Para replanejar o ano

Baixe o PDF: Tabela com habilidades prioritárias da BNCC, do 6º ao 9º ano

Conheça os conteúdos que devem ser focais para os professores nos anos finais do Ensino Fundamental

Conheça as premissas que nortearam o trabalho de priorização em Matemática no Fundamental 2. Ilustração: Nathalia Takeyama/NOVA ESCOLA

Por conta da pandemia, o que havia sido planejado para 2020 terá de ser revisto. A excepcionalidade da situação que vivemos vai exigir dos professores que priorizem alguns conteúdos para garantir que os alunos desenvolvam habilidades básicas. Para auxiliar você nesta tarefa, preparamos uma tabela com habilidades prioritárias da BNCC e atividades de Matemática para as turmas do 6º ao 9º ano. 

Organizada por Luciana Tenuta, a tabela de priorização está baseada em duas premissas: quais habilidades podem ser desenvolvidas de maneira remota, sem que os alunos tenham o professor a disposição nem contem com as discussões entre si e o que pode ser trabalhado para garantir o progresso dos estudantes ao próximo de nível de ensino. 

A consultora explica que, para a priorização nos anos finais do Fundamental, em Álgebra o foco foi para as unidades que trabalham com padrões e sequências, uma vez que elas são fundamentais para os alunos desenvolverem o pensamento algébrico. “Não foquei, por exemplo, no trabalho com a escrita algébrica, pois ele exige uma intervenção muito próxima do professor”, observa ela, algo que seria muito difícil em um contexto remoto. Em Geometria, foi favorecida a exploração das figuras geométricas, possíveis de serem vivenciadas no cotidiano dos alunos em casa. “O aluno pode olhar para o seu entorno e identificar as figuras geométricas que existem dentro de casa”, afirma.  Aproveitar as experiências com medições foi o foco escolhido em Grandezas e medidas, também por ser algo possível de ser feito com recursos que os alunos podem encontrar nas suas casas.

Unidades que contemplam números naturais e frações foram priorizadas por serem o núcleo das aprendizagens que precisam ser garantidas no 6º ano. Já para o 7º e  8º ano, o foco foi para atividades que tratam do conceito de proporcionalidade que, no primeiro caso, podem envolver também as figuras geométricas. No 9º ano, a sugestão de Luciana é que o investimento maior seja feito no trabalho com os gráficos, possibilitando a exploração de números e porcentagens. 

Por fim, as estratégias para a resolução de problemas e Pesquisa e Estatística também são temas  recomendados em todos os anos finais do Fundamental. “A resolução de problemas não aparece como uma habilidade da BNCC, mas é importante para o trabalho geral proposto pelo documento em Matemática, além de trazer problemas que podem ser discutidos com as famílias em casa. O mesmo acontece com a pesquisa estatística, que pode ser desenvolvida das mais diversas formas, de acordo com a realidade dos alunos”, afirma Luciana. 

Clique no botão abaixo para conferir a tabela em PDF, salvá-la no seu computador e discuti-la com seus colegas. Lembre-se que, como sempre, trata-se de uma sugestão que você pode e deve adaptar  à realidade do seu replanejamento, da sua escola e de seus alunos. 

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PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela secretaria de Educação. Se você quiser, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui.

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