Para usar com seus alunos

Construindo um pensamento probabilístico

Confira o passo a passo da atividade e leve as ideias de sorteio, aleatório e acaso para o 2º ano

Com as crianças, o mais importante não é nomear os conceitos, mas promover discussões matemáticas sobre as ideias e estimular a aprendizagem por meio da manipulação e da experimentação.

Leia, abaixo, uma sugestão de atividade para ajudar os alunos do 2º ano do Fundamental a elaborar o que significa um sorteio (noções de aleatório e acaso) e iniciar a construção do pensamento probabilístico.

CRIAR NÚMEROS

Proponha que os alunos pensem sobre quantos e quais números de dois algarismos eles podem formar, utilizando apenas 3, 4 e 5. A ideia é que discutam em grupo e registrem as hipóteses levantadas.

REGISTRO DAS POSSIBILIDADES

Pergunte os números descobertos e a estratégia para chegar a eles. Em geral, eles escrevem um número e esgotam as opções e assim por diante. Anote no quadro.

JOGO DOS NÚMEROS

Hora de propor sorteios. Entregue kits de cartelas com os 9 números e um saquinho. O objetivo é questioná-los sobre o tema antes de cada lance. Apresente perguntas como: "Podemos sortear 65?", "Qual número cada grupo acha que será sorteado?" e "Quem tem mais chance de ganhar?" Conduza a conversa à conclusão de que a chance de sorteio de cada número é de 1 para 9 e que é impossível que alguns números (como o 65) sejam sorteados.

Fotos: Tomas Artuzzi/NOVA ESCOLA