Para usar com seus alunos

PDF para baixar: uma tabela para avaliar as produções dos alunos

Além do material para fazer a avaliação das cartas, disponibilizamos um modelo que serve de exemplo do que seria um bom texto do gênero

O que caracteriza uma carta bem escrita? Para Mara Mansani, avaliar as produções dos alunos nem sempre é uma tarefa fácil, uma vez que os professores não são acostumados a criarem e usarem seus próprios parâmetros de qualidade. Por isso, ela sugere fazer um checklist de avaliação com os elementos que não podem faltar em uma produção do gênero. 

Uma boa dica é oferecer essa lista para que o próprio aluno avalie sua carta. Isso pode ser feito tanto para as cartas coletivas quanto para as individuais. E a lista do que não pode faltar nas produções pode ser feita juntamente com os alunos até mesmo para que eles vejam a importância de cada item.

Se o professor perceber que a maioria da turma não contemplou um item importante do checklist, como a despedida, é essencial que ele foque as próximas práticas neste elemento. “Se isso ocorrer é porque o trabalho não ficou bom e então o professor deve repensar a sua prática pedagógica”, diz. 

Mas você pode também fazer a checagem pessoalmente, lendo cada produção e anotando suas impressões em uma tabela. Abaixo, preparamos um arquivo prontinho para isso.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR A TABELA

E para oferecer ainda mais suporte, criamos também um texto que serve de exemplo do que seria um bom texto desse gênero.

CLIQUE AQUI PARA BAIXAR O EXEMPLO

Mais sobre esse tema