Para usar com seus alunos

Sugestão de Atividade: pesquise sobre práticas esportivas possíveis na quarentena

Pensada para o 8º e o 9º ano, proposta estimula os adolescentes a refletirem sobre como movimentar o corpo durante o isolamento social

Estudantes devem pesquisar práticas e adaptá-las ao contexto remoto. Ilustração: Nathalia Takeyama / Nova Escola

Nesta proposta, criada por Luis Henrique Vasquinho, os adolescentes são  estimulados a refletirem sobre um tipo de esporte (ou luta/jogo/dança) que possa ser praticado durante o isolamento social. O professor apresenta um problema e espera solução de acordo com a realidade de cada um. Para melhor aproveitamento, o aluno deve elaborar pesquisa sobre história do jogo, entre outros aspectos. O material coletado pode ser utilizado em conjunto com outras disciplinas.

ATIVIDADE: PRÁTICAS ESPORTIVAS NA QUARENTENA

Estudantes devem pesquisar e refletir sobre alternativas

Indicado para: Turmas do 8º e do 9º ano

Materiais: Pesquisa em internet e utilização de materiais para realização dos exercícios propostos, de acordo com a realidade do aluno

Na BNCC: Competências trabalhadas: Desenvolvimento de análise crítica e criatividade (2); Uso de tecnologia digital para pesquisa e produção de vídeo (5); Autocuidado e saúde (8); Empatia, diálogo, cooperação (9); Autonomia e responsabilidade (10).

1. Proponha a pesquisa sobre uma prática esportiva aos alunos: Durante uma aula síncrona por videochamada ou, caso isso não seja possível, por meio de outra ferramenta como  o WhatsApp ou o Google Sala de Aula, peça para os alunos pesquisarem a respeito de determinada prática esportiva que seja do interesse dele: pode ser um esporte, um jogo, uma dança ou uma luta. Combine um prazo para a entrega da pesquisa e também o modelo no qual ela deve ser entregue (por escrito, por meio de áudios, vídeos ou outros modelos).

2. Explique o que a pesquisa deve abarcar: É esperado que a pesquisa feita pelos alunos contemple pontos como a origem do esporte/jogo/luta/dança, como era praticado no passado e como é atualmente, de que maneira essa prática chegou ao Brasil, quais são as regras, quem são os praticantes dela, além de outras questões que julgar pertinentes.

3. Compartilhe as pesquisas: Com base no material coletado, peça aos alunos que elaborem um texto ou um vídeo relatando as principais descobertas.

4. Proponha a execução da prática escolhida: Depois, proponha que o aluno coloque em prática o jogo/esporte/luta ou dança escolhida. Ele deve levar em consideração o ambiente em que está, as adaptações necessárias ao ensino remoto e os materiais que ele possui.

5. Gravem a prática em vídeo: Os alunos devem fazer um vídeo demonstrando os exercícios propostos ou filmar outra pessoa da família fazendo as atividades propostas, lembrando sempre de orientá-los para evitar acidentes ou lesões. Os vídeos devem ser compartilhados primeiro para o professor, o qual depois colocará os conteúdos no grupo da sala, para todos terem acesso.

6. Reflita sobre o que foi feito: Peça para que os estudantes avaliem como se sentem em relação ao que foi proposto e realizado. Este momento pode ser um debate em grupo.