Para saber ainda mais

5 livros sobre neurociência

Aprofunde seus conhecimentos com as sugestões de leitura sobre a ciência do cérebro

Quer saber mais sobre o cérebro e as últimas descobertas da neurociência? Confira cinco sugestões de livros selecionados para você.

O cérebro aprendiz, de Roberto Lent (Editora Atheneu)
Bastante didático e com linguagem acessível, o livro mais recente do neurocientista Roberto Lent procura traduzir para aos educadores as últimas descobertas da neurociência e construir pontes entre o que está sendo pesquisado e o chão da escola. O processo é básico para a Educação: um cérebro que "ensina" modifica e é modificado por um cérebro que "aprende".

A Vantagem Humana, Suzana Herculano-Clouzel (Cia das Letras)
Uma das mais renomadas neurocientistas da atualidade, a brasileira Suzana Herculano-Clouzel convida para uma nova visão da evolução do cérebro humano no livro A vantagem humana - Como o nosso cérebro se tornou superpoderoso. A autora mostra que não é o tamanho do cérebro que interessa, mas o fato de termos mais neurônios no córtex cerebral do que qualquer outro animal.

Os neurônios da leitura, Stanislas Dahaene (Editora Atheneu)
A obra do francês Stanislas Dahaene busca explicar como o cérebro desenvolveu a capacidade de ler. Ele tenta descrever uma pesquisa sobre a forma como são processadas as línguas e o sistema de linguagem e reforçar a capacidade que o cérebro tem de se adaptar. O livro é um bom ponto de partida para quem deseja entender mais sobre o método fônico de alfabetização.

Cérebro: Uma Biografia, David Eaglema (Editora Rocco)
Escrito pelo professor da Universidade de Stanford David Eagleman, o livro faz um panorama geral sobre o cérebro humano e é baseado em uma série documental da PBS estrelada pelo neurocientista. Eagleman explora desde esportes radicais até justiça criminal, passando por das expressões faciais, do genocídio, da neurocirurgia, dos instintos, da robótica e da busca pela imortalidade.



Por que dormimos?, de Matthew Walker (Editora Intrínseca)

Com prefácio do neurocientista brasileiro Sidarta Ribeiro, livro dedica-se a analisar a função do sono para o cérebro humano e os efeitos que a habilidade de dormir tem para a aprendizagem.



Fotos: Divulgação

Mais sobre esse tema