Para usar com seus alunos

5 atividades para aliviar o estresse e soltar a criatividade

Criar um diário ou promover uma sessão de cinema em casa são boas opções para a quarentena

Discutir um filme ou série em grupo reforça a conexão entre os jovens. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Em tempos de mudanças rápidas e profundas, a escola pode ajudar os alunos a lidarem com o novo cenário da covid-19 promovendo atividades que sejam prazerosas e criativas. Elas podem ajudar a aliviar o estresse das crianças, ao mesmo tempo em que exercitam o intelecto e a reflexão.

Veja, a seguir, atividades que o professor pode propor sugeridas pela psicopedagogia Alcione Marques e a educadora Marisa Szpigel, da Escola da Vila.

Diário da pandemia
A ideia é criar um diário virtual ou físico onde os alunos expressem como estão se sentindo durante este período. Ele pode tomar diversas formas: texto, imagens, vídeo, enfim, a maneira que for mais significativa para cada criança. Periodicamente, promova atividades de discussão com seus alunos para ouvi-los e perguntar se algo os supreendeu, se existe algum tema recorrente no diário e se a atividade os ajuda a lidar com as incertezas da pandemia. Para ilustrar a ideia, dê exemplos de diários históricos ou literários.

Sessão de cinema a distância
Para aliviar o distanciamento social, você pode propor que os alunos se juntem online em grupos para assistir a filmes e séries em conjunto. A atividade pode ajudar a reforçar um senso de propósito e conexão entre as crianças. O conteúdo assistido torna-se um objeto de discussão com orientação do professor. Faça uma seleção de quais filmes, séries e vídeos os alunos poderão escolher e mapeie as questões que podem suscitar discussões.

Clube do livro
Outra maneira de reforçar o senso de comunidade e compartilhar uma tarefa é sugerir a leitura conjunta de um livro. Sugere-se um título a ser lido pela classe e, posteriormente, discutido. É recomendável que o livro escolhido seja de interesse dos alunos para incentivar tanto a leitura quanto a discussão.

Usar o lar como inspiração
Neste período, as crianças estão passando muito tempo diante de dispositivos e telas. Por isso, pode ser interessante propor que os alunos realizem tarefas que envolvam o ambiente ao seu redor, sua própria casa. Por exemplo, podem escolher um objeto significativo do lar e fazer uma reflexão a respeito de sua relação com ele ou fazer um retrato do objeto, seja em foto ou desenho.

Projetos manuais
Outra forma de incentivar os alunos a deixarem o mundo virtual por alguns instantes e pedir que realizem projetos usando habilidades manuais: cartazes, maquetes, máscaras, esculturas, enfim, qualquer mídia que permita o trabalho com as mãos.

Diante da pandemia do coronavírus, esse conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!