Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: trabalhe o gênero cartas de reclamação

Atividade para o 6º ano se insere, na classificação da BNCC, no campo de atuação da vida pública

Convite a turma para escrever uma carta de reclamação. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Qual a importância de saber escrever uma carta de reclamação durante uma pandemia? Danuza Kryshna, professora de Língua Portuguesa e do Time de Autores NOVA ESCOLA, mostra como resgatar esses gêneros que circulam no campo de atuação da vida pública. “Mesmo em tempos de pandemia, completamente atípico para todos nós, o conhecimento da estrutura e organização composicional desses gêneros garante ao aluno maior aproximação com o que aparentemente ficou perdido, a interação e a comunicação, o exercício de seu papel enquanto cidadão”, afirma. 

Para ela, a prática pedagógica e o ensino precisam estar sempre ligados às necessidades mais urgentes da comunidade, ainda mais em contextos como o que estamos vivendo agora. Danuza reforça que é preciso adaptar as aulas de forma empática, pensando na utilidade do conteúdo e do desenvolvimento das habilidades trabalhadas para o atual contexto. “É uma forma também de auxiliar o professor que muitas vezes, confrontado com o novo momento, pode sentir dificuldades na adaptação de uma aula para um trabalho remoto”, completa. 

O passo a passo desse plano é apenas uma das tantas atividades que podem ser realizadas em aulas remotas, com a presença dos alunos em ambientes virtuais de interação.



ATIVIDADE: CARTAS DE RECLAMAÇÃO

Como desenvolver o campo de atuação da vida pública por meio desse gênero


Indicado para: Turmas do 6º ano

Materiais: Acesso à internet e a plataformas de web aula (Zoom, Google meet, Google Classroom  etc.) ou grupo de alunos no WhatsApp. Links de acesso aos textos e materiais para a aula; material para escrita: lápis, borracha, caneta.

Na BNCC: EF69LP28 e EF67LP36


PASSO A PASSO

1. Faça um aquecimento com a turma: Por meio do grupo de WhatsApp ou de outra plataforma de interação, proponha a divisão da turma em duplas, sugira o debate e encontro entre os alunos através de videochamadas. Divulgue antecipadamente uma carta de reclamação sem polidez e sem recursos de coesão (acesse aqui) e proponha a sua leitura e análise. Ao lançar o texto na plataforma, interaja com a turma. Disponibilize juntamente com a carta de reclamação as seguintes perguntas aos alunos: 

- Pergunta 1: Ao escrever uma carta de reclamação, a forma de dirigir-se ao destinatário é importante? Por quê?

- Pergunta 2: Que aspectos são importantes para o texto nessa forma de dirigir-se ao destinatário?

Na sequência, solicite que eles respondam às questões no caderno e apresentem as respostas posteriormente. Caso disponha do recurso, pode-se utilizar um formulário via Google.

2. Levante os conhecimentos prévios dos alunos: Por meio da plataforma escolhida para interação, interaja com os alunos, organizados em duplas. Solicite que apresentem respostas para as perguntas disponibilizadas anteriormente. Retome as perguntas e com os alunos presentes na web aula, apresente possíveis respostas para as perguntas.

- Pergunta 1: Ao escrever uma carta de reclamação, a forma de dirigir-se ao destinatário é importante? Por quê?

Resposta 1: Sim. A forma de se dirigir ao destinatário é muito importante e revela muito da personalidade de quem escreve a carta, caso contrário, o destinatário pode não criar uma relação de confiança para com o remetente e dessa forma, comprometer a resolução do problema.

- Pergunta 2: Que aspectos são importantes para o texto nessa forma de dirigir-se ao destinatário?

Resposta 2: Linguagem cordial, polida, além de obedecer às regras da Norma Padrão da língua. O texto precisa ser escrito de forma educada, utilizando-se de uma linguagem cordial, polida, além de obedecer às regras da Norma Padrão da língua. 

3. Parta para leitura e análise da carta inadequada: Busque interação com os alunos, ainda em duplas, ativando sua percepção através da leitura do texto para os seguintes questionamentos: O que há de estranho nesse texto? O que poderia ser mudado nesse texto para que o interlocutor conseguisse a resolução do problema ou ganhasse credibilidade do destinatário?

4. Debata as respostas: Esse texto apresenta desvios tanto no que se refere a organização no uso e adequação da linguagem, com relação aos elementos da argumentação, a polidez e a cordialidade, quanto a organização da estrutura do texto, a clareza e sobretudo, o uso dos recursos de coesão, tanto referencial quanto lexical. Após o levantamento desses questionamentos, espera-se que os alunos cheguem às seguintes conclusões:

 - Ele apresenta uma linguagem inadequada, apesar de manter a estrutura dos elementos composicionais do gênero carta.

- A forma como o remetente utiliza a linguagem também não é adequada, o texto precisa ser mais polido e cordial, além da retirada e substituição de algumas palavras e expressões para dar maior clareza e objetividade ao texto.

PONTO DE ATENÇÃO 1: É importante ressaltar aos alunos que tanto a polidez quanto a cordialidade também são elementos responsáveis pela argumentação, bem como a modalização deôntica, pertencente ao eixo da conduta. Um carta escrita de forma cordial e polida é um ótimo início para convencimento do destinatário para a solução do problema. 

PONTO DE ATENÇÃO 2: Caso você disponha de plataformas de melhor interação, poderá compartilhar em tempo real o texto disponibilizado antes. Você pode utilizar recursos de marcação como destaques e marcadores coloridos durante o debate, incluindo a intervenção dos próprios alunos. Para os alunos que possuem limitações no uso do Whatsapp, você pode sugerir o envio antecipado das respostas

5. Transforme a carta lida: Após as reflexões, leitura e análise da carta de reclamação, proponha aos alunos (em duplas), transformarem a carta lida anteriormente em uma carta mais cordial, polida e utilizar-se de elementos de coesão tanto referencial quanto lexical, evitando repetições desnecessárias. Esta atividade será compartilhada apenas na próxima aula, mas você pode continuar a orientação aos alunos, por meio do grupo de WhatsApp. Os alunos podem se utilizar de um documento compartilhado em nuvem (ainda em duplas), como o Google docs, para a reescrita da carta, fazendo as alterações necessárias. 

6. Estimule a reflexão sobre as produções: Estimule os alunos (em duplas) a apresentarem suas produções, eles podem compartilhar suas versões do texto via compartilhamento de link, ou caso a interação seja realizada por meio do Whatsapp, podem enviar fotos de suas produções.

7. Garanta a interação: Na aula dedicada ao fechamento da atividade, apresente uma possível resolução para a atividade. Compartilhe sua tela de trabalho. Desperte a percepção dos alunos para a forma como eles conseguiram resolver a atividade, a título de sugestão, pode-se pedir a participação deles, oralmente, através do rápido relato de resolução da atividade, sempre intercalando com a retomada desses conceitos, a fim de garantir o fechamento da aula.

PONTO DE ATENÇÃO 3: Caso você disponha apenas do WhatsApp para interação com os alunos, será necessário que as atividade sejam disponibilizadas em formato PDF com possíveis gravações de vídeos contendo as explicações necessárias para a resolução da atividade. 



Esta sugestão de atividade foi adaptada do Plano de Aula Modalizadores discursivos e elementos de coesão referencial em cartas de reclamação, criado por Danuza Kryshna, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, de Itapissuma (PE). Para conferir o plano original, clique aqui.

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