Para baixar

BAIXE O PDF: Atividades essenciais e habilidades da BNCC prioritárias em Língua Portuguesa

Confira o quadro preparado pela consultora Maria José Nóbrega com exemplos de Planos de Aula para turmas do 6º ao 9º ano

Conheça as premissas e saiba como usar a tabela de priorização para o Fundamental 2. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Em um momento difícil como esse que vivemos, o que priorizar no ensino de Língua Portuguesa? É possível selecionar conteúdos que dialoguem com o contexto de uma pandemia que paralisou o mundo? Para  Silvia Albert e Isabel Fernandes, especialistas do Time de Autores de NOVA ESCOLA, não só é possível como também recomendável. Elas defendem que conteúdos complexos não são as melhores escolhas durante esse período em que os estudantes já têm que lidar com tantas questões e, em muitos casos, com a dificuldade do acesso à internet e a dispositivos eletrônicos. Além disso, como estamos em um momento delicado, Maria José Nóbrega aconselha os professores a não focar nos conteúdos gramaticais, mas priorizar atividades como a proposição de leituras e oportunidades para exercitar a escrita. 

Para ajudar ainda mais o professor com essas escolhas, as especialistas da Nova Escola elaboraram uma tabela de priorização com exemplos de Planos de Aula que podem ser trabalhados pelos alunos. Você pode saber mais e conferir clicando no botão abaixo. É possível acessar o material e baixá-lo no seu computador.

BAIXE O ARQUIVO

PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela secretaria de Educação. Se você quiser, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui.

Conheça, a seguir, algumas considerações feitas pela consultora deste material, Maria José Nóbrega.

Quais premissas nortearam a elaboração do material de priorização? 

A principal referência do material foi a própria BNCC de Língua Portuguesa, cujos eixos de organização são as práticas de linguagem (oralidade, leitura/escuta, produção escrita e multissemiótica e análise linguística/semiótica) associadas aos quatro campos de atuação previstos para o Fundamental 2 (artístico-literário, práticas de estudo e pesquisa, jornalístico-midiático e vida pública). O ideal para ajustar o planejamento é não negligenciar nenhuma das quatro práticas e nem os quatro campos de atuação.  

Além disso, na BNCC de Língua Portuguesa há três tipos de habilidade: as de segmento, de ciclo e as específicas de cada ano. Assim, como critério operacional, a sugestão é dar prioridade alta às habilidades propostas unicamente para cada um dos anos (EF06, EF07, EF08 e EF09), média para aquelas possíveis de serem negociadas entre os ciclos (EF67 e EF89) e, por fim, atenção menor às habilidades de segmento (EF69) que têm um tempo maior para serem consolidadas. 

Assim como os Planos de Aula de Língua Portuguesa produzidos pela Nova Escola, a tabela de priorização foi planejada por modalidades organizativas, conceito difundido pela pesquisadora argentina Delia Lerner. As modalidades organizativas envolvem sequências de atividades, atividades de sistematização e atividades permanentes. Sua estrutura modular permite, como em um quebra-cabeças, construir uma rotina que promova situações de aprendizagem diversificadas que permitam explorar as habilidades e os conteúdos previstos para cada ano. Você pode conferir mais detalhes sobre cada uma delas na própria tabela de priorização.

Como você pode utilizar esse material?

1. Escolha um dos campos e, quando for o caso, selecione o gênero que, em função das necessidades de seus alunos, considere necessário priorizar.

2. Leia com cuidado as orientações dos planos de aula que estão linkados na tabela, prestando atenção aos objetos de conhecimento mobilizados pelo trabalho proposto. Após ter escolhido a sequência de atividades, verifique quais atividades de sistematização permitem aprofundar as aprendizagens que deseja que seus alunos consolidem.

3. Considerando seu tempo didático, defina quantas atividades de sistematização podem ser inseridas em seu planejamento para que, com tranquilidade, seus alunos aprendam diferentes objetos de conhecimento. Feito essa escolha, analise qual o melhor momento para desenvolvê-las com seus alunos.

4. Por fim, não deixe de arejar a rotina dos alunos com as atividades permanentes propostas em cada ano. Nessa modalidade didática, as crianças e jovens podem aprender em situações didáticas mais horizontais. Escolha ao menos uma delas para desenvolver com sua turma.

A seguir, as especialistas consultadas indicam uma sugestão de atividade para cada ano que você pode procurar desenvolver com a sua turma:

Exemplo de atividade para o 6º ano: A sugestão de Silvia Albert, especialista para planos de aula do 6º e 7º ano, é o plano Introdução ao gênero entrevista, que faz parte do campo jornalístico/midiático. Ela explica que levou em conta o campo de atuação, a organização e a dinâmica da aula, o material escolhido, o acesso do alunos aos conteúdos e a questão motivacional do momento. O plano pode servir para dar encaminhamento a uma aula em que os alunos façam entrevistas com pessoas próximas sobre os temas pandemia e isolamento social, por exemplo. 

Exemplo de atividade para o 7º ano: Para essa etapa, Silvia escolheu o plano Minha vida, nossas vidas, do campo artístico/literário e campo das práticas de estudo e pesquisa, levando em consideração o desenvolvimento das competências e o acesso aos materiais. Com um vídeo que conta a história de uma menina do Museu da Pessoa, a aula trabalha o gênero autobiografia/depoimento, o que pode levar os alunos à reflexão sobre o que é importante nesses tempos de pandemia. Após a atividade, o professor pode propor aos estudantes a gravação de depoimentos deles e de pessoas de seu convívio sobre o que está acontecendo no mundo.  

Exemplo de atividade para o 8º ano: Para essa etapa, Isabel Fernandes indica a sequência de planos de aula sobre documentário. A escolha se deve ao trabalho com a produção de roteiro para documentário, gênero que pode ser um meio de expressão sobre a realidade em que os alunos vivem, e pode ser uma expressão para documentar a vida ou o novo normal em que estamos vivendo, de acordo com a especialista. 

Exemplo de atividade para o 9º ano: Com a pandemia, muitas questões se tornaram urgentes. Por isso, Isabel Fernandes sugere a sequência de planos de aula sobre petição on-line, gênero que circula na internet e nas redes sociais, com o objetivo de articular a adesão de cidadãos em torno de uma reivindicação e/ou uma denúncia de  uma questão social a ser encaminhada para sujeitos que podem provocar a ação do Estado. Geralmente, são causas que defendem valores democráticos e direitos humanos.

Mais sobre esse tema