Para usar com seus alunos

5 dicas para guiar o estudo em grupo a distância

Especialistas indicam caminhos para orientar a realização de trabalhos conjuntos na quarentena

Tutoriais e grupos heterogêneos são boas estratégias para o trabalho conjunto. Ilustração: Bruno Pixels/Nova Escola

Atividades virtuais em grupo podem ser boa alternativa para puxar a participação dos alunos, tanto em web-aulas (síncronas) quanto em aulas planejadas e enviadas para avaliação posterior do aluno (assíncronas). Por estimularem o contato entre os alunos por meio de chamadas em grupo ou em fóruns, podem aplacar a saudade dos colegas e, também, despertar o interesse para o trabalho feito pelo outro.

Listamos algumas dicas para o educador conduzir esse trabalho de forma a engajar a participação de todos, independentemente do tema da aula.

1. Opte por grupos pequenos
Grupos formados por duas, três ou até quatro pessoas são os mais recomendados para a comunicação fluir melhor. Até do ponto de vista técnico, é também mais satisfatório, já que algumas plataformas de videochamada, como o WhatsApp – mais possível para boa parte dos estudantes brasileiros –, têm limitação de até quatro participantes. Divida as atribuições entre os alunos do grupo e estimule que eles se falem ao longo dos dias para viabilizar a tarefa.

2. Forme grupos com alunos de habilidades diferentes
Nesse contexto, vale ouro o conhecimento que o educador tem sobre a personalidade e capacidades dos seus alunos para indicar a formação de grupos de estudantes com habilidades diferentes entre si e complementares, até para potencializá-las. Então, unir o aluno que gosta de desenhar com o que gosta de organizar, também com o que gosta de escrever, para compor um grupo heterogêneo e que se apoiará mutuamente na produção da tarefa.

3. Faça tutoriais
Alunos do Fundamental 2 são, sim, nativos digitais, mas ainda precisam de apoio para organizar as produções escolares. Por isso, vale o educador dedicar tempo da aula para explicar a tarefa com tutoriais em vídeo ou passo a passo em lista. Detalhar o uso de ferramentas de edição e de compartilhamento de texto e indicar os formatos desejáveis das entregas orientam o trabalho e trazem maior clareza para as atividades feitas em grupo.

4. Apoie a busca por conteúdos e fontes confiáveis
Reforce com a sua turma a importância da consulta a sites e canais digitais com informações confiáveis. Alerte sobre a busca por dados oficiais, provenientes de organizações reconhecidas de pesquisas, de imprensa, de órgãos oficiais e de governos. Com maior tempo de exposição e uso de internet, também para a produção de trabalho em grupos, os estudantes podem perder de vista a importância dessas consultas a fontes confiáveis.

5. Estimule a participação
Com os tempos mais alongados para produção e entrega das atividades, os alunos podem se perder nos prazos estipulados, ainda mais estando distantes uns dos outros. Para não deixar o rendimento e o ânimo caírem, faça videochamadas com os grupos no meio do processo para se inteirar sobre o plano traçado pelos estudantes até ali. Dê alternativas para momentos de estagnação, tire as dúvidas e instigue sobre outras possibilidades de fontes, formatos ou temas para a atividade ganhar mais brilho.


Diante da pandemia do coronavírus, este conteúdo está aberto para todos os nossos leitores. Outros temas do Nova Escola Box são exclusivos para assinantes, caso queira ler mais e ainda não tenha uma assinatura, clique no botão abaixo e conheça nossos planos :)

Quero Assinar!

Mais sobre esse tema