Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: gráficos em planilhas eletrônicas

Convide a turma do 6º ano a construir gráficos em planilhas eletrônicas com base em dados extraídos de notícias

Estimule a troca de estratégias de criação de gráficos em planilhas eletrônicas pelos alunos. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Graduada em Matemática pela Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), especialista em Metodologia da Educação Superior e em Educação e Tecnologias, Gislaine Beatriz Teixeira Santos desenvolveu uma atividade pensada para as turmas do 6º ano que articula duas importantes habilidades da BNCC: interpretar gráficos e resolver situações envolvendo dados de pesquisas sobre contextos socioambientais presentes na mídia. A sugestão de atividade, originalmente publicada nos Planos de Aula de NOVA ESCOLA, foi adaptada também para o contexto remoto. 

Consultora desta caixa, Luciana Tenuta aponta para que o professor estimule a troca de estratégias utilizadas pelos alunos para analisar e resolver os problemas e aproveite também os recursos presentes no Plano de Aula, como a atividade de raio-x e o guia de intervenções



ATIVIDADE: GRÁFICOS EM PLANILHAS ELETRÔNICAS

Explore recursos do Google Planilhas ou do Excel para construir gráficos com base em notícias 


Indicado para: Turmas do 6º ano

Materiais: Computador com software de planilha (Excel, Google Planilhas, etc) disponível e ferramenta de comunicação digital, como o WhatsApp. Caso não seja possível o acesso às planilhas eletrônicas, é possível aproveitar a atividade no papel utilizando transferidor, compasso e régua. 

Na BNCC: EF06MA29 e EF06MA30


PASSO A PASSO

1. Faça o aquecimento da atividade. Caso exista a possibilidade de realizar uma aula síncrona (vídeoaula), inicie retomando o conceito de gráficos e a sua importância com os alunos. Faça uma discussão coletiva. Caso a estratégia seja trabalhar a distância por meio do WhatsApp ou outra ferramenta digital, envie para as crianças e os responsáveis o mesmo questionamento com antecedência. Você também pode criar um grupo no WhatsApp específico para organizar a aula. 

2. Apresente a questão-problema da retomada. Mostre para os alunos o primeiro slide do Plano de Aula (aqui) ou introduza a questão: 

Uma aluna precisa construir um gráfico para apresentar uma pesquisa sobre o uso de tecnologias nas aulas. Ela conta que descobriu que 42,5% das pessoas responderam que acham que o uso da tecnologia é muito importante e 10% afirmaram que não deve ser usada. O restante disse não ter opinião. Que tipo de gráfico a aluna deve escolher e por que? 

Discuta com a turma como a aluna deve construir o gráfico. Pergunte: há outras maneiras dela construir? Quais? Você conhece alguma maneira tecnológica de construir gráficos? Qual? E você sabe usar? Qual é a importância de se usar tecnologia para essas construções?

3. Introduza a questão-problema. Envie (ou mostre no vídeo, no caso de uma aula síncrona) a situação-problema indicada no Plano de Aula (disponível aqui). No caso, a professora-autora optou por trabalhar com uma notícia sobre a febre amarela em macacos, mas você pode adaptar e buscar outra situação similar de sua preferência. Peça para os alunos lerem e responderem fazendo os cálculos de porcentagem para descobrir o número de macacos mortos pela febre amarela. Na notícia, há a informação de que “entre 80 e 90%” dos 500 primatas morreram. 

4. Oriente os alunos a extraírem os dados e trabalhá-los na planilha. Com base na hipótese de cerca 20% dos macacos terem sido mortos por outras causas que não a febre amarela, peça para os estudantes lerem a notícia com atenção, retirarem os dados matemáticos e inseri-los em uma ferramenta de planilha eletrônica, como o Google Planilhas ou o Excel. 

5. Oriente a construção do gráfico e estimule as trocas. Com base nos dados, peça para que eles construam um gráfico na planilha eletrônica que possibilite uma melhor visualização do cenário. Caso eles sintam dificuldade, você pode ajudá-los orientando-os a inserir os dados numéricos nas células da planilha, selecioná-los com o mouse, clicar com o botão direito e selecionar a opção gráficos. A planilha eletrônica também permite construir diferentes tipos de gráficos (barras, setor, 3D, etc), escolher a cor de preferência, etc. Essa troca sobre o uso da ferramenta digital também pode ser feita entre os alunos. Importante que os alunos coloquem informações como o título do gráfico e a fonte dos dados. 

PONTO DE ATENÇÃO: Atente para as adaptações necessárias ao contexto remoto. Essa atividade foi originalmente pensada para ser feita em grupo. No caso da impossibilidade de formar grupos no ensino a distância, o aluno poderá usar como companheiro de equipe seus familiares que vivam na mesma residência, por exemplo. Caso não tenha disponível um computador, poderá construir o gráfico manualmente com régua, compasso e papel. Esses gráficos também podem ser construídos usando aplicativos para celular (Google Planilhas, Excel, etc), ferramenta mais presente no cotidiano da maioria dos estudantes.  

6. Crie um painel de soluções adaptado para o ensino remoto. Este método é pensado para que os alunos apresentem e troquem entre si suas observações e estratégias de resolução da atividade proposta. Uma possibilidade é formar um grupo no WhatsApp com a turma e o professor e trocar as construções por meio de fotos, dando espaço para os estudantes explicarem os respectivos pontos de vista e justificando as escolhas. Outra possibilidade é o professor conduzir uma aula síncrona (videoaula) por meio do Google Meets ou WhatsApp e pedir para que cada um mostre o gráfico construído, justificando a escolha e o cálculo. 

7. Sistematize os conceitos. Encerre a atividade fazendo um breve resumo do que foi trabalhado, sugira aos alunos que tomem nota do mesmo: O que entenderam da aula de hoje? Em quais situações podemos aplicar o conteúdo trabalhado hoje?

8. Conduza uma atividade de raio-x. Essa atividade é importante para verificar o que os alunos aprenderam durante a aula. O objetivo é verificar se eles conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar como cada um avançou. Peça para que seus alunos resolvam a atividade sozinhos, e a realizem utilizando a melhor estratégia para eles. Termine com uma discussão coletiva sobre a resolução do problema proposto. Abaixo, segue uma sugestão, cuja resolução está aqui. Você poderá encontrar outros exemplos aqui.


ATIVIDADE DE RAIO-X

A regularidade de atividades físicas é importante para uma vida saudável e as aulas de educação física contribuem para cultivar esses hábitos em crianças e adolescentes. Com o objetivo de saber se os alunos do 6ºano da sua escola participavam das aulas de educação física Mariana fez uma pesquisa e obteve os dados da tabela abaixo.

Frequência que realizam as aulas

Porcentagem de alunos

Sempre

69,73% 

Às vezes 

5,26% 

Nunca 

25,01%


Com base nos dados da tabela e sabendo que ela deseja divulgar essa pesquisa para comunidade escolar construa um gráfico com o auxílio das planilhas para a pesquisa e justifique sua escolha. 



Esta sugestão de atividade foi adaptada do Plano de Aula Gráfico mais adequado para comunicar dados estatísticos e sua construção a partir de uma planilha eletrônica, criado por Gislaine Beatriz Teixeira Santos, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, de Montes Claros (MG). Para conferir o plano original na íntegra clique aqui.

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