Para usar com seus alunos

Como estruturar a rotina em casa na quarentena

A manutenção de um cotidiano doméstico estável é importante para a faixa etária dos alunos do Fundamental 2. Conheça sugestões para apoiar as famílias

Por Diogo Rodriguez

A rotina é capaz de diminuir a ansiedade. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Segundo a psicopedagoga Alcione Marques, a organização da rotina dos alunos do Ensino Fundamental 2 no isolamento social é uma das ações que a escola pode tomar para apoiar as famílias neste momento, uma vez que ela traz estabilidade e pode ajudar a organizar o pensamento.

A rotina ajuda a estruturar o tempo social, que sustenta a nossa existência. Diante de uma mudança tão grande, a rotina da criança já mudou. Ter uma rotina ajuda a dar previsibilidade em um momento em que estão acontecendo coisas imprevisíveis. Ela ajuda a dar estrutura, e isso diminui a ansiedade porque traz previsibilidade. Ela é fundamental para o adulto e para os jovens. 

Embora existam orientações gerais capazes de contribuir  com o bem-estar físico e mental dos jovens  (como horários regulares para acordar e fazer as refeições durante a semana), não há fórmulas prontas que funcionem para todos e cada família deve refletir, em conjunto, para decidir o que funciona melhor para cada um. 

No que diz respeito às atividades escolares, não é possível reproduzir a mesma rotina que se tinha antes da pandemia. "A regra é: menos é mais", explica Alcione Marques. No caso do professor, pode ser viável trabalhar dentro do conteúdo planejado, mas em doses menores e de forma mais simples. 

Vivemos um momento difícil, portanto, não é produtivo exigir do professor que transponha para o online o que estava planejado anteriormente, nem propor para a criança uma rotina maçante na frente do computador por horas. O ideal é propor atividades que possam ser realizadas offline e que sejam discutidas, depois, online. Segundo Alcione, o professor tem de usar as oportunidades on-line essencialmente para interação. "É disso  que as crianças estão precisando". 

Confira, abaixo, um modelo de estrutura da rotina semanal que pode ser compartilhado com as famílias para que elas organizem, em parceria com os jovens, o cotidiano doméstico. A primeira página pode ser impressa ou copiada - a ideia é de que cada núcleo familiar a construa de acordo com as possibilidades e sempre em diálogo com as crianças e adolescentes. 

BAIXE O PDF



Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!

Ideias para inspirar, conteúdo para ensinar

Quer ler esse conteúdo? Assine o Nova Escola Box

O Nova Escola Box é um produto digital que auxilia o educador a preparar a sua aula com dicas práticas, materiais de apoio para a sala de aula e textos de formação para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. Toda semana, o assinante recebe uma caixa digital de conteúdo nova e surpreendente.

Já é assinante Nova Escola Box? Faça login aqui!

Leia os conteúdos do Nova Escola Box enquanto estão abertos e aproveite a oportunidade para assinar

ASSINE POR R$19,90/mês
Continue lendo sem assinar

É assinante Nova Escola Box?
Faça login aqui!

Ilustração de um computador e um celular