Para saber ainda mais

Guia de recursos digitais para estudar e trabalhar em grupos on-line

Confira seleção de plataformas e ferramentas virtuais para apoiar as atividades escolares em tempos de pandemia

Conheça recursos digitais gratuitos para apoiar o estudo em grupo. Ilustração: Bruno Pixels/Nova Escola

Em termos técnicos, a aprendizagem a distância pode ser viabilizada de duas maneiras: a partir de ferramentas síncronas ou de ferramentas assíncronas. As primeiras permitem a interação em tempo real, já as segundas estão desconectadas do tempo e espaço. Apesar dessas diferenças, cada uma pode colaborar na mesma medida para uma programação pedagógica dinâmica e rica.

Abaixo listamos alguns desses recursos digitais – todos com acesso gratuito:

Plataformas para web-aulas
Permitem o compartilhamento de telas com professor e todos os integrantes da turma, em aulas gerais ou para grupos menores.

Google Meet
Skype

Plataformas para troca de atividades e tarefas
Além de permitirem encontros com toda a turma (web-aula), também oferecem áreas controle de troca de tarefas escritas, com imagens, de vídeo ou de áudio; campo para orientações específicas para trabalhos; ferramentas para construção simultânea de textos e preenchimento de formulários.

Exemplos:
Google Classroom (inclui todo o pacote Google – Form, Doc, Drive, Agenda, etc.)
Jamboard (inclui todo o pacote Google – Form, Doc, Drive, Agenda, etc.)
Khan Academy

Plataformas para troca de mensagens em áudio, texto ou vídeo
Embora essa funcionalidade exista em várias plataformas digitais, algumas ferramentas são campeãs de audiência, como o Whatsapp. Além de ser ágil para troca de arquivos, fotos e vídeos, permite a criação de grupos e da realização de chamadas de vídeos com até 4 participantes.

Messenger
Hangout
Messenger kids

Perfis em redes sociais
Páginas da escola ou da turma podem funcionar como repositórios de vídeo ou textos usados em sala de aula. Podem ser vistas ainda como "mural", para expor avisos de atividades, de encontros on-line e lives. As lives, aliás, também podem ser um bom espaço para conectar por vídeo, com a possibilidade de compartilhamento de tela com mais um interessante. Um exemplo de uso: live para dois professores tratando de um tema interdisciplinar.

Exemplos:

Facebook (com página aberta ou com formação de grupos fechados)

Ferramentas para edição de podcasts e de vídeos
Aplicativos que apoiam a gravação, edição e organização de áudios e de vídeos para atividades em grupo, como a de criação de canal de leitura de livros ou de registros de experimentos de ciências, por exemplo.

Audacity (podcast)
Soundtrap  (podcast)
Zencastr (podcast)
Anchor (podcast)
YouTube Studio (vídeo)
Movie Maker online (vídeo)
Motion Stills  (vídeo)
Loom para chrome (vídeo)
Screencastify (vídeo)

Ferramentas para criação de quiz
Elevam a funcionalidade de preenchimento de formulários a outro patamar por serem mais lúdicos, seguindo tendência de gamificação de atividades.

Quizzes
Kahoot (em inglês)
Quizur
SurveyMonkey