Educação Física: protocolos sanitários para uma aula segura
Conheça algumas medidas recomendadas pela Sociedade Brasileira de Pediatria para um eventual retorno às aulas presenciais
Há muito que ainda não sabemos sobre o que é ou não seguro no contexto da pandemia de covid-19. No caso da Educação Física, como os professores e escolas podem se preparar para que as práticas corporais sejam abordadas com estudantes do Fundamental 2 em uma eventual volta às aulas presenciais?
Um primeiro ponto é que não existe consenso geral: a escola deve acompanhar e seguir os protocolos de orientação propostos para a região em que se encontra, uma vez que há diferentes condutas. No caso brasileiro, o consultor Luis Henrique Vasquinho avalia que o protocolo mais abrangente e adequado até o momento seja o expedido pela Sociedade Brasileira de Pediatria em junho ("Como possibilitar que crianças e adolescentes pratiquem atividades físicas com segurança pós-quarentena da COVID-19?"). Você pode conferi-lo na íntegra aqui.
Elaborado por especialistas médicos, o material tem foco nas prática de atividades físicas seguras na pós-quarentena por conta do coronavírus.
Esportes coletivos e de contato corporal devem ser evitados e as aulas devem, se possível, ser realizadas ao ar livre ou em lugares bem arejados.
Exercícios de circuito e esportes individuais, como jogos de atletismo e de raquete, podem ser incentivados. Ioga também é muito bem-vinda, especialmente porque contribui para redução de ansiedade e estresse.
Para mais segurança, Vasquinho orienta que os responsáveis pelas escolas fiquem atentos às mudanças de qualquer conduta preconizada pelos órgãos competentes de saúde, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). “O cenário da pandemia não se apresenta sempre igual, com frequência aparecem pesquisas científicas indicando novos riscos ou questionando certas condutas, por isso a necessidade constante de atualização”, recomenda.
Outros pontos recomendados às escolas:
- Elaborar um plano de volta às aulas presenciais que inclua precauções e cuidados específicos para a prática de atividades físicas.
- Organizar o espaço escolar para evitar grandes grupos/contato físico próximo e possibilitar o distanciamento físico entre os alunos nas atividades físicas e no recreio.
- Reforçar a importância e a necessidade da utilização de máscaras durante todo o período de prática de atividades físicas.
- Orientar a lavagem frequente e correta das mãos, bem como disponibilizar álcool em gel para uso entre os alunos antes e após a prática de atividades físicas.
- Proporcionar desinfecção frequente das superfícies de todos os materiais esportivos (bolas, halteres, raquetes, tacos, brinquedos, cordas, bambolês etc.) e ambientes escolares (playground, salas de ginástica, musculação e dança etc.) destinados às práticas de atividades físicas.
- Disponibilizar água potável em diferentes espaços escolares para estimular e garantir hidratação adequada dos alunos antes, durante e após a prática de atividades físicas.
- Estar especialmente atento às famílias menos assistidas e em situação de vulnerabilidade social, visando orientar/auxiliar pais e cuidadores a manter seus filhos ativos e seguros.
- Propor cursos de formação continuada para professores e demais funcionários da escola sobre autocuidado e cuidado com o outro nos períodos de pandemia e pós-pandemia, incluindo as atividades físicas neste processo.
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