Para usar com seus alunos

2 sugestões para usar na sondagem de Alfabetização

Aqui temos dois exemplos para usar com alunos que envolvem animais de jardim e ingredientes para o lanche

Na alfabetização, o ditado pode ser utilizado para realizar a sondagem do que as crianças sabem sobre o sistema de escrita. A atividade a seguir, indicada para os anos iniciais do Ensino Fundamental, traz duas sugestões de listas de palavras envolvendo assuntos do cotidiano - e que encantam os pequenos - como os ingredientes no lanche e os animais de jardim.

Ilustração: Duda Oliva

Indicado para: alunos do 1º ao 5º ano do Fundamental 1

Material: papel e lápis

1. Escolha o tema. Atividade deve ser feita individualmente. Chame um aluno por vez e explique que ele deve tentar escrever algumas palavras e uma frase que você vai ditar. Escolha palavras do mesmo campo semântico, como por exemplo: lista das comidas de uma festa de aniversário, frutas, animais etc. Ao final do passo a passo, oferecemos duas sugestões.

2. Faça uma lista. O ditado deve ser iniciado por uma palavra polissílaba, seguida de uma trissílaba, de uma dissílaba e, por último, de uma monossílaba. Ao ditar, não marque a separação das sílabas, pronunciando normalmente as palavras. Após a lista, é preciso ditar uma frase que envolva pelo menos uma das palavras já mencionadas, para poder observar se o aluno volta a escrevê-la de forma semelhante, ou seja, se a escrita da palavra permanece estável mesmo num contexto diferente.

3. Escolha as palavras com cuidado. Evite palavras que tenham vogais repetidas em sílabas próximas, como ABACAXI, por exemplo, por causar um grande conflito para as crianças que estão entrando no Ensino Fundamental, cuja hipótese de escrita talvez faça com que creiam ser impossível escrever algo com duas ou mais letras iguais. Por exemplo: um aluno com hipótese silábica com valor sonoro convencional, que utiliza vogais, precisaria escrever AAAI. Os monossílabos ficam para o fim do ditado. Esse cuidado deve ser tomado porque, no caso de as crianças escreverem segundo a hipótese do número mínimo de letras, poderão se recusar a escrever se tiverem de começar por ele.

4. Animais do jardim e ingredientes do lanche. Confira, abaixo, duas sugestões de listas de palavras que podem ser usadas com os alunos.

Sugestão 1

Lista de palavras:

ABELHA
CENTOPEIA
JOANINHA
FORMIGA
MINHOCA
LESMA
GRILO

Frase:
A FORMIGA MORA NO JARDIM.

Sugestão 2

Lista de palavras:

REFRIGERANTE
MORTADELA
PRESUNTO
MANTEIGA
QUEIJO
SUCO
PÃO

Frase:
NO LANCHE DE HOJE TEREMOS PÃO COM MORTADELA.