Para usar com os alunos

Projeto: Desvendando os deuses do Antigo Egito com História e Língua Inglesa

Uma escola em São Caetano do Sul (SP) criou uma proposta que relaciona os dois componentes curriculares ao contar e recontar o mito de Osíris

Já pensou em misturar História e Inglês em um mesmo projeto? O professor Victor Fiorotti pensou. Ilustração: Nathália Takeyama/NOVA ESCOLA

Língua Estrangeira e História são um ótimo ponto de partida para se pensar em um projeto interdisciplinar. Não há componente com a qual a primeira não combine: muitas atividades podem ser enriquecidas com o apoio de um professor ou professora de inglês. Já a segunda tem como vocação a abordagem de vários aspectos da aventura humana no tempo, que vão das descobertas científicas e matemáticas à diversidade cultural das civilizações.

Mas o que pode surgir quando elas próprias se combinam? Em parceria com uma colega professora de História, o professor de Língua Inglesa Victor Fiorotti tem desenvolvido um projeto de forma remota com os alunos da escola Villare, em São Caetano do Sul (SP), para compreender e recontar o mito de Osíris, deus mais popular do Antigo Egito. Com a ajuda de Victor, adaptamos uma proposta de atividade para alunos do 6º ano que permite trabalhar habilidades da BNCC relacionada às sociedades antigas na África e à leitura, à escuta e à produção de textos em inglês.

Sugestão de projeto: Recontando o mito de Osíris

Trabalhe versões da narrativa sobre o deus egípcio e incentive os alunos a recriarem a história


Indicado para: Turmas de 6º ano

Materiais: Links para textos sobre o mito de Osíris e animação em inglês (acesse ao longo da matéria); Plataforma síncrona (Google Meet, Zoom); Programas para criação de histórias em quadrinhos (como o Pixton) ou de edição de áudio e vídeo, entre outras possibilidades, para a entrega final do projeto.

Na BNCC: EF06HI07 (História); EF06LI08, EF06LI09 e EF06LI15 (Língua Estrangeira - Inglês)

PONTO DE ATENÇÃO PARA O PROJETO: Para que a empreitada seja  bem-sucedida, é importante que o professor acompanhe e auxilie os alunos a fazerem as entregas. Se você definir, por exemplo, um prazo de 45 dias para o projeto, estimule a turma a mostrar esboços de suas entregas no processo para saber se eles estão entendendo as propostas e contribua o máximo possível para o desenvolvimento das atividades. Elaborar rubricas de avaliação e autovaliação do projeto em colaboração com os alunos também pode ser um bom caminho para melhorá-lo o ou mudar o que não está dando certo durante o processo. 


PASSO A PASSO

1. Faça uma planejamento colaborativo: Todo projeto que envolve mais de um componente curricular deve ser iniciado com um bom planejamento colaborativo entre professores. Nesta etapa, é interessante fazer uma análise do currículo e das habilidades previstas na BNCC que serão trabalhadas (listamos acima as que se relacionam a esse projeto). É um bom momento também para organizar o cronograma de entregas pelos alunos e definir quais serão os materiais necessários para a execução do projeto.

2. Lance uma questão norteadora para os alunos: Proponha aos alunos que reflitam sobre a pergunta “Qual é a função do mito em uma sociedade?”. Encaminhe a eles o artigo O mito na sociedade atual (veja aqui), escrito por Maiquel José Seleprin, graduando do curso de Licenciatura em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), que ajuda a entender o papel das divindades e da cultura religiosa nas sociedades antigas e no mundo de hoje. Estimule os alunos a pesquisarem sobre o tema e escreverem um texto sobre as semelhanças e diferenças entre as mitologias greco-romanas, indígena e africana (como a do Egito Antigo). Nesse momento, pode ser interessante a participação de um professor de Língua Portuguesa.

3. Comparando o mito de Osíris em inglês e português: Encaminhe aos alunos dois textos para leitura. O primeiro é um artigo em português, produzido por Rodrigo Peñaloza, mestre em Matemática pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), do Rio de Janeiro, e professor de economia da Universidade de Brasília (UnB),  sobre a narração do mito pelo ensaísta grego Plutarco (veja aqui), que traz a versão de que o deus egípcio foi morto e cortado em pedaços por Tifão (Tífon), antes de ser revivido pela deusa Osíris, sua mulher. O segundo (veja aqui) é uma versão em inglês do mito de Osíris, uma boa oportunidade para o professor do componente orientar as crianças sobre o “past tense”, ou a flexão dos verbos no tempo pretérito. É esperado também que os alunos identifiquem diferenças nas narrativas. Por exemplo: no segundo texto, Tifão surge como Seth. O professor de História pode explicar aos alunos que, na antiguidade, era normal cada cultura nomear deuses de outras civilizações a partir de um integrante de seu próprio panteão. No caso, Set era identificado pelos gregos como Tifão, um gigante responsável por ventanias ferozes.  

PONTO DE ATENÇÃO: O texto em inglês sobre o mito de Osíris pode ser de difícil acesso para alunos que não possuem familiaridade com idioma. Nesse caso, procure ler o texto com os alunos em uma plataforma síncrona (Google Meet, Zoom) e ajude-os a identificar os assuntos e termos mais relevantes do texto, além de trabalhar com eles o “past tense”.

4. Trabalhando “listening” e “reading” com o mito de Osíris: Além dos textos, um material interessante para os alunos se familiarizarem com o tema é o vídeo abaixo, feito pelo canal de Youtube Voices of Ancient Egypt. É interessante recomendar aos estudantes  que acionem a opção de legendas para o vídeo antes de assisti-lo (basta clicar no ícone “CC” no canto inferior direito da tela do Youtube). Ao assistir a animação, os estudantes podem ter uma ideia mais clara do mito, além de exercitar a leitura e a escuta em inglês. Peça que eles relatem, em videoconferência ou por áudio de WhastApp, quais aspectos mais chamaram a atenção deles no vídeo, além das possíveis dificuldades de compreensão.

5. Recontando o mito de Osíris: Após as várias etapas de entregas do projeto, os alunos poderão desenvolver, em grupo, sua própria versão do mito de Osíris. Estimule-os a atualizar a história, pensando na importância de temas como o luto e a ressurreição em nossa cultura. Organize a turma em grupos de dois ou três alunos para recriarem o mito. Pode ser, por exemplo, uma história em quadrinhos, um podcast ou um vídeo, que pode incluir até uma encenação da narrativa feita em uma plataforma síncrona.

PONTO DE ATENÇÃO: Avalie se a atividade final pode ser feita também em Língua Estrangeira. Caso os alunos tenham pouca familiaridade com o inglês, acompanhe de perto as produções e ajude-os a escrever um roteiro. É possível também pensar em duas versões para o mito recontado, uma em inglês e outra em português.

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