Para replanejar

Baixe o PDF: Tabela com habilidades prioritárias da BNCC em História, do 6º ao 9º ano

Confira uma planilha de priorização para guiar o seu replanejamento no componente curricular

Mais do que absorver conteúdos, o objetivo é desenvolver nos alunos uma atitude historiadora. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) preconiza que, ao final do Ensino Fundamental, o aluno desenvolva uma atitude historiadora. Para que o objetivo possa ser alcançado mesmo em um cenário desafiador como o atual, organizamos uma tabela para orientar os professores a respeito dos conteúdos a serem priorizados. A seleção foi feita por Sherol dos Santos, doutoranda em História pela UFRGS, formadora de professores e consultora responsável pelos conteúdos desta caixa. 

Para estimular a produção do conhecimento histórico, professores e alunos devem assumir uma postura investigativa – isso implica trabalhar com cinco habilidades diante de um objeto de estudo. São elas: identificar, comparar, contextualizar, interpretar e analisar. "Se os alunos conseguirem fazer essas operações ao final desse ano, chegamos a um bom termo", afirma a historiadora. “Eles nem precisam dominar todas, já que essas habilidades têm dimensões, de acordo com o processo cognitivo do aluno. E essas dimensões vão se ampliando ao longo dos anos”, observa. No entanto, há um mínimo que precisa ser garantido para que os alunos possam se apropriar do conhecimento histórico e avançar nas suas aprendizagens.

Sherol explica que adquirir uma habilidade é mais do que aprender um conteúdo: é saber o que fazer com aquela informação. “Mais do que saber o que é a Revolução Francesa e quando aconteceu, o aluno precisa compreender o que é um processo revolucionário, para que saiba identificá-lo”, exemplifica.  

Para elaborar o material, ela partiu da BNCC. “Para cada ano, a Base tem um conjunto de objetos e conhecimentos (conteúdo). Dentro deles, unidades temáticas e, dentro das unidades temáticas, uma série de habilidades”, explica. O objetivo é que os alunos compreendam esses processos e adquiram Habilidades e Competências Gerais. Mas como atingir essa atitude historiadora nessa nova realidade? “Peguei da Base o que considero mais premente. Nada é dispensável, mas podemos fazer com que se chegue às outras Habilidades com base na escolha do que é mais urgente e prioritária”, afirma. 

A BNCC, ressalta, serve para dar referência. Para o 7º ano, por exemplo, o documento indica quatro Unidades Temáticas, 11 objetos de conhecimento e 17 habilidades. “O professor pode decidir trabalhar apenas um objeto de cada unidade temática e suas habilidades correlatas. Ou pode priorizar duas ou uma unidade temática e cinco objetos de conhecimento”, enumera. A BNCC permite que o professor faça escolhas e a priorização deverá também levar em conta a orientação específica de cada rede ou escola. “Algumas dão mais liberdade para o professor definir seu próprio caminho, outras, nem tanto”, diz Sherol. 

Clique no botão abaixo para conferir a tabela em PDF, salvá-la no seu computador e discuti-la com seus colegas. Lembre-se que, como sempre, trata-se de uma sugestão que você pode e deve adaptar  à realidade do seu replanejamento, da sua escola e de seus alunos. 

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PONTO DE ATENÇÃO: A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela secretaria de Educação. Se você quiser, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui.

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