Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: ginástica para condicionamento físico

Dirigida para as turmas do 6º e do 7º ano, atividade contribui para entender como o exercício pode interferir na saúde

Na proposta, alunos devem pesquisar exercícios possíveis de fazer em casa. Ilustração: Nathalia Takeyama/Nova Escola

Esse plano de aula, proposto pelo consultor Luis Henrique Vasquinho, tem por objetivo estimular a reflexão sobre a importância da saúde no condicionamento físico. O aprendizado deve levar em conta o espaço do aluno e os materiais que possui, enfatizando a resolução de problemas. Veja como realizar a aula remotamente:

ATIVIDADE: GINÁSTICA PARA CONDICIONAMENTO FÍSICO

Estimule a reflexão e utilize o espaço e materiais presentes na casa dos alunos


Indicado para: Turmas do 6º e do 7º ano

Materiais: Pesquisa na internet e utilização de materiais para realização dos exercícios propostos, de acordo com a realidade do aluno

Na BNCC: A atividade trabalha as coompetências Desenvolvimento de análise crítica e criatividade (2); Uso de tecnologia digital para pesquisa e produção de vídeo (5); Autocuidado e saúde (8); Empatia, diálogo, cooperação (9); Autonomia e responsabilidade (10).


PASSO A PASSO

1. Discuta o significado de condicionamento físico: Durante uma aula síncrona por videochamada ou, caso isso não seja possível, por meio de outra ferramenta, como  o WhatsApp ou o Google Sala de Aula, peça para os alunos pesquisarem o que é condicionamento físico, os fatores  que influenciam na capacidade física, quais os exercícios indicados para adquirir esse condicionamento, além de outras questões relacionadas que julgar pertinente. Combine com os estudantes um prazo para essa devolutiva.

2. Compartilhe as pesquisas: Com base no material coletado pelos estudantes, sistematize em um texto ou em um vídeo as informações. 

3. Proponha a prática de exercícios de acordo com a realidade: Após essa reflexão, proponha que os alunos coloquem em prática os exercícios pesquisados por eles dentro do ambiente deles e com os materiais disponíveis, fazendo as adaptações necessárias ao ensino remoto, para adquirir condicionamento físico. 

4. Capture a prática em vídeo: Os alunos devem fazer um vídeo demonstrando os exercícios propostos ou filmar outra pessoa da família fazendo as atividades propostas, lembrando sempre de orientá-los para evitar acidentes ou lesões. 

5. Reflita sobre o que foi feito: Peça para que os estudantes avaliem como se sentem em relação ao que foi proposto e realizado. Esse momento pode ser desenvolvido em um debate em grupo. 

Mais sobre esse tema