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Sugestão de Atividade: Queimadas na aula de Geografia

Dirigida para o 7º e o 8º ano, atividade aproveita potencial da atualidade para discutir o problema ambiental

Área de desmatamento e queimada em Apuí, município mais afetado pelo fogo em 2020, localizado no sul do Amazonas. Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real 

Fogo na Amazônia, fogo no Cerrado e fogo no Pantanal. Há algumas semanas esse tem sido o cenário no Brasil – cuja repercussão é internacional. Por isso, mais do que nunca, esse assunto atual e urgente deve fazer parte do cotidiano dos alunos. É o que defende Juliana Santiago de Freitas, professora de Geografia do Time de Autores de NOVA ESCOLA, de Londrina (PR). “É importante aproveitar o potencial desses acontecimentos, pois é a notícia do momento. Às vezes, deixar para trabalhar esse tema depois pode não ser interessante para o aluno, afinal, é agora que ele está vendo tudo isso nas mídias, em seu cotidiano”, recomenda a educadora.

Juliana é autora do plano de aula Queimadas no Cerrado e na Amazôniaadaptado a pedido de NOVA ESCOLA para discutir também as queimadas no Pantanal, para falar dos problemas por trás dos incêndios ambientais. Confira a seguir o passo a passo.

ATIVIDADE: QUEIMADAS NO PANTANAL, CERRADO E AMAZÔNIA

Utilizando notícias e outros materiais informativos para discutir o tema 


Indicado para: Turmas de 6º e 7º ano

Materiais: Caderno, lápis, borracha, caneta, canetinhas hidrográficas, folha sulfite ou papel-cartão, pedaço de papelão com gramatura fina, aparelho que permita a realização de foto, celular ou computador e internet.

Na BNCC: EF06GE11, EF07GE11


PASSO A PASSO 

1. Apresente o tema da aula. Comente com os alunos ou deixe registrado o tema da aula e seu objetivo, que é compreender as causas e as consequências das queimadas no Cerrado e na Amazônia. 

Caso seja possível o desenvolvimento de aula síncrona, apresente o gráfico do Slide 2 e manchete do Slide 3. Faça a mediação da análise das informações, possibilitando uma roda de conversas entre os alunos, levando-os ao contexto em que as queimadas ocorrem no Brasil, tanto de forma natural, por causa das estiagens, quanto pela ação humana.

Caso a aula seja assíncrona, encaminhe aos alunos as imagens sugeridas no plano de aula e sugestões de notícias que versam sobre a temática. 

Na ocasião, indique aos alunos que levantem e anotem em seus cadernos algumas informações, tais como: o que mais chamou atenção nos dados apresentados, biomas mais atingidos pelas queimadas e até mesmo qual a opinião/conclusão dele em relação à temática. Solicite que o aluno entregue a proposta por meio das plataformas e/ou ferramentas adotadas pela escola e/ou professor.

Sugestões de materiais:

- As reportagens, fotos e fichas sobre o Pantanal, o Cerrado e a Amazônia, publicadas por NOVA ESCOLA nesta caixa.

- Fumaça das queimadas estende-se por mais de 4 mil km e atinge países vizinhos, reportagem publicada pelo G1 em 20 de setembro de 2020.
- Onda de queimadas alastra-se pelo país, reportagem publicada pelo site do jornal Correio Braziliense em 15 de setembro de 2020.
Pantanal, Cerrado e Amazônia em chamas, artigo do sociólogo Juacyr da Silva publicado no Portal EcoDebate em 17 de agosto de 2020.

2. Problematize o assunto: Caso a aula seja desenvolvida de forma síncrona, realize as questões sugeridas no plano de aula por meio da plataforma de interação utilizada pela escola. Solicite que os alunos as respondam pelo chat ou meio de comunicação possível pela plataforma. As questões são: Quais as consequências das queimadas para o meio ambiente, principalmente para o Cerrado, a Amazônia e o Pantanal? Qual é a importância de preservarmos os biomas? 

Para as aulas assíncronas, solicite que os alunos respondam às questões em seus cadernos e encaminhem nas plataformas disponíveis e utilizadas pela escola ou professor. 

PONTO DE ATENÇÃO 1: Diante de tamanha devastação atual, é importante que inclua nessa etapa as queimadas no Pantanal. 

PONTO DE ATENÇÃO 2: Caso você atue nas regiões Sudeste e Sul do país, acrescente outro fator importante: a influência das queimadas nessas regiões, como o caso, por exemplo, de céu alaranjado ou escurecido em várias cidades em períodos de queimadas. Sugestão de questão disparadora da problematização: Como as queimadas na Amazônia, no Cerrado e no Pantanal podem interferir na qualidade de vida em nossa região?

PONTO DE ATENÇÃO 3: Caso a utilização de ferramentas digitais seja possível em seu contexto escolar, sugere-se utilizar o Mentimeter. Trata-se de uma ferramenta de interação digital, a qual permite que o professor realize as questões (opção “Open Ended”), tais quais sugeridas no plano, e que os alunos as respondam on-line, de forma que o professor tenha acesso às respostas e as projete simultaneamente (sem identificação do aluno). Sendo possível a utilização da ferramenta, proporcione uma roda de conversa sobre as respostas, em que possam ser analisadas e discutidas, levantando questionamentos e, de fato, problematizando coletivamente a temática proposta. A ferramenta também pode ser aplicada de forma assíncrona. Veja aqui um videotutorial para a utilização do Mentimeter.

4. Adapte a ação propositiva. Para o ensino remoto, a proposta da ação propositiva do plano de aula deve ser adaptada. Antes da proposta, solicite que os alunos assistam aos vídeos sugeridos a seguir: 

- Pantanal sofre com o maior incêndio dos últimos 22 anos, produzido pelo programa Domingo Espetacular, da Record.
Entenda as queimadas na Amazônia, publicado pelo canal Mídia Ninja, no YouTube.
Momento Ambiental: Queimadas, do canal Momento Ambiental, no YouTube.

Tanto para os modelos síncrono e assíncrono, proponha a aplicação de FlashCards, que são cartões que possuem perguntas e respostas, cada qual no verso de uma folha. Explique aos alunos o que são FlashCards e busque projetar exemplos para que possam tomar como inspiração. Desse modo, solicite aos alunos que elaborem de quatro a seis questões sobre a temática discutida em sala. 

Para a elaboração dos FlashCards, oriente-os a recortarem um quarto de uma folha sulfite ou papel-cartão e escreva uma das questões de um lado e a resposta do outro. Lembre os alunos de que as folhas de sulfite podem ser finas e as respostas podem aparecer no verso. Caso isso ocorra, solicite que encapem um pedaço de papelão para a elaboração dos FlashCards. Se for possível, solicite aos alunos que encaminhem as questões antecipadamente pela plataforma adotada pela escola, e-mail ou redes sociais para atestar que não sejam repetidas e que sejam diversificadas. 

5. Hora de jogar! No modelo síncrono, proporcione que os alunos possam responder às questões uns dos outros por meio de seus FlashCards. Uma sugestão é seguir a lista de presença para a realização das questões e sorteio para respondê-las. Já de forma assíncrona, peça para que os alunos realizem a dinâmica com seus familiares ou até mesmo com outros colegas por meio das redes sociais ou ligações de vídeo e depois relatem a experiência ao professor.

Esta sugestão de atividade foi adaptada do plano de aula Queimadas no Cerrado e na Amazônia, elaborado por Juliana Santiago de Freitas, professora-autora de Geografia do Time de Autores de NOVA ESCOLA, de Guarulhos (SP). 

 

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