Para aprender com a prática

Como apresentar a probabilidade para as crianças

Confira duas sugestões de atividade para trabalhar o tema no Fundamental 1

Detalhe de foto na qual alunos do Fundamental 1 retiram bolinhas de uma sacola
Foto: Tomas Artuzzi/NOVA ESCOLA

Sacola-surpresa

1. O objetivo da atividade é trabalhar os conceitos de acaso e aleatoriedade a partir de sorteios. Ela foi pensada para o 1º ano, mas pode ser adaptada conforme a necessidade.

2. Coloque 8 bolinhas azuis e 2 amarelas dentro de um saco, que não pode ser transparente para não estragar a surpresa, e peça para que as crianças coloquem a mão dentro dele.

3. A cada vez que alguém mexer na sacola (pode ser o próprio professor ou uma criança), faça perguntas como: "O que é mais provável, sortear uma bolinha azul ou amarela?", "É certeza tirar uma bolinha de dentro do saco?" e "Seria possível ou impossível sortear uma bolinha verde ou um lápis?"

Probabilidade no cotidiano

1. A proposta desta atividade é trabalhar com uma situação do dia a dia dos alunos para tornar o conceito mais palpável.

2. Apresente a situação: Paulo tem duas camisetas, uma de cor azul e outra vermelha, e três bermudas nas cores branca, verde, amarela. Ele vai fazer uma caminhada no parque. Pergunte para a turma: de quantas maneiras diferentes ele pode sair vestido? Se ele tivesse uma camiseta de cor preta, quantas possibilidades de combinação ele teria a mais? E se tivesse uma bermuda de cor azul, aumentaria o número de possibilidades?

3. Para facilitar a compreensão, desenhe figuras representando as peças de roupa e recorte-as para as crianças manipularem enquanto pensam e discutem as respostas. O objetivo é que as situações rendam boas discussões.

4. Fique de olho em algumas situações: pode ocorrer, por exemplo, que durante a atividade da combinação de roupas alguns alunos não considerarem todas as possibilidades por não gostarem de alguma cor de camiseta e, por isso, não utilizarem aquela peça na resolução. Caso isso aconteça, aproveite para explicar a diferença entre as possibilidades existentes e o gosto de cada um.