Para saber ainda mais

10 materiais sobre jogos e brincadeiras na Educação Física

Confira uma seleção de livros, vídeos e sites para se aprofundar sobre o assunto

Foto: William Santiago/NOVA ESCOLA

Para se aprofundar sobre brincadeiras e jogos e como levar isso para a escola, confira abaixo uma curadoria de livros, vídeos e sites:

Jogos e brincadeiras: tempos, espaços e diversidade, de Maria Walburga dos Santos e Tizuko Morchida, Cortez Editora.
O livro é fruto de trabalhos acadêmicos e investigações sobre ludicidade, jogos, brincadeiras, brinquedos e formação de professores. Alguns textos abordam o lúdico no contexto dos quilombos, nos tempos de Anchieta e no contexto japonês.

Oficinas do Jogo, de João Batista Freire (Org.), Ed. Avercamp.
O livro apresenta relatos interessantes de como, a partir do jogo, a Educação Física pode mobilizar ensinar as crianças a “aprender a aprender, aprender a pensar e aprender a viver”.

Homo Ludens, de Johan Huizinga, Perspectiva.
O autor utiliza a noção de jogo enquanto fenômeno cultural e não biológico, psicológico ou antropológico para estabelecer relações com elementos como linguagem, competição, direito, guerra, conhecimento e poesia para construir seu pensamento.

Educação Física no Ensino Fundamental: Da inspiração à ação, de Walter Roberto Correia e Barbara Muglia Rodrigues, Ed. Fontoura.
A partir de relatos de experiência, os autores evidenciam como os educadores podem trabalhar diferentes temáticas como a luta, a dança, o circo e a ginástica artística nas aulas de Educação Física.

Almanaque de Brincadeiras
Acesse aqui
O documento contém 500 atividades organizados pelo autor Eliseu de Oliveira Cunha, mestre em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia, com o objetivo de resgatar e incentivar atividades recreativas e lúdicas com crianças, jovens e adultos.

Território do Brincar
Acesse aqui
Os documentaristas Renata Meirelles e David Reeks, acompanhados de seus filhos, percorreram o Brasil entre 2012 e 2013 visitando comunidades rurais, indígenas, quilombolas, grandes metrópoles, sertão e litoral para revelar o país através das diversas brincadeiras e jogos praticados pelo país.

Grupo de Pesquisas em Educação Física Escolar, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).
Acesse aqui
O site disponibiliza publicações, relatos de experiência, projetos de pesquisa, reuniões e vídeos sobre Educação Física e Pedagogia, incluindo conteúdos específicos sobre jogos e brincadeiras.

Importância do brincar no desenvolvimento infantil - Conexão - Canal Futura
Disponível aqui
O programa, exibido em 2017, contou com participação de Giovana Barbosa de Souza, conselheira da Aliança pela Infância, e Sônia Teixeira, orientadora educacional, que falaram sobre a importância das brincadeiras para o desenvolvimento humano.

Crianças, brincar e Educação: lugares da criança na Educação Infantil
Disponível aqui
Nessa palestra realizada no VII Congresso Paulista de Educação Infantil, Tizuko Morchida Kishimoto, doutora em Educação, discorre sobre a história da Educação Infantil e como o lugar de brincadeiras e jogos no contexto escolar se modificou através do tempo.

Caramba, Carambola: o Brincar tá na escola!
Disponível aqui
O documentário traz uma perspectiva de como, por meio de ações de educadores e crianças, é possível produzir uma cultura infantil dentro das escolas a partir da exploração de jogos e brincadeiras.