensa a construção da escrita e faça anotações que poderão ser úteis no processo de avaliação durante o ano.

8. Se na turma houver alunos na fase silábica alfabética ou alfabética, o ditado pode ser feito para um número maior de alunos, já que eles escrevem com um pouco mais de autonomia.

9. Se tiver muitos alunos na turma, peça o auxílio de outro professor ou do coordenador pedagógico para realizar a sondagem.