Para usar com seus alunos

4 materiais para oferecer repertório às crianças

A lista sugerida por Mara Mansani traz três livros e um site com textos úteis para a turma conhecer o gênero carta

Ilustração: Marcella Tamaya

Quem nunca ouviu por aí que, para escrever bem, é preciso ler bastante? A atividade proposta pela professora Mara Mansani leva essa ideia, literalmente, ao pé da letra, mas no contexto da alfabetização. Ela defende que as crianças precisam de repertório para escrever bons textos. “Sempre digo que ninguém escreve do nada. As leituras de referência são importantes porque é a partir delas que o aluno constrói referências para a escrita”, afirma a educadora, se referindo ao processo conhecido como modelização.

Mara explica que modelizar significa repertoriar o aluno com textos que sirvam de modelo para as produções textuais. Por isso, é essencial que o professor pesquise e faça uma coletânea desses materiais, mas por uma via alternativa ao caminho óbvio dos livros didáticos.

“Modelizar é apresentar textos de boa qualidade, de fontes confiáveis e autores reconhecidos, que sejam do mesmo tipo que a atividade propõe. Desse modo, a turma pode ler boas referências do gênero para se familiarizar com ele e identificar suas principais características”, ressalta. No caso do gênero carta, a sugestão é adotar livros que explorem a temática das cartas e, também, exemplos práticos, como cartas reais trocadas entre figuras públicas como escritores e poetas.

A seguir, confira dicas de materiais para usar em sala de aula.

LIVROS

O Carteiro Chegou

Janet e Allan Ahlberg, Companhia das Letrinhas, 32 págs., R$ 57,90

A obra mostra uma troca constante de cartas, recados e bilhetinhos entre personagens de contos de fada. O resultado é um livro divertido e repleto de bons modelos para os alunos se apropriarem do gênero.

A Carta do Gildo

Silvana Rando, Brinque-Book, 32 págs., R$ 48,00

Em mais um título da série de sucesso produzida por Silvana Rando, Gildo fica aguardando uma carta, mas ela nunca chega. O que ele não sabe é que o envelope caiu da bolsa do carteiro e foi parar em outras mãos.

Viviana - a Rainha do Pijama

Steve Webb, Salamandra, 32 págs., R$ 58,00

Na história criada pelo autor inglês traduzida por Luciano Vieira Machado, a menina Viviana resolve fazer a maior festa do pijama do mundo. E, para isso, precisa mandar convites para muita gente.

SITES

Correio IMS

Disponível em: http://bit.ly/38a0bQm

A página do Instituto Moreira Sales (IMS) disponibiliza gratuitamente milhares de cartas que fazem parte do acervo de literatura da instituição. São correspondências entre grandes escritores, juristas, artistas e outras personalidades, que ajudam a contar a história cultural do Brasil.