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Baixe: tabela com atividades essenciais e habilidades da BNCC prioritárias em Geografia

Descubra uma seleção de conteúdos para ajudar no seu replanejamento com as turmas do 6º ao 9º ano

Seleção para os anos Finais do Fundamental traz atualidades para as aulas remotas. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Racismo, aquecimento global, grupos minorizados, povos originários e até terraplanismo. Você sabe o que esses assuntos têm em comum? Todos estão presentes não só no cotidiano, mas no ensino de Geografia. Para além de pontos cardeais, países e zonas climáticas, os conteúdos do componente curricular colaboram para ampliar e contextualizar a visão dos alunos sobre temas atuais. 

Abaixo, você encontrará uma tabela com os principais conteúdos selecionados, em cada ano do Fundamental II, para serem priorizados em Geografia. A seleção foi feita pela professora e especialista do Time de Autores de NOVA ESCOLA, Judith Maida, e comentada por Leandro Campelo, doutor em Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP e consultor desta caixa. 

Segundo escreveu Judith, para os anos finais o critério foi o desenvolvimento do pensamento espacial e do raciocínio geográfico, utilizando-se dos princípios da Geografia. "Objetiva-se, progressivamente, compreender o lugar de viver em várias dimensões, entender e reconhecer a localização dos diferentes lugares, observar e descrever paisagens para analisá-las e resolver problemas que envolvem a compreensão do arranjo espacial, dos conflitos e contradições sociais, de complementaridades e inter-relações entre o tempo e o espaço."

“Os conteúdos escolhidos como prioridades estão adequados e precisam ser trabalhados neste momento e não devem ficar de fora da prioridade de qualquer professor”, afirma Leandro. Ele ressalta que as  unidades temáticas selecionadas trabalham com princípios de localização, conexão, analogia, distribuição apontados pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

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PONTO DE ATENÇÃO:
A seleção apresentada na tabela é apenas uma das muitas possibilidades de priorização. Para decidir o que trabalhar com a sua turma, é importante levar em conta quais habilidades já foram desenvolvidas este ano, o contexto em que a sua escola se insere e, no caso das redes públicas, as diretrizes determinadas pela secretaria de Educação. Se você quiser, é possível solicitar o envio do escopo-sequência de NOVA ESCOLA na íntegra e fazer a sua própria seleção. É só clicar aqui.

A ideia é de que, no dia a dia, o professor aproveite a planilha como guia, compare a seleção com o planejamento anual feito em janeiro e avalie de acordo com a sua realidade o que não pode ser excluído. “As Unidades Temáticas escolhidas aqui são primordiais e vão ao encontro da BNCC, mas só o professor pode dizer o que é mais importante para os seus alunos neste momento de isolamento social e pandemia”, explica Leandro.

Segundo Leandro, muitos dos temas selecionados pela planilha são relevantes para o momento atual, como o racismo, as mudanças climáticas e o multiculturalismo. “Os planos de aula selecionados ajudarão a trabalhar questões importantes que ocorrem no mundo em 2020 numa situação de pandemia e ensino remoto”, afirma.

A seguir, conheça algumas aprendizagens essenciais que precisam ser garantidas no fim de 2020 para o 6º ao 9º ano, de acordo com Leandro Campelo. 

6º ano - Alfabetização Cartográfica 

O 6º ano é o momento para os alunos explorarem a Alfabetização Cartográfica. “A linguagem cartográfica aparecerá durante todo o Ensino Fundamental II, não só em Geografia, mas também em outras áreas do conhecimento. É um conteúdo que não pode ficar de fora”, diz Leandro.  Interpretar mapas requer prática, por isso o trabalho já começa no 6º ano. “Por meio da alfabetização cartográfica, os alunos serão capazes de entender conceitos básicos para conseguir interpretar e produzir representações do espaço geográfico”, afirma o consultor.

Sugestão de Atividade: A relação entre o zoom e a escala cartográfica  

7º ano - Territorialidades e direitos de povos originários 

No momento atual no Brasil, é primordial estudar os direitos dos povos indígenas. “A cultura indígena sempre esteve presente na nossa história e influenciou as nossas tradições”, justifica Leandro, que considera também essencial olhar para outros grupos sociais do campo e da cidade, como os quilombolas, ribeirinhos e caiçaras.

Sugestão de Atividade: Os povos da Amazônia Legal 

8º ano - Moradia, circulação e trabalho nas cidades latino-americanas

Analisar os problemas das transformações do espaço na sociedade urbano-industrial não pode ficar de fora neste momento. Os alunos do 8º ano precisam entender os problemas relacionados às moradias precárias, como as favelas urbanas, locais que, em muitos casos, há ausência de infraestrutura. “Além disso, os alunos precisam compreender os problemas relacionados ao deslocamento da população, ou seja, a sua mobilidade diária. Por fim, é interessante também analisar as relações trabalhistas que sofreram modificações recentes”, sugere Leandro.

Sugestão de Atividade: Segregação Socioespacial urbana na América Latina 

9º ano - Importância da multiculturalidade 

O mundo e o Brasil enfrentam problemas sérios relacionados ao racismo e à exclusão de grupos minorizados. No estudo de Geografia no 9º ano, os alunos precisam entender que o pluralismo é uma das características das sociedades contemporâneas. “A sociedade latino-americana é marcada por uma grande pluralidade cultural, garantir a aplicação dos direitos fundamentais de todos sem desrespeitar a particularidade de grupos minorizados ou vulneráveis é um conteúdo primordial para alunos do 9º ano”, afirma Leandro. 

Sugestão de Atividade: Divergência cultural e mundialização 





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