Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: situações em que não há proporcionalidade

Confira uma atividade para o 8º ano que utiliza produtos do cotidiano para estudar Grandezas e Medidas

Os alunos poderão analisar o custo-benefício de compras por meio da Matemática. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Licenciada em Matemática e em Pedagogia, Integrante do Time de Autores, Franciely Gomes Favero Ferreira, professora de Matemática efetiva da rede estadual do Espírito Santo, da cidade de Nova Venécia (ES), entende a importância dos alunos reconhecerem situações em que a variação das grandezas não é proporcional, o que é comum no cotidiano. Na atividade a seguir, adaptada para a educação a distância, ela propõe que os estudantes pesquisem o preço de produtos com embalagens de tamanhos diferentes (como refrigerantes, molhos ou chocolates) em lojas online para aproximar a situação matemática da vida real. 

Este tipo de atividade envolvendo a medição de Grandezas e Medidas pode ser especialmente interessante para o período da quarentena, observa a formadora de professores em Educação Matemática, Luciana Tenuta, consultora desta caixa. “Pegar coisas na cozinha, por exemplo, para fazer experiências de medição das grandezas como massa, volume e capacidade é interessante”, sugere ela. Confira a sugestão de atividade: 



ATIVIDADE: SITUAÇÕES EM QUE NÃO HÁ PROPORCIONALIDADE


Indicado para: Turmas do 8º ano

Materiais: Lápis e papel. Acesso à Internet e à ferramentas digitais (WhatsApp, computador, etc)

Na BNCC: EF08MA10 e EF08MA11

PASSO A PASSO

1. Faça o aquecimento da atividade. Caso exista a possibilidade de realizar uma aula síncrona (vídeo-aula), inicie a aula apresentando aos alunos  um mesmo produto em embalagens de dois tamanhos diferentes, informando os seus preços. Se optar, por exemplo, por duas embalagens de extrato de tomate, uma de 500g que custe R$4,80 e outra de 250g que custe R$2,90, pergunte se a compra de uma das embalagem é mais vantajosa do que a da outra. Ouça as respostas, pedindo que expliquem como chegaram à conclusão. 

Os alunos podem observar que como a lata de 500g custa R$4,80, a lata de 250g deveria custar a metade, R$2,40. Como a lata de 250g custa R$2,90, a sua compra não é a opção mais vantajosa. Caso a estratégia seja trabalhar a distância por meio do WhatsApp ou outra ferramenta digital, envie para as crianças e os responsáveis o mesmo questionamento com antecedência. Você também pode criar um grupo no WhatsApp específico para organizar a aula. Discuta com a turma: o tamanho da embalagem e o seu preço são grandezas proporcionais?

2. Introduza a situação-problema usando produtos do cotidiano. Solicite que o aluno identifique um produto que é vendido em embalagens com quantidades diferentes. Uma adaptação possível para este período em casa, caso exista  acesso à Internet, é solicitar ao aluno que pergunte aos familiares quais produtos eles conhecem com opções variadas de tamanho (como refrigerantes, molhos, produtos de limpeza, etc) e realizar a pesquisa dos preços em uma loja online. 

3. Estimule a análise do custo-benefício da compra e se a quantidade do produto e o seu preço são grandezas proporcionais. A seguir, proponha que os alunos analisem se é mais vantajoso comprar um produto de um ou de outro tamanho, de acordo com as informações pesquisadas por eles. Por exemplo: o mesmo refrigerante é vendido em embalagens com três volumes diferentes (350 ml, 600 ml e 1 litro). Caso seja possível pagar mais pelo mililitro de refrigerante dependendo da embalagem escolhida, isso indicaria que a quantidade de refrigerante e o seu preço não são grandezas proporcionais. 

PONTO DE ATENÇÃO: A exploração de uma situação cotidiana real, com a pesquisa de preços na Internet ou com os adultos, por exemplo, é mais interessante para os alunos. No entanto, você pode aproveitar uma situação hipotética envolvendo a análise de grandezas não proporcionais em garrafas de refrigerante no Plano de Aula original clicando aqui. Confira também a resolução da atividade e o guia de intervenções. 

4. Crie um painel de soluções a distância. Peça para os alunos demonstrarem qual estratégia foi usada para resolver a questão. A ideia é que expliquem como pensaram a solução encontrada. Na aula remota, essa discussão pode ser feita de forma síncrona, com o professor chamando cada aluno para explicar. Você também pode pedir para que os alunos gravem vídeos explicando e enviem para o WhatsApp no grupo. Ainda, podem trocar essas ideias com os familiares. O importante é cada um mostrar como pensou na solução. 

5. Ajude os estudantes a ampliar o repertório. Depois que os alunos compartilharem as estratégias deles, peça que observem que diferentes estratégias podem ser utilizadas para resolver o problema. Caso algum estudante tenha dificuldades na resolução, faça perguntas esclarecedoras, que o levem a refletir e a fazer novas tentativas. O uso ou não da calculadora para a realização dos cálculos fica a critério do professor. 

6. Sistematize os conceitos. Encerre a atividade retomando com os alunos que não há proporcionalidade entre o valor da garrafa de refrigerante (ou o outro produto escolhido) e a quantidade de seu conteúdo. Destaque a existência de situações-problemas em que as grandezas não são proporcionais.

7. Conduza uma atividade de raio-x. Essa atividade é importante para verificar o que os alunos aprenderam durante a aula. O objetivo é verificar se eles conseguem aplicar os conhecimentos adquiridos em uma situação semelhante e avaliar como cada um avançou. Aqui, novamente, você pode propor que pesquisem os preços de outro produto com embalagens de diferentes tamanhos, como um chocolate, em uma loja online. Confira uma sugestão: 



ATIVIDADE DE RAIO-X 

No supermercado, uma barra de chocolate de 180g custa R$4,86 e uma barra de 400g do mesmo chocolate custa R$9,60. 

Questione qual compra seria mais vantajosa e peça para que os alunos expliquem. A seguir, pergunte se a quantidade de gramas da barra de chocolate (peso) e o seu preço são grandezas proporcionais e peça para que justifiquem. 


Esta sugestão de atividade foi adaptada do Plano de Aula Situações em que não há proporcionalidade, criado por Franciely Gomes Favero Ferreira, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA, de Nova Venécia (ES), Para conferir o plano original, clique aqui.





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