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Sugestão de Atividade: zonas térmicas ou climáticas

Confira um plano de aula dirigido para o 6º ano e adaptado para o contexto remoto

Convide a turma para estudar os movimentos da Terra e as estações do ano. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Abordar a existência de zonas térmicas ou climáticas nas aulas de Geografia do 6º ano é fundamental para que os alunos entendam como acontecem os movimentos da Terra, como a rotação e a translação, e as estações do ano no diferentes hemisférios. 

Produzido pela professora Rosana Garagorry, do Time de Autores de NOVA ESCOLA, e adaptado pelo especialista Leandro Campelo para o contexto de aulas remotas, a Sugestão de Atividade a seguir apresenta aos alunos que o planeta Terra é redondo, bem como discute a questão das mudanças climáticas. “Esse plano traz questões relevantes relacionadas ao aquecimento global, que é um assunto importantíssimo, ainda mais agora que o Brasil saiu de diversos protocolos internacionais sobre essa questão”, comenta Leandro.

Indicado para: Turmas do 6º ano

Materiais: Acesso à internet, YouTube, câmeras (de celular, tablet ou a webcam do computador) e o Google Meet (Zoom, Skype, Google Classroom) ou grupo de alunos no WhatsApp. Links de acesso aos textos e materiais para a aula; lápis borracha e caneta.

Na BNCC: EF06GE03

PASSO A PASSO

1. Apresente o tema da aula. Marque um dia e horário com a turma. No dia marcado entre no Google Meet e espere os alunos conectarem (outra possibilidade é adaptar esta aula para o WhatsApp ou o uso do e-mail). Explique para eles que o tema são as zonas térmicas da Terra. É importante fazer um breve resgate com a turma sobre as linhas imaginárias do planeta, em particular os paralelos, que são os limites das zonas térmicas. Para isso, peça que os alunos identifiquem essas linhas imaginárias no mapa-múndi de um Atlas Geográfico. Caso eles não tenham um, indique o Atlas do IBGE, disponível aqui.

PONTO DE ATENÇÃO: caso algum aluno não consiga participar da aula síncrona ou o acesso à internet seja restrito, envie com antecedência o material em pdf por e-mail, WhatsApp ou outro canal de comunicação.

2. Levante os conhecimentos prévios dos alunos. Envie por alguma ferramenta de comunicação tecnológica (WhatsApp, e-mail, etc) as fotografias disponíveis neste link. São duas imagens que retratam condições climáticas muito diferentes e situações de projeção de sombra muito díspares. Faça os seguintes questionamentos aos alunos: Quais elementos da paisagem nos revelam haver diferenças de temperaturas entre esses dois lugares? Por que as sombras nas imagens são tão diferentes?

Desta forma você conseguirá entender o que os alunos sabem sobre o tema. Peça que respondam no caderno e depois comentem com toda a turma. Deixe que apresentem as hipóteses que têm sobre as questões. As respostas servirão de base para sua intervenção na etapa seguinte.

3. Problematize o assunto. Pergunte para a classe: “Por que na Terra existem áreas que faz muito calor e outras que faz muito frio?” Incentive-os a responder e tomando nota de acordo com as respostas dos colegas e as orientações do professor.

PONTO DE ATENÇÃO: Os alunos podem não saber ou não se lembrar do eixo de inclinação da Terra e dos movimentos de rotação e translação. É importante você observar as discussões e participações, e, se for o caso, explicar esses detalhes.

4. Proponha um jogo sobre zonas térmicas. Separe a turma em trios ou grupos com no máximo 4 alunos. Faremos um jogo de verdadeiro e falso sobre as zonas térmicas. De início, compartilhe com a turma o vídeo que explica o motivo da existência de zonas térmicas disponível aqui. 

Em seguida, envie aos alunos as frases abaixo. Peça que eles as discutam em grupos de três a quatro pessoas e que julguem as afirmações em falsas ou verdadeiras. Para a organização dos grupos, uma boa sugestão é a criação de grupos de WhatsApp ou mesmo videochamadas entre os integrantes. Afirmações:

A) A zona intertropical recebe maior incidência de luz que as zonas polares, porém em menor intensidade em comparação com as zonas temperadas.

B) Quando mais próxima uma localidade se encontra do Meridiano de Greenwich, maior a sua exposição aos raios solares.

C) A zona intertropical costuma registrar elevadas temperaturas por se localizar próxima à Linha do Equador, zona da Terra onde os raios solares incidem perpendicularmente.

D) As zonas térmicas da Terra são responsáveis pelas estações do ano.

Junto com as afirmações, envie as seguintes orientações: Leia as afirmações e, com o seu grupo, julgue-as em falsas ou verdadeiras. No caso de afirmações falsas, a corrija da melhor forma possível.

5. Divulgue as respostas. Agora leia as perguntas novamente e peça que os grupos falem suas respostas. Construa, com base na correção da atividade, um painel dos grupos, pontuando aqueles que acertarem mais afirmações. O gabarito correto é: F, F, V, F.

PONTO DE ATENÇÃO: Dê também um retorno qualitativo por grupo apontando, se for o caso, questões que precisam ser revistas pelos estudantes.

6. Estimule a reflexão com base no jogo. Para finalizar a aula, além da indicação do grupo vencedor, é importante retomar as duas questões feitas no item 2 para agora verificar se os estudantes responderiam de forma diferente. Assim, peça que leiam sua resposta inicial e pergunte se mudariam algo a partir do desenvolvimento da atividade. Após ouvir as respostas dos alunos, faça os comentários que julgar pertinentes. 

7. Continue jogando. Ao final, envie os links dos jogos online de latitude e longitude e do jogo online sobre pontos cardeais e colaterais. Este é um bom momento para fixar conteúdos ou rever pontos que precisam ser melhorados.   


Esta sugestão de atividade foi adaptada do Plano de Aula Zonas Térmicas ou Climáticas, criado por Rosana Garagorry, professora-autora do Time de Autores NOVA ESCOLA. Para conferir o plano original, clique aqui

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