Para saber ainda mais

Para se aprofundar na BNCC da Matemática

Conheça três sugestões de leitura para entender ainda mais sobre as mudanças propostas pela Base

Mentalidades Matemáticas sugere estratégias para os professores criarem experiências positivas em sala de aula com a Matemática Imagem: Divulgação

O Uso da Calculadora nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Ana Coelho Vieira Selva e Rute Elizabete de Souza Borba (Editora Autêntica)

Oferece exemplos de como utilizar a calculadora durante as aulas, para favorecer a aprendizagem de diversos conceitos importantes do componente, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. As autoras apresentam, inclusive, pesquisas que validam a utilização da ferramenta nesse contexto.

Matemática no Ensino Fundamental: Formação de professores e aplicação em sala de aula, John A. Van de Walle (Editora Artmed)

O autor é um dos principais estudiosos, no mundo, sobre como as crianças aprendem Matemática. No livro, traz ideias de como os professores podem conduzir os alunos a uma compreensão eficaz dos principais tópicos do componente, a partir de uma abordagem em que as crianças e os adolescentes também são vistos como produtores do conhecimento

Mentalidades Matemáticas na Sala de Aula, Jo Boaler, Jen Munson e Cathy Williams (Editora Penso)

A partir dos resultados obtidos em suas pesquisas, a autora defende a ideia do esforço produtivo, onde a valorização do erro do aluno como parte do processo de aprendizagem permite uma mentalidade de crescimento. Ela sugere estratégias que podem ser usadas pelos professores para criar, na sala de aula, uma experiência mais leve e prazerosa, de modo que os alunos se sintam motivados a participar e a criar ao estudar os conceitos básicos relacionados ao componente. A autora também lançou outro livro com aplicações em sala de aula, trazendo conjuntos de atividades que seguem sua teoria.