Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: apresentação oral a distância

Convide a turma do 8º ano para fazer uma apresentação com base em um vídeo sobre a pandemia de covid-19

A atividade adaptada utiliza o modelo de sala de aula invertida. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Com o ensino a distância por conta da pandemia de coronavírus, alunos e professores têm usado a tecnologia para se reinventarem, dentro do que é possível para cada comunidade. Os vídeos têm sido um dos principais aliados da Educação nesse momento. Por isso, nessa sugestão de atividade você verá como planejar uma apresentação oral aos colegas de sala sobre um vídeo assistido pelo grupo, levando em conta o contexto atual.

A professora de Língua Portuguesa Ana Carolina Alecrim Benzoni separou três planos de aula para montar um passo a passo adaptado. Em um contexto de aula presencial, cada uma dessas etapas seria feita em uma aula diferente, mas, diante das aulas virtuais, há a necessidade de “condensar” as etapas, demandando maior autonomia dos alunos. “Para isso, usamos o modelo de ‘sala de aula invertida’ em que eles assistem aos vídeos e tomam nota em casa, e trazem para o momento síncrono a elaboração dos slides”, explica. A apresentação, resultado final, também foi delegada a um momento assíncrono.



ATIVIDADE: APRESENTAÇÃO ORAL A DISTÂNCIA

Como trabalhar essa situação de comunicação dividindo os alunos em grupos


Indicado para: Turmas do 8º ano

Materiais: Acesso à internet e a plataformas de web aula (Zoom ou Microsoft Teams, Google Meets); ou a grupo de alunos no WhatsApp ou Google Chat; uma conta para a sala no FlipGrid; lista de links de materiais de referências (indicados no passo a passo, a seguir); e material para escrita (caderno, lápis e borracha).

Na BNCC: EF69LP26, EF69LP41, EF69LP38


PASSO A PASSO

1. Divida os alunos em grupos: Antes de disparar qualquer material, divida os alunos em grupos de quatro ou cinco pessoas. Sugere-se uma divisão pensando nas características de cada aluno, se for possível. Por exemplo, em cada grupo deve haver alunos com diferentes conhecimentos, alunos comunicativos e alunos tímidos. Pelo WhatsApp, Classroom ou Teams, informe os integrantes de cada grupo e peça para eles se organizarem, entre si, para poderem montar as apresentações online em um momento futuro.

2. Distribua os vídeos para os grupos: Dois dias antes da aula, envie para os alunos os links de vídeos abaixo, distribuindo um vídeo por grupo. Caso tenha necessidade, repita vídeos.

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Recomenda-se assistir aos vídeos antes de partilhá-los com a turma. Há vídeos que falarão sobre o momento da pandemia e vídeos que falarão sobre a importância de se desenvolver habilidades emocionais para lidar com o isolamento. Considere o perfil da sala e dos alunos para dividir os temas. Peça para que os alunos assistam ao vídeo e anotem, individualmente, as ideias principais, as ideias secundárias e os exemplos usados. Oriente-os, também, a fazer uma pesquisa breve sobre quem é o palestrante.

PONTO DE ATENÇÃO: No caso de aluno com acesso restrito à internet, envie com antecedência os links e o material em PDF, pode ser por e-mail ou outro canal de comunicação. Caso o aluno não possa participar da aula síncrona, monte um plano de ação para que ele escolha um dos vídeos e prepare sozinho o material para envio num momento oportuno.

3. Faça uma breve discussão. Peça aos alunos estarem com as anotações em mãos no dia marcado para a Web Aula. Ela pode ser feita pelo Zoom, Google Hangouts, Google Meet, Skype. Inicie o encontro perguntando a todos qual foi a parte mais interessante do vídeo a que assistiram e se eles o avaliam como uma apresentação pertinente ao momento vivido. Deixe que alguns se manifestem, mas peça para que eles não antecipem muito o conteúdo do vídeo que viram.

PONTO DE ATENÇÃO: caso não seja possível para o aluno participar da aula de forma síncrona, peça para ele enviar as anotações para os demais integrantes do grupo que irão representá-lo. Peça para que ele envie, por WhatsApp ou e-mail uma cópia em arquivo de texto, foto ou PDF das anotações para você.

4. Proponha uma apresentação: Diga aos alunos que eles deverão, durante a aula, planejar e montar uma apresentação oral para os demais alunos da turma fazendo uma síntese do vídeo visto. Para isso, cada grupo vai se reunir, compartilhar as impressões sobre o vídeo e montar um roteiro de apresentação, que deve contar com um PowerPoint, Prezi ou Sway para guiá-los.

PONTO DE ATENÇÃO: Como esta etapa será feita em aula síncrona, o aluno que não puder estar presente, pode se comprometer previamente com uma parte da fala para somar ao trabalho do grupo.  Nesse caso, recomenda-se que seja a arte da apresentação do palestrante, pois ela não interfere na progressão lógica da apresentação, que deve ser debatida com todos. É possível também organizar um mural para que todos postem seus vídeos usando o Padlet, um recurso digital gratuito utilizado para elaboração painéis virtuais. 

5. Oriente os grupos: Peça aos alunos que contemplem, nessa apresentação, os seguintes aspectos: apresentação do palestrante (breve), os pontos principais e secundários do vídeo e um breve comentário crítico do grupo sobre o as ideias apresentadas e por que eles o consideram pertinente ao momento que estamos vivendo. Lembre aos alunos que a apresentação deve ter começo, meio e fim e que, para isso, a organização de um roteiro é fundamental. Oriente que uma apresentação em slides não pode ter muito texto, os slides devem ter palavras-chave que servem para guia do apresentador. Além disso, o uso de imagens enriquece a apresentação

6. Crie salas de interação: Divida os alunos nos grupos, em sala que eles possam interagir. Para isso, você pode usar o Zoom, que tem como ferramenta a criação se subsalas, ou criar vários hangouts diferentes, ou pequenos grupos no WhatsApp. Combine um prazo para a elaboração do material e do roteiro. O uso de ferramentas, como Prezi, google apresentações ou Microsoft PowerPoint ou Sway facilitam o trabalho. Combine um prazo para eles terminarem a apresentação. Ela pode ser ao final do encontro presencial ou em uma oportunidade assíncrona. De qualquer forma, reúna os alunos após o trabalho em grupo para dar as diretrizes das próximas etapas.

7. Reúna a turma para novas instruções: Após a elaboração dos slides (que pode ser terminado em um período assíncrono), reúna de novo toda a sala e dê as próximas instruções. Antes do próximo encontro, eles devem, cada um em sua casa, gravar a apresentação oral. Peça ao grupo para que um membro fique responsável por editar os vídeos com a apresentação, formando um único arquivo final. Para este passo, oriente os alunos para que tomem cuidado com o áudio e a imagem. Os vídeos ficam melhores se gravados com o celular na horizontal. Combine que cada aluno deve ter uma fala de, no máximo, um minuto.

8. Faça o compartilhamento dos vídeos: O compartilhamento dos vídeos pode ser feito de forma síncrona, ou seja, marca-se um outro encontro para que cada grupo compartilhe seu vídeo com os colegas, ou pode-se fazer um canal fechado no YouTube (não listado), comum à sala mediante abertura prévia de um e-mail coletivo e todos os grupos fazem o upload naquele canal. Os alunos, depois da data final para postagem devem assistir aos vídeos dos amigos e votar naquele que ficou mais atrativo. Caso opte pelo canal do YouTube, pode-se fazer, nessa playlist, o acréscimo dos vídeos originais de onde as apresentações saíram.



Esta sugestão de atividade foi adaptada da sequência Resumo de textos da área de Ciências Humanas, com 15 Planos de Aula criados por Ana Carolina Alecrim Benzoni, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, de São Paulo (SP). Para conferir a sequência na íntegra, clique aqui.

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