PARA USAR COM OS ALUNOS

Projeto: Conhecendo as cidades brasileiras e seus biomas com Ciências e Geografia

Nessa proposta, use a tecnologia para familiarizar os alunos com diferentes municípios brasileiros e conhecer o meio ambiente nesses locais

Com serviços como o Google Street View, é possível conhecer cidades e biomas brasileiros sem sair de casa. Ilustração: Nathália Takeyama/NOVA ESCOLA

Desbravar um país de tamanho continental como o Brasil já é uma tarefa difícil, mas a pandemia de covid-19 afastou ainda mais essa possibilidade dos alunos e de suas famílias. Na impossibilidade de viajar para diferentes localidades do Oiapoque ao Chuí, ou mesmo circular pelas ruas da própria cidade, que tal construir um projeto com os alunos no qual eles utilizem ferramentas como o Google Street View para conhecer municípios brasileiros e identificar a vegetação, o clima e o outros elementos do meio ambiente nessas localidades?

No atual contexto remoto, a professora de Ciências Cristina Craveiro elaborou em parceria com colegas de Geografia um projeto para alunos do 7º ano do Colégio Parthenon, em Guarulhos (SP), sobre os biomas brasileiros e sua relação com temas como a modificação de paisagens e a transformação da natureza pela ação humana. A proposta é que os jovens coloquem-se no lugar de moradores de cidades sobre as quais pouco ou nada conhecem, fazendo uma pesquisa sobre os diferentes elementos que definem os espaços e o meio ambiente desses locais. Com a ajuda de Cristina, adaptamos essa proposta para ser usada no ensino a distância.

Sugestão de projeto: As cidades brasileiras e os biomas a que pertencem

Com ferramentas digitais, os alunos podem conhecer as ruas e os mapas de alguns municípios brasileiros e estudar também o meio ambiente e suas transformações

Indicado para: Turmas de 7º ano

Materiais: Google Maps e Google Street View; Plataforma síncrona (Google Meet, Zoom); celulares, aplicativos de edição de áudio, vídeo e de desenho para a entrega final do projeto.

Na BNCC: EF07CI07 e EF07CI08 (Ciências); EF07GE01, EF07GE04 e EF07GE11 (Geografia)

PONTO DE ATENÇÃO PARA O PROJETO: Para que a empreitada seja bem-sucedida , é importante que o professor acompanhe e auxilie os alunos a fazerem as entregas. Se você definir, por exemplo, um prazo de 45 dias para o projeto, estimule a turma  a mostrar esboços de suas entregas no processo para saber se eles estão entendendo as propostas e contribua o máximo possível para o desenvolvimento das atividades. Elaborar rubricas de avaliação e autovaliação do projeto em colaboração com os alunos também pode ser um bom caminho para melhorá-lo ou mudar o que não está dando certo durante o processo.

1. Faça uma planejamento colaborativo: Todo projeto que envolve mais de um componente curricular deve ser iniciado com um bom planejamento colaborativo entre professores. Nesta etapa, é interessante fazer uma análise do currículo e das habilidades previstas na BNCC que serão trabalhadas (listamos acima às que se relacionam a esse projeto). É um bom momento também para organizar o cronograma de entregas pelos alunos e definir qual será o material necessário para a execução das atividades. No caso deste projeto, é interessante organizar previamente uma lista de 12 municípios brasileiros pouco conhecidos pelos alunos, sendo dois para cada bioma do país: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal.

2. Organize a turma em trios ou duplas: Convide os alunos com seus colegas que integram o projeto para uma aula síncrona em uma plataforma de sua preferência (Google Meet, Zoom etc.). Explique que o objetivo do projeto é conhecer os seis biomas brasileiros a partir de algumas cidades do país. Defina os grupos e sorteie os municípios entre a turma. Cada dupla ou trio deve ficar com apenas um município.

3. Estimule os alunos a se tornarem “cidadãos” das cidades sorteadas: Peça que os estudantes façam uma pesquisa prévia sobre os municípios que terão de conhecer. O objetivo, diz a professora Cristina, é que se passem por moradores desses locais. Peça que eles acessem o Google Maps e o Google Street View para conhecerem os arredores do município e circularem virtualmente pelas ruas da cidade. Além disso, sugira que os alunos pesquisem sobre a situação social dos municípios no site do IBGE.

4. Escrevendo uma história: Os grupos devem escrever uma história que mostre conhecimento sobre a vegetação e o clima do local, além de possíveis transformações humanas nas paisagens. Por exemplo: se a cidade do aluno for na Amazônia, o aluno pode dizer que acordou e estava chovendo, mas que isso é comum no local. Uma possibilidade é sugerir aos alunos que eles se inspirem em jogos de RPG, ou seja, que assumam personagens como se estivessem em uma história compartilhada.

PONTO DE ATENÇÃO 1: É importante que os alunos criem uma história criativa que traga elementos da pesquisa prévia. Caso os grupos  devolvam apenas textos falando sobre a vegetação e o clima do local, oriente-os para que se coloquem como personagens e não apenas transcrevam informações sobre os locais.

PONTO DE ATENÇÃO 2: Como a atividade envolve a redação de texto, é interessante convidar também um professor de Língua Portuguesa para integrar o projeto.

5. Criando uma peça publicitária para incentivar o turismo: Na segunda fase do projeto, peça que os grupos desenvolvam algum tipo de publicidade para estimular o turismo na região. Pode ser uma propaganda de tevê ou de rádio, um podcast ou até mesmo o design de um outdoor. É interessante que a peça valorize aspectos da vegetação e do clima da cidade, possíveis unidades de conservação ambiental da região e intervenções humanas que possam interessar aos turistas.