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Como utilizar o roteiro de observação para planejar o próximo ano letivo?

Ferramenta ajuda a mapear e registrar os problemas da escola também na pandemia. Envolver professores, funcionários e alunos amplia o olhar na busca de soluções

Por Dimalice Nunes

Ilustração: Rafaela Pascotto/NOVA ESCOLA

Só é possível resolver um problema quando se tem conhecimento dele. Por isso, olhar o espaço físico da escola, em detalhe, é primordial para iniciar um novo ano letivo. 

Para 2021, com novas demandas impostas pela pandemia do coronavírus, a higiene ganha ainda mais relevância, além da necessidade de instalações que desestimulem a aglomeração. 

Para encontrar o que precisa ser melhorado e determinar as ações para as melhorias, uma ferramenta válida é o roteiro de observação, basicamente uma lista de perguntas para checar as condições de cada um dos ambientes da escola.

A educadora Maura Barbosa é uma das coordenadoras do livro O Que revela o Espaço Escolar? Um livro para diretores de escola. O material traz em detalhes como utilizar roteiros de observação, além da sugestão de roteiros para os diversos espaços da escola.

Segundo Maura, o roteiro tem o objetivo primordial de dar foco ao olhar, de fazer com que o gestor observe com novos olhos, e mais atentos, aquilo que ele vê todos os dias. Além de foco, o roteiro de observação pode trazer também a estranheza ao olhar, necessária tanto para corrigir o que estiver errado, mas também para aguçar a implantação de novas ideias e soluções.

O roteiro também ajudará a definir prioridades e responsabilidades. Com as necessidades em mãos, é possível tanto delegar tarefas aos funcionários quanto procurar outras instâncias. Por exemplo: se há um problema de abastecimento de água, é necessário buscar a empresa responsável. Ou se há falta de manutenção nas calçadas, a Prefeitura deverá ser acionada. 

Alguns gestores já utilizam o roteiro nas suas observações sobre o que a escola precisa. Nesse caso, o ponto de atenção são justamente as alterações necessárias no espaço por conta da pandemia. Identificar locais da escola mais suscetíveis com necessidades de reforço da higiene é fundamental para adaptar os espaços para 2021. 

Modelo para roteiro de observação 

Maura lembra que quando se aplica um roteiro é possível sair daquilo que achamos para aquilo que é a realidade, já que é a observação que mostra o que precisa ser ajustado. O roteiro dá a oportunidade de problematizar pensando no antes e no agora”, pontua.  

Considerando as necessidades para 2021, a educadora afirma que é importante recuperar as experiências passadas para pensar o novo. "Cabe muito a ideia: o que a gente já tem que é bom, o que não podemos mais fazer e o que é preciso melhorar dentro do que já fazemos, olhando para 2020 e para as necessidades de 2021."

Maura reforça, ainda, que embora seja atribuição da gestão verificar as instalações físicas da escola e viabilizar as melhorias necessárias, a observação deve ser uma ação conjunta. Ela sugere aos gestores: “Busque ajuda, pergunte e ouça: os professores podem ajudar na avaliação das salas de aula, enquanto os alunos podem falar muito sobre as áreas de lazer e esporte. Use o que eles disserem para agregar às suas observações sobre cada um dos espaços. A pandemia nos mostrou de muitas formas que ou fazemos juntos ou não fazemos".

O trabalho conjunto é importante porque cada um tem um ponto de vista sobre cada uma das necessidades da escola. É o conjunto dessas observações que gera um aprendizado e novas soluções para um mesmo desafio. “Cada um atua em sua função, mas com o objetivo de ensinar e de aprender. Como o aluno vê a cozinha e como o aluno vê a sala de aula pode dar pistas importantes do que pode ser melhorado para o bem comum”, reforça. 

PASSO A PASSO: ROTEIRO DE OBSERVAÇÃO

Ferramenta ajuda a definir prioridades e mapear responsabilidades na gestão do espaço escolar 


Dirigido para: Diretores e gestores escolares

Materiais: Modelo de roteiro de observação, disponível para download no botão abaixo.

BAIXE O ROTEIRO


1. Guia a observação a partir de perguntas-chave: Há duas questões que devem guiar a observação de cada um dos espaços da escola.

- Olhando para os diversos espaços da escola, para o que esse espaço contribui para a aprendizagem dos alunos? 

- O que esses espaços revelam sobre o projeto pedagógico da escola?

Inicie o trabalho com essas questões em mente. 

2. Não é possível fazer tudo de uma só vez: Então, divida a observação em etapas, com tempo suficiente para olhar os detalhes em cada um dos espaços. Crie um cronograma de observação.

3. Registre o que você observou: Utilize um caderno ou um arquivo em computador para anotar todas as suas observações sobre cada um dos espaços. Tenha esses registros sempre à mão. 

4. Menos é mais: Destaque poucos itens para serem observados em cada espaço, porém considere sempre os itens primordiais para o funcionamento pleno. Por exemplo: no banheiro, as descargas funcionam adequadamente? Nas salas: o mobiliário é suficiente e está em bom estado?

5. Defina as responsabilidades e possíveis soluções: Para cada problema identificado, já anote qual o encaminhamento para sua resolução. Isso cabe à escola ou a algum outro agente? 

6. Aproveite a teconologia: Use o celular para fotografar ou filmar os espaços observados, pois assim, você apontará a lente e a atenção para aspectos que passam despercebidos no cotidiano. O registro visual poderá ser analisado em detalhes posteriormente e divulgado para a comunidade escolar.

7. Após os registros e observações, reúna-se com a equipe: Formar um grupo de alunos, representantes da comunidade, professores e funcionários para desenvolver ações de melhoria do espaço físico da escola pode ser boa opção, uma vez que possibilita recorrer aos talentos da própria comunidade para resolução de problemas dos espaços escolares. 

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