Entrada da escola e banheiros: o que merece mais atenção nos espaços na volta às aulas?
Acolhimento e higiene ditam as regras para a volta às aulas. Neste sentido, dois espaços merecem atenção redobrada nas adaptações
O momento de botar ordem na casa para o novo ano letivo também é hora de estabelecer prioridades. Com mais itens na lista de verificação - e o tempo mais curto de recesso entre um ano e outro neste 2021 -, é importante assumir o mais urgente no plano de ação para a reorganização da escola.
Todos os espaços precisam ser organizados e adaptados aos protocolos de controle da covid-19, mas alguns deles são mais sensíveis e demandam um olhar ainda mais atento.
A regra geral é propiciar espaços que desestimulem a aglomeração dos alunos e um rígido protocolo de higiene.
Além disso, uma comunicação eficiente das ações da escola nesta nova realidade são fundamentais para que pais e alunos confiem na escola e possam retornar de maneira tranquila. Neste sentido, alguns ambientes merecem atenção redobrada.
Para a educadora Maura Barbosa, uma das coordenadoras do livro O Que Revela o Espaço Escolar? Um livro para diretores de escola, do ponto de vista da comunicação, a entrada da escola é a grande vitrine do que se passa do lado de dentro. No quesito higiene, banheiros são prioridade.
A entrada da escola deve estar preparada para que os que chegarem da rua possam cumprir os protocolos de higiene, ou seja, devem contar, por exemplo, com álcool em gel para a higienização das mãos. Mas não só: é na chegada que devem estar disponíveis as informações, para pais e alunos, sobre como a organização da escola se dá do lado de dentro, para que eles se sintam seguros e acolhidos nesta nova etapa de estudos. “É natural que estejam todos um pouco aflitos com toda essa situação e cabe à escola deixá-los seguros”, explica.
Maura afirma, ainda, que a conscientização é fundamental nesta hora, para que as benfeitorias e novas práticas sejam seguidas por todos, é necessário um pacto de responsabilidades. Há escolas, por exemplo, que não disponibilizam papel higiênico porque os alunos jogam o produto no vaso. Seria uma boa oportunidade, diante de algo maior, que é a prevenção do contágio da covid-19, para buscar essa consciência.
PONTOS DE ATENÇÃO NO ESPAÇO ESCOLAR
NOVA ESCOLA ouviu Maura Barbosa para elaborar esse checklist com o que deve ser observado e aprimorado nesses dois espaços para receber os alunos em 2021. Além de ler as dicas abaixo, você pode fazer o download do arquivo no qual reunimos todas elas. Confira:
Entrada da escola
- Está tudo limpo e organizado?
- O portão está em bom estado de conservação ou precisa de manutenção?
- Há álcool em gel disponível para uso de quem entra na escola?
- Há cartazes com orientações claras sobre o combate ao coronavírus? (Esse material pode ser obtido nas Unidades Básicas de Saúde ou confeccionados pela própria escola.)
- Os funcionários que recebem os estudantes estão preparados para dar informações aos pais e aos alunos sobre a adoção dos protocolos de higiene e reordenamento das escola? (É importante que todos estejam orientados e cientes de como agir.)
Banheiro
- Há uma nova rotina de limpeza para manter o ambiente adequado e seguro ao uso?
- Há necessidade de reformas?
- Qual o estado das torneiras, elas estão funcionando adequadamente e sem vazamentos?
- As descargas dos vasos estão em bom estado, funcionando e sem vazamentos?
- Há cartazes e avisos reforçando a necessidade de lavar as mãos com frequência?
- Há toalhas de papel disponíveis?
- Há sabonete líquido e álcool gel?
Para saber mais:
O MEC disponibiliza uma ferramenta de gestão que se chama Levantamento da Situação Escolar (LSE). Ela fornece dados para avaliar, entre outras possibilidades, as condições sanitárias da escola. Confirme com a equipe da Secretaria de Educação se o LSE foi realizado em sua escola e solicite o relatório-espelho para analisar os indicadores sobre as áreas de higiene pessoal para tomar decisões para sua melhoria se necessário. Caso não tenha sido realizado, converse com a equipe da secretaria sobre a importância de realizá-lo em todas as escolas da rede.
Confira, a seguir, um infográfico com orientações sobre os espaços escolares.
Mais sobre esse tema