Para saber ainda mais

Recursos digitais para apoiar a criação de animações

Possibilidades de trabalho com narrativas visuais são inúmeras com um celular na mão

Cada etapa da criação audiovisual pode ser apoiada por ferramentas digitais. Na imagem, releitura da animação "Homem Aranha: No Aranhaverso". Ilustração: Laila Arêde/Nova Escola

A animação em stop motion é uma forma de encadear imagens para criar narrativas visuais. Um formato ao qual o universo jovem está bem atento e atuante, com o uso de recursos no mesmo estilo sequencial, como GIFs e Boomerangs, por exemplo.

Apesar da habilidade geracional com as ferramentas digitais para produção, a atividade marca a importância de outras etapas de uma produção audiovisual, como a de concepção da ideia e a de pré-produção, além de reforçar o valor do trabalho em grupo. Cabe ao professor a tarefa de orientar sobre essa mistura de atividades – analógicas e digitais – para a criação final.

Abaixo, listamos algumas ferramentas que podem apoiar cada uma das etapas de construção do stop motion. Confira:

Etapa: Roteiro
Ferramenta digital: Telegram, WhatsApp e Google Drive

A produção de um roteiro, com a história que a animação contará, pode ser feita conjuntamente por troca de mensagens de aplicativos de conversa, como Telegram e WhatsApp, e depois consolidadas em um texto; ou então feita simultaneamente por meio de ferramentas digitais que permitem a construção simultânea de textos, como o Google Drive, por exemplo.

Etapa: Captura das imagens
Ferramenta: Celular e tripé

A fotografia tornou-se um recurso bem democratizado e popular com o crescimento no uso de smartphones. Assim, basta ter um celular para conseguir registrar imagens em sequência. Um tripé pode ser muito útil para a atividade, já que o stop motion exige enquadramentos iguais para todos os frames. Caso não haja disponibilidade, basta apoiar o aparelho em qualquer local para que fique imóvel no momento dos registros.

Etapa: Edição
Ferramenta digital: PicsArt Photo Editor (celular), Movie Maker (computador), After Efects (computador)

Existem muitas opções para edição de imagens, tanto em sites quanto em lojas virtuais de aplicativos, com muitas opções gratuitas – caso do PicsArt Photo editor, que pode ser baixado no celular. Entre os softwares de operação simples estão o Movie Maker, da Microsoft, e o After Effects, da Adobe – ambos com licença de uso. Todos com operações bem similares, de importação do conjunto de imagens para criação de um quadro (frame).

Etapa: Trilha sonora
Ferramenta digital: YouTube Audio Library

Estimule os alunos a criarem a própria trilha sonora, com músicas e efeitos autorais. Se optarem por trilhas prontas, alerte-os para a busca na internet de músicas e efeitos de domínio público, ou seja, com o uso livre, sem que se incorra em futuros problemas com direitos autorais de outras pessoas – especialmente se as animações forem publicadas posteriormente em redes sociais, como o YouTube. Aliás, esta rede possui biblioteca com músicas e efeitos para downloads gratuitos.

Etapa: Exibição
Ferramenta digital: Padlet

Com as animações entregues, o educador pode promover a exibição de todas elas de algumas formas: envio para a turma de um vídeo somente com as animações todas reunidas, publicação de vídeo único em perfil da turma em páginas ou grupos fechados em redes sociais, publicação em outras plataformas de compartilhamento de informações como o Padlet.